Publicado em 12 de maio de 2015 - 11:58

Noticias da Região Sisaleira:FATRES empossa nova Diretoria com Urbano Carvalho na Coordenação

Por: Carlos
Comente

O Dia News: Noticias da Região  Sisaleira:FATRES empossa nova Diretoria com Urbano Carvalho na Coordenação

A nova Diretoria dará continuidade aos trabalhos da FATRES até 2019.

eleição e posse da fatres - gestão 2015-2019 foto- Raimundo Mascarenhas.6

A Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia – FATRES realizou no último domingo (10) na Casa Brasil, na cidade de Valente, Assembleia Geral Ordinária para a eleição e posse da nova diretoria. A eleição em chapa única, aconteceu paralelo a ¨6ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal que aconteceu de sexta a domingo, onde reuniu aproximadamente um mil pessoas, de modo especial aquelas, cuja atividade é a agricultura.

eleição e posse da fatres - gestão 2015-2019 foto- Raimundo Mascarenhas

Foi empossada a nova coordenação executiva, com o sindicalista Urbano Carvalho na presidência e José Carlos de Quijingue na vice, conselho fiscal, titulares e suplentes para o período de 2015 a 2019.

A assembleia contou a participação de representantes dos 15 sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da região: Araci, Candeal, Ichu, Coité, Rerirolândia,São Domingos, Valente, Santaluz, Queimadas,Nordestina, Cansanção, Monte Santo, Itiuba, Quijingue e Tucano, e na oportunidade a FATRES entregou uma motocicleta semi nova a cada sindicato filiado. As motos são todas da marca Honda, modelo Bros.

eleição e posse da fatres - gestão 2015-2019 foto- Raimundo Mascarenhas.4

A Fundação desenvolve um projeto que vai adquirindo motos para fazer um trabalho de assistência técnica, e a diretoria resolveu sortear os veículos entre os sindicatos filiados, mas o objetivo do sorteio estava apenas para não haver escolha, já que as motocicletas, embora sejam semi novas, alguém poderia sair a procura da “melhor” e através do sorteio que cada representante do sindicato filiado pegou um envelope constava a placa da moto que ele levaria para sua cidade.

Urbano disse que a FATRES corre em seu sangue por ser um dos fundadores ha 19 anos.

Urbano Carvalho que acaba de assumir a coordenação da FATRES, já acumula a diretoria de Finanças da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia – UNICAFES e presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Agricultura Familiar de Conceição do Coité – SINTRAF, disse ao Calila Noticias que a parte política da FATRES ele já vinha fazendo nos últimos oito anos, graças a boa relação que ele tem com o movimento sindical,principalmente com João Nilton (Pité) sem antecessor.

Pité passa a função de coordenador executivo para urbano e vai assumir a tesouraria.

Quanto ao acumulo de atividade ele disse que não atrapalha,” a gente vai arrumando um jeito, buscando tempo, para que possamos fazer com que as ações planejadas possam ser cumpridas.Em novembro essa carga diminui, já que termina meu mandato da UNICAFES e não pretendo renovar, já conversei com os companheiros,porque eu tenho a intenção de fazer um trabalho dinâmico em nível de território e não quero me comprometer mais com entidades em nível de estado”, disse Urbano.

Ainda segundo o novo coordenador ele trabalhou na criação da FATRES, o Congresso que aconteceu também no último fim de semana na sua 5ª edição foi uma ideia sua, assim com a Feira da Agricultura Familiar, considerada a maior de todas.A Fatres está no meu sangue, mesmo saindo da diretoria, mesmo saindo do movimento sindical, eu vou continuar como colaborador voluntário da FATRES, sempre fiz isso e vou continuar fazendo”, finalizou Carvalho.

João Nilton acredita que cumpriu sua missão que fechou com chave de ouro com a realização da Feira da Agricultura Familiar.

João Nilton conhecido por “Pité” também vinha com a função de presidir o Sindicato dos Trabalhadores de Retirolândia e FATRES, depois de dirigir por quatros anos deixa a coordenação, mas continua na diretoria de Finanças da Fundação, como coordenador ele disse ao CN que cumpriu sua missão,pois foi de muita luta, muita expectativa, busca de projetos, sendo que hoje se sente realizado pela grandes conquistas. “Saio da coordenação, vou para tesouraria, é mais um compromisso, pois o financeiro é mais busca de recursos, então pra mim isso é mais gestão,e retribuir a confiança dessa classe”, disse Pité.

A 6ª Feira da Agricultura Familiar marcou a última grande atividade de João Nilton frente a coordenação, para ele, fechou com chave de ouro, pois considera a maior dos últimos 19 anos de existência da FATRES, e que acredita que daqui pra frente é trabalhar mais pra fazer cada vez maior e melhor.

Zé Silva disse que foram três dias de trabalho cansativo, mas o sucesso compensou.

O diretor executivo do Consisal e colaborador para realização da Feira, José Silva disse que teve resultado bastante positivo, segundo ele, foi um evento de três dias que manteve casa cheia o tempo todo, com vários tipos de ações desde exposição de animais, leilão, desfile e julgamento de animais, exposição de artesanato, “onde as entidades vieram mostrar seus trabalhos, mas sobretudo um evento que teve também espaço de construção de política, discussão de ideias, e o resultado disso tudo foi culminado nesse Congresso com a aprovação dos temas centrais”, falou satisfeito Zé Silva.

Outro grande atrativo que agradou a Zé Silva e certamente o público foi as noites culturais na sexta e no sábado, com diversas apresentações no palco na Praça da Jazida, onde cerca de dez atrações se apresentaram, além de movimentar a economia de Valente, pois segundo ele os hotéis, restaurantes e pousadas estiveram lotados,que superou todas as expectativas da coordenação.

Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas