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4 maneiras de empreender com o marketing digital

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Você tem um negócio online ou deseja se tornar um empreendedor no mundo virtual? Neste post listamos 4 maneiras de empreender com o marketing digital.

Todas elas são importantes para a geração de tráfego, atração de leads e conversão em clientes.

Se você deseja ter um negócio lucrativo na internet, precisa se atentar a esses pilares. Confira!

Entenda 4 formas de empreender com o marketing digital

Marketing de conteúdo

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A produção de conteúdo e sua distribuição estão no centro de toda estratégia de marketing digital.

Este conteúdo precisa ser relevante e consistente, com o intuito de atrair pessoas e de preservar um determinado público.

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A ideia é conseguir novos leads por meio da sua presença digital e do conteúdo que entrega. Ele agrega valor à marca e atrai a atenção da persona.

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O conteúdo atua com um poder de convencimento sutil. Assim, visitantes que ainda não têm certeza se devem adquirir determinado produto são persuadidos até que se decidam.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo tem o objetivo de ajudar o público a resolver um problema.

Praticamente todas as grandes empresas o utilizam no mundo atual, mas isso vale também para pequenos e médios negócios.

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Algumas das principais vantagens de se utilizar essa estratégia são: aumento das vendas e fidelização de clientes. Para isso, é importante que o conteúdo seja de qualidade e que agregue informações úteis aos consumidores.

Alguns tipos desses conteúdos no marketing digital envolvem:

  • Marketing de mídias sociais
  • Search Engine Optimization (SEO)
  • Infográficos
  • E-books
  • White papers
  • Webinars
  • Estudos de caso
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Portanto, essas são algumas das maneiras de empreender com o marketing digital.

E por que ter estratégias de marketing de conteúdo? Para responder a essa pergunta, é interessante saber o que é a jornada de compra do cliente.

Por meio dela, o visitante terá conhecimento e conscientização de um problema que desconhecia em sua vida. E encontrará uma solução para esse problema quando estiver consciente dele.

Desse modo, a persona fará pesquisas para se informar, considerará as opções no mercado e, no momento oportuno, realizará uma compra.

Com o marketing de conteúdo, você não faz pressão para que o lead adquira o produto. A ideia é educar e ser um facilitador para o lead em sua futura aquisição.

Esse entendimento também se aplica ao próximo tópico. Continue lendo!

Inbound marketing

Entre as maneiras de empreender com o marketing digital está também o Inbound Marketing.

Esse processo permite que se crie um relacionamento de longo prazo com visitantes, leads e clientes. O cerne dessa estratégia é atrair, engajar e encantar. E a procura parte do consumidor.

Nesse sentido, o conteúdo é o principal meio de atração desse público. Já o engajamento envolve vender soluções, em vez de vender apenas produtos.

E o encantamento está relacionado a deixar os clientes satisfeitos com a compra, a ponto de eles recomendarem sua marca para outras pessoas.

Para que você tenha uma estratégia de Inbound Marketing bem elaborada, é preciso que você defina sua persona.

Você precisa saber quais são os interesses das pessoas que buscam por determinados conteúdos.

Você pode também fazer pesquisas por meio de formulários e enviá-los para sua lista de e-mail. Desse modo, você conhecerá melhor seus leads e clientes e poderá produzir conteúdos direcionados.

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Nem é preciso repetir que os conteúdos que você for produzir precisam ser valiosos. Caso contrário, o lead poderá perder interesse no que você tem a oferecer.

Insira imagens, infográficos, podcasts ou vídeos para diversificar os formatos de absorção daquele conteúdo. É relevante também apresentar dados, para passar credibilidade.

Tudo isso agregará maneiras de empreender com o marketing digital de forma efetiva.

Mas isso não significa que seu conteúdo precisa necessariamente ser técnico. Um tipo de conteúdo que gera proximidade com o público, por exemplo, é o storytelling.

Os blogs são a maneira mais conhecida para atração de clientes no Inbound Marketing, mas a estratégia não se limita a esse formato.

Uma forma também muito utilizada para alcançar um grande público é por meio de parcerias com influenciadores digitais para divulgação da sua marca.

Em todo o caso, o objetivo do Inbound Marketing é gerar conversões, que se aplicam tanto para captação de leads quanto para realização de vendas.

SEO

Não podemos deixar de falar também sobre Search Engine Optimization (SEO).

Se você não for contratar alguém especializado para gerenciar as ações de SEO de seu site, será preciso compreender como funciona.

O SEO é indispensável para que os conteúdos do seu site ou mini site sejam encontrados e, dessa forma, você tenha um maior alcance de pessoas.

E essas pessoas poderão comprar seus produtos ou serviços ao tomarem conhecimento de sua empresa no mercado.

É claro que existem outras formas no marketing de conseguir o conhecimento ou reconhecimento da marca, sendo o resultado nas buscas do Google apenas um deles.

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Para que sua estratégia de SEO faça sentido, é preciso saber pesquisar palavras-chaves, analisar a concorrência e executar etapas para posicionamento do seu site.

Isso envolve entender a diferença entre SEO Onpage e Offpage.

E-mail marketing

Por fim, o e-mail marketing também está na lista das maneiras de empreender com o marketing digital.

Ele é uma forma eficaz de estabelecer relacionamento com os leads, ao nutri-los e torná-los clientes.

Trata-se de uma estratégia que tem como foco transformar potenciais clientes em clientes.  Existem ferramentas tanto gratuitas, como a Sendinblue, quanto pagas, como a Leadlovers.

Antes de tudo, é preciso entender que e-mail marketing não é spam. Para que o visitante receba o e-mail ele precisa ter preenchido um formulário no qual informa o e-mail e aceita receber algum material ou ele solicita inscrição.

É diferente do spam, quando você recebe um e-mail indesejado para o qual não fez nenhuma solicitação.

Uma das razões para adotar o e-mail marketing é que sua lista de e-mails é um de seus ativos mais importantes em um empreendimento digital.

Caso aconteça qualquer problema em seus canais de comunicação nas redes sociais, por exemplo, se você tiver uma lista você não perde seus contatos.

Ter o registro por e-mail de pessoas da sua audiência vai beneficiá-lo de diversas formas em seu negócio. Isso porque as conversões por e-mail no marketing digital são muito elevadas.

E a grande maioria das pessoas acessam o e-mail diariamente.

Para construir uma lista, você precisa produzir conteúdos e iscas digitais que atraiam pessoas.

O que achou das dicas sobre maneiras de empreender com o marketing digital? Deixe seu comentário!

Artigo convidado

Soraya Utsumi

Adeus, Ponto! é um blog voltado para pessoas que desejam se tornar empreendedoras digitais.

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