Vida e Saúde

4 Atitudes fundamentais de um cuidador de idosos

Ads 02

Uma das profissões que vem tendo destaque nos últimos anos é a do cuidador de idosos. Esse tipo de trabalho vem crescendo principalmente porque a quantidade de pessoas idosas está aumentando, isso porque a longevidade cresceu e também a natalidade diminuiu.

Dessa forma, familiares preocupados com seus entes queridos buscam pessoas capacitadas para realizar esse trabalho. Os motivos normalmente tem haver com a falta de tempo devido ao emprego.

Segundo a CAGED, a quantidade de cuidador de idoso pago passa dos 36 mil, porém muitas pessoas da família cuidam, chegando a mais de 5 milhões.

Ads 03

Vamos conferir algumas das atitudes fundamentais para um bom cuidador de idosos:

4 atitudes fundamentais de um cuidador de idosos

Antes de mais nada é importante que você entenda que o profissional na área precisa realizar um curso de cuidador de idosos para manter a sua qualificação. Assim, terá condições de realmente garantir uma boa assistência.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Paciência

Quando se fala em atitude o que passa pela sua cabeça? Certamente é um tipo de ação em resposta a uma determinada situação. Diante disso temos a paciência, uma virtude abandonada por muitos.

Ads 04

Como ter paciência com uma pessoa complicada? Difícil, mas possível, porque devemos oferecer o que cada pessoa precisa.

Diante desse quadro, o que você deve demonstrar paciência é as doenças que debilitam os idosos, fazendo com que ele tenha menos controle de suas emoções. Vejamos algumas dessas doenças.

  • Alzheimer. Essa doença ataca o cérebro, é uma resistência insulínica. Pessoas com esse tipo de enfermidade tendem a esquecer de coisas simples e até dos parentes mais próximos. Então o seu desafio é ajudá-lo mesmo que ele não entenda
  • Demência. Nesse caso aqui você terá de lidar com uma pessoa que pode esquecer de coisas de momento, ter dificuldade em falar algum coisa, repetir o que já falou, mudança de personalidade, pensamentos perturbadores
  • Parkinson. Essa enfermidade deixa a pessoa com perdas de movimento, facilitando ele derrubar pratos, copos e objetos no chão.
Saiba mais >>   O que são vapes e como eles funcionam?

Embora existam outras enfermidades que afetam os idosos, são essas as que prejudicam mais o sistema nervoso e mudam o comportamento deles. Por isso, é muito  importante ter paciência desses problemas.

Ads 05

Cultivar paciência é a virtude de poucos, então você terá que lidar com grosseria, ficando calado ou dizendo palavras amáveis, não ficar falando  o tempo todo que o idoso está repetindo histórias, incentivar aqueles que têm dificuldade de segurar algo na mão.

Atenção

Um grande desafio de cuidar de idosos é o da atenção, é como uma criança, porque em muitos aspectos você verá o idoso com teimosias, mas também haverá casos de possíveis entalos, momentos de febre, tosse, lesões repentinas, abscesso.

Nesse caso o cuidador de idoso deve estar preparado, saber dar os primeiros socorros até o momento dele ser levado para o hospital.

Então uma coisa que você deve fazer é um curso de primeiros socorros, isso fará que o seu trabalho seja mais aceito. Dessa forma, em vez de cometer um erro, fazendo diagnóstico, fará uma ação que pode salvar a vida do idoso.

A atenção também está no tipo de calçados que o idoso está usando, muitos deles podem facilitar quedas, então é importante informar esses pontos ao familiar responsável.

Saiba mais >>   ABORL-CCF apoia Julho Verde e promove conscientização sobre diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço

Até um simples cochilo de momento numa cadeira pode levar a uma queda repentina e bater a cabeça, logo é necessário colocar a pessoa em lugares onde fica sentado com algum tipo de apoio.

Lembre-se que uma pessoa idosa volta a ser criança em muitos aspectos!

Disponibilidade

Enquanto estiver trabalhando, é normal ter algum tipo de distração, como ler uma publicação, ver televisão ou até mesmo algo no computador quando há um certo espaço. 

O importante é que nenhuma dessas atividades sejam feitas de modo a ignorar um chamado do paciente ou algo do tipo.

É necessário ter isso em mente porque o idoso na realidade é o seu cliente e está pagando através do familiar o seu tempo.

Dessa forma a disponibilidade vai além das horas de atividades mais corriqueiras, mas em atender o idoso em sua chamada, em palavras de possível medo, pedindo por socorro.

Isso é importante porque o profissionalismo em nosso tempo tem sua parte negativa, onde muitos fazem certos tipos de trabalho só por dinheiro, não se importando muito com os outros.

Então, alguns idosos já perceberam que a vida moderna mudou a mente de muitos, e são incrédulos para atitudes que eles acham respeitosa, imagine ele falando pro familiar que você só fica no celular.

Comunicar

É sempre importante estar em constante comunicação. Se o paciente está acordado, pergunte o que ele está sentindo e se está bem. Também tente entregar uma maior atenção à família, dando orientações ou perguntando da situação durante o dia.

Ao conversar com o idoso você estará suprindo uma carência de atenção, isso facilitará uma certa abertura da vida dele para você, em vários momentos terá de ter paciência com as repetições, mas o afeto fará com que ele se torne seu amigo além de cliente.

Saiba mais >>   Negros têm menos acesso à cirurgia de câncer de pulmão

Pergunte coisas da vida dele e conheça mais a respeito da sua personalidade, anseios. Esse tipo de comunicação fortalecerá uma confiança que permitirá que ele te chame para atendê-lo em situação onde ele não faria, caso não tivesse uma ligação maior com você.

Normalmente o idoso fale de coisas do passado dele, de problemas familiares, dessa forma a comunicação envolve ouvir bem, dar tempo, não tratar com desinteresse, seja humano e sincero.

Faça perguntas abertas, pois assim ele vai se abrir em vez de falar uma ou duas palavras, então ele se abrirá para a comunicação.

Quando descobrir o tipo de personalidade do idoso, haja de acordo com ela, porque muitos deles criam objeções a partir de uma fala ou ação que eles têm dificuldade de aceitar.

Todo esse tipo de estratégias para conversar vai ajudar o paciente a ficar mais seguro perto de você, assim ele não exitará em te dizer muitas coisas antes de perguntar, porque se acostumou.

Conclusão

Cuidar de idoso é um desafio físico e psicológico, então é muito importante que você goste da área e tenha um dom para tal trabalho.

Dê o seu melhor com verdadeiras atitudes, comece fazendo bom curso de cuidador de idosos e se mantenha totalmente capacitado.

Com esses desafios em mente, busque ir em frente e terá à sua frente um trabalho que está crescendo muito no Brasil.

Então invista em curso e vá em frente porque é um trabalho que realmente vale a pena.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]