5 passeios culturais gratuitos para fazer em Goiás
Para conhecer mais sobre a história de Goiás e suas belezas, confira 5 passeios culturais que te deixarão encantado.
Uma boa viagem é aquela que agrada a todos, com passeios e atrações para todos os gostos e sem ultrapassar os gastos. Realizar atividades turísticas gratuitas e que nos ensinam sobre a cultura local é muito enriquecedor e torna o passeio muito mais divertido e interessante.
Em Goiás, o que não falta são passeios culturais, onde podemos conhecer mais sobre a história do lugar. Desde centros históricos até eventos e teatro, esse estado possui uma variedade de lugares que nos contam um pouquinho sobre o passado dele.
Conheça abaixo cinco atividades culturais grátis que você pode aproveitar quando visitar Goiás.
1 – Centro Histórico de Goiás
O Centro Histórico de Goiás é uma parada obrigatória para os amantes de história. Ele é composto por quatro cidades: Cidade de Goiás, Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Pilar de Goiás.
Seu modelo arquitetônico é o que chama a atenção. Com características dos séculos XVIII e XIX, tem uma estrutura paisagística e urbanística únicas. Isso fez com que fosse tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1978, e considerado Patrimônio Mundial em 2001. Em outras palavras, esse conjunto arquitetônico foi reconhecido por ser o primeiro a adaptar o planejamento urbano de Portugal para o terreno brasileiro.
Os principais monumentos estão na Cidade de Goiás e são a Igreja Matriz de Santana, o Palácio do Governo, o Quartel do Vinte, a Casa de Fundição, o Museu das Bandeiras e o Chafariz de Cauda. Todos têm uma arquitetura histórica que ganhou destaque por seus aspectos artísticos únicos e que retratam a cultura brasileira dos séculos XVIII e XIX.
2 – Centro Cultural Oscar Niemeyer
O Centro Cultural Oscar Niemeyer é uma das grandes atrações da capital, Goiânia. Ele é composto pela Esplanada da Cultura, uma praça com 26 mil metros dedicados a exposições, apresentações, eventos e shows, todos com entrada gratuita.
Esse Centro Cultural não é dedicado apenas ao arquiteto Oscar Niemeyer, mas homenageia vários artistas goianos. A Esplanada Cultural dá destaque ao ex-presidente Juscelino Kubitschek. A Biblioteca Bernardo Élis, em homenagem ao escritor goiano, possui um grande auditório e um restaurante com vista panorâmica de toda a praça.
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) também merece destaque. Nesse espaço há uma galeria de arte e um pavimento para exposições. Além disso, também possui um Palácio da Música e um Monumento aos Direitos Humanos, ambos com várias referências às formas e traços que são característicos de Oscar Niemeyer.
3 – Centro Histórico de Pirenópolis
O Centro Histórico de Pirenópolis encanta todos os visitantes. Com uma paisagem que parece que saiu dos livros de histórias, chama a atenção com suas casas pintadas, ruas de pedra, luminárias antigas e praça na frente da Igreja Matriz.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é um dos destaques do centro histórico da cidade, pois como fica em um nível mais alto, permite uma visão de boa parte das ruas. Após isso, o Teatro de Pirenópolis, o Cine Pireneus e o Museu do Divino são ótimas opções para conhecer mais sobre a história local. Por fim, a Rua do Rosário é perfeita para conhecer as bebidas e saborear a culinária da região.
4 – Cavalhadas de Pirenópolis
Para quem é religioso ou simplesmente gosta de uma boa festa, a Festa do Divino é uma ótima opção. Criada pela Igreja Católica, é uma festa para o Espírito Santo que dura 20 dias e ocorre 50 dias após a Páscoa. A Festa do Divino de Pirenópolis foi considerada em 2010 um patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Iphan.
O verdadeiro destaque dessa festa está nas famosas Cavalhadas de Pirenópolis. É uma encenação apresentada após a Festa do Divino e representa as lutas entre mouros e cristãos, durante a Idade Média na Europa.
Os participantes usam fantasias com tecidos coloridos de cetim e máscaras de boi. Os integrantes dessas lutas usam trajes típicos de cavalheiros, ou seja, uma armadura completa e montam em cavalos para completar a encenação. Essa festa serve de exemplo para outras cidades brasileiras que também realizam essa celebração.
5 – Casarão dos Gonzaga
Localizado em Caldas Novas, cidade muito conhecida por suas fontes de água quente e parques, o Casarão dos Gonzaga conta toda a história da cidade. Também um patrimônio cultural de Goiás, ele possui um conjunto de peças antigas e arquitetura características do início do século XIX.
Atualmente, funciona como Centro de Apoio ao Artesão e possui uma exposição do artesanato local, desde colchas e tapetes até pinturas e esculturas de artistas da região. É uma parada obrigatória para quem quer conhecer a história dessa cidade incrível e se encantar ainda mais com a cultura e arte de Goiás.
Leia mais | 10 wine hotels que você precisa conhecer