5 motivos para fazer terapia familiar
Neste conteúdo você vai saber sobre
Os problemas familiares fazem parte de praticamente todas as famílias, e isso é normal até certo ponto, porém, caso você perceba que os conflitos estão mais frequentes, talvez seja válido buscar uma terapia familiar.
A Bíblia é farta de passagens que mostram isso, tanto quanto a vida em sociedade, fato comprovado pela quantidade de provérbios populares que falam da situação.
Por essa razão, preparamos esse artigo aonde iremos te apresentar os 5 motivos para fazer terapia familiar e quais são os versículos bíblicos que podem ajudar nos momentos de reflexões. Acompanhe!
1. Fortalece o relacionamento
Ao ter uma oportunidade de buscar um autoconhecimento individual e mútuo, os indivíduos acabam fortalecendo os seus laços.
A terapia é um momento que temos uma oportunidade para falar com sinceridade sobre o que nos incomoda na atitude do outro, e, portanto, o laço de amizade e carinho acaba crescendo.
Por exemplo, há situações onde os filhos guardam segredos de pais e vice-versa, entretanto, ao fazer terapia, todos irão entender que é necessário fortalecer o laço da confiança.
Muitas vezes, para alcançar este patamar, são necessárias diversas conversas que podem ser dolorosas emocionalmente, mas posteriormente vocês irão compreender que isso foi necessário.
2. Libertando-se do passado
Muitas origens de dores e conflitos estão em situações vividas no passado e que muitas vezes é difícil liberta-se.
Com isso, dores escondidas no passado têm grande impacto no presente, mesmo que nós não conseguimos vê-las.
Principalmente nossos filhos, tendem a sentir remorso dos pais pelos erros cometidos na infância e adolescência, e a terapia familiar irá ajudar no processo de perdão.
A terapia trabalha irá trabalhar essas mágoas passadas, abrindo espaço para a cura e a construção de um relacionamento com bases sólidas e construídas no presente.
3. Aprofundamento do autoconhecimento e autocontrole
Através do autoconhecimento adquirido, nós aumentamos nossa capacidade de lidar com as questões interiores que são intrínsecas a nós mesmos e também as questões externas em relação às pessoas que nos cercam.
Quando o indivíduo se conhece mais, ele também adquire mais autocontrole dos seus próprios atos.
4. Promove o trabalho em equipe
De certa forma, uma família é uma equipe e o ideal é que todos tenham atitudes que ajudem uns aos outros e também ao lar que é o ambiente comum de todos os integrantes.
Por isso, todos devem ajudar nos afazeres do lar (pagamento de contas, serviço doméstico) sejam cumpridos, os membros devem estar unidos.
A educação dos filhos deve ser responsabilidade de ambos os pais, cada um pode contribuir ajudando na organização e limpeza da casa, e a tomada de decisão deve ser em conjunto.
- Melhora e fortalece o relacionamento dos pais:
Os pais são de certo modo a base familiar, e quando eles estão bem, tudo tende a estar mais estável, pois juntos eles conseguem administrar a família de uma melhor maneira.
O terapeuta pode aliviar o estresse e induzir o casal a estabelecer e construir um diálogo, exposição das emoções abaladas e táticas para solucionar os problemas.
Desse modo, a relação entre os dois fica mais fortalecida e consequentemente toda a dinâmica familiar irá melhorar.
Como saber a hora de buscar ajuda com terapia familiar?
O principal indício é quando você percebe que vocês estão tendo conflitos com muita frequência, e que nem sempre vocês conseguem desenvolver táticas eficientes para resolução do problema.
Nesse caso, significa que é hora de pedir ajuda! É válido lembrar que, há diversas passagens bíblicas que falam sobre isso como, por exemplo, o Salmo 128 que diz: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.
Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira à roda da tua mesa.
Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor”.
O plano de Deus é que a família seja uma unidade e um refúgio, e por mais que você deva edificar sua casa com a palavra do Senhor, também é válido procurar um profissional da área para dar um suporte uma ajuda, como é o caso da terapia familiar.
Desse modo, a terapia familiar aplicada no contexto religioso chega também com esse propósito, de fortalecer os laços familiares.
O que se deve almejar é uma família cristã saudável, que convive bem com as diferenças, e que sabem seus limites e se respeita mutuamente.