10 tipos de reclamações de clientes: como lidar com elas com assertividade?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Você sabia que o Reclame Aqui recebe em média 20 mil chamados por dia? E os tipos de reclamações de clientes são os mais variados:
- Problemas com atendimento;
- Equipe despreparada;
- Dificuldades em finalizar a compra no site;
- Descrição errada dos produtos;
- Produtos com avarias, estragado ou com mau funcionamento;
- Tempo de espera para atendimento;
- Dificuldades em ser atendido no SAC;
- Falta de resposta nas redes sociais;
- Atraso na entrega;
- Problemas para efetuar trocas ou devoluções.
Já passou por alguma dessas situações como consumidor? E a sua empresa já recebeu alguns desses tipos de reclamações de clientes?
Para ajudá-lo e inspirá-lo, vamos abordar cada um desses tópicos. Além disso, iremos apresentar suas possíveis soluções.
Mas, antes de falarmos sobre as reclamações, é indispensável adotar uma ferramenta de administração. Afinal, não basta apenas responder, é preciso mensurar as reclamações e identificar gaps.
Em uma rápida pesquisa na internet, você encontrará muitas opções gratuitas que podem ser utilizadas. Por exemplo, a planilha de controle de reclamações de clientes elaborada pela Zendesk. Além de gratuita, ela permite customização para melhor análise de dados.
Tipos de reclamações de clientes suas possíveis resoluções
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Atendimento presencial deficitário
Atender um consumidor com má vontade, sem dar atenção é pior que não atender. O comprador fica constrangido, irritado e pode nem finalizar a compra.
Além disso, a probabilidade dele falar mal do atendimento e recomendar que não comprem em seu estabelecimento é grande. Mas o que fazer quando recebe esse tipo de reclamação do cliente?
Primeiramente, demonstre calma e acolha a reclamação. Não discuta, peça desculpas e não leve para o lado pessoal. Em seguida, ofereça um desconto em uma próxima compra, cashback ou até mesmo um brinde.
Para que essa situação não volte a acontecer, invista em um bom treinamento para a equipe de atendimento. Em último caso, pense na possibilidade de remanejar os colaboradores para outros setores.
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Equipe sem treinamento
Poderíamos ter colocado esse tópico junto ao anterior, mas ele é importante demais e precisa de destaque. Uma experiência que também causa muita reclamação é o despreparo de algum colaborador.
Consumidores sentem de longe a insegurança do vendedor quando estão apresentando um produto. Logo, desistem da compra ou adquirem o item por engano. Afinal, as informações não foram transmitidas de forma correta.
O que fazer quando recebe esse tipo de reclamação do seu cliente? Primeiramente, escute e tente passar o máximo de informações que puder. Em seguida, se ofereça para auxiliar e finalizar o atendimento e efetuar trocas, caso seja necessário.
Com a finalidade de evitar esse problema, a equipe deve ser constantemente treinada para aperfeiçoar tanto as hard skills quanto as soft skills.
Só para mostrar o quanto o atendimento é importante, o SEBRAE afirma que 68% dos consumidores pagariam até 20% mais caro por um produto só para garantir um bom atendimento.
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Site pouco intuitivo
Ou com problemas no sistema. Esses são uns dos tipos mais comuns de reclamação de clientes que fazem compras online. A navegabilidade difícil e demorada causa muitos transtornos, ainda mais quando o cliente se esforça para continuar a compra e não consegue.
Nessas horas ofereça todo auxílio possível e informe o status da compra. Se necessário, refaça os passos junto com ele .
Para evitar tal transtorno, experimente você mesmo fazer uma compra na sua loja. A partir daí, identifique gaps e implemente o sistema.
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Informações erradas sobre o produto oferecido na internet
A descrição errada e a falta de informação no e-commerce ou marketplace são uns dos principais problemas de quem anuncia na internet. Geralmente, esse tipo de situação induz o cliente a efetuar uma compra errada e, posteriormente, reclamar.
O que fazer em uma situação como essa? Acolha o cliente e se ofereça para fazer a devolução ou troca. Reconheça o erro e dê um brinde ou desconto na próxima compra.
Em seguida, corrija a descrição do produto o mais rápido possível.
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Produtos com problemas
Pode ser o armazenamento, transporte ou ter vindo de fábrica assim. Não importa a origem da causa do problema, o que importa é como você vai lidar com esse tipo de reclamação do cliente.
Mostre prontidão e ofereça a substituição do objeto danificado ou a devolução do dinheiro. Caso essa reclamação seja recorrente, pense em mudar de distribuidor ou de transportadora.
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Demora no atendimento
Ou demora na fila para realizar o pagamento são os principais motivos de reclamações em estabelecimentos físicos. Nesse caso, não existe uma solução imediata, afinal, se você abrir uma exceção para esse cliente e atendê-lo mais rápido, os outros irão desejar o mesmo.
Por isso, ter agilidade e uma equipe treinada é imprescindível para oferecer uma experiência positiva ao cliente.
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SAC
Quando um cliente procura o SAC de uma empresa é porque está com alguma dificuldade ou problema. Dessa forma, quando há demora no atendimento, o consumidor fica mais irritado.
Uma solução para esse tipo de problema é adotar um SAC omnichannel. Ou seja, com atendimento em todos os canais possíveis: chatbot, redes sociais, e-mail, telefone e o que mais seus clientes utilizarem.
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Demora em responder solicitações e dúvidas nas redes sociais
Geralmente, os consumidores utilizam muito as redes sociais, pois é um meio rápido e fácil de contato. Sendo assim, quando há demora em receber uma resposta, eles ficam irritados e podem se tornar clientes detratores.
Por isso, adotar atendimento omnichannel é o ideal para agilizar e não deixar o comprador aguardando.
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Atraso ou extravio de encomenda
Muitas vezes a entrega nem depende da loja, mas o consumidor irá reclamar com ela. E esse não é o tipo de reclamação de cliente que é fácil de resolver.
Primeiramente, veja se existem alternativas para entrega, como outras transportadoras. Sem seguida, mostre-se disponível para conversar e achar uma alternativa que agrade tanto o comprador quanto a empresa.
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Direito de arrependimento e trocas
Por fim, mas não menos importante, temos uma questão bem interessante e que causa muita confusão. O direito de arrependimento protege o cliente que realiza compras online, ou seja, ele tem o direito de devolver o produto e ser ressarcido. Mas nem todos os lojistas sabem disso.
No entanto, esse direito só protege compras online e não presenciais. Mas as reclamações não estão relacionadas a exatamente isso, mas sim ao frete. Quem paga o frete no caso de devolução e trocas?
Quando se trata do direito de arrependimento, o próprio lojista paga o frete. No caso de trocas, ele não é obrigado a pagar, entretanto, para manter um bom relacionamento, geralmente a primeira troca fica por conta da loja.
Esperamos que essa matéria tenha sido útil e ajude a esclarecer e identificar os tipos de reclamações de clientes.