5 tipos de tecnologia que transformaram o esporte
A tecnologia e o esporte caminham lado a lado e muitas vezes se confundem entre si. Afinal, são as modalidades que exigem o desenvolvimento de novas soluções ou são as grandes invenções que transformam o modo de se praticar uma atividade?
Seja qual for a resposta, a constante busca pela evolução trouxe às quadras, pistas, piscinas, campos, tatames e todos os ambientes esportivos uma nova forma de se fazer, praticar e consumir o esporte. Nesse sentido, cinco tipos de tecnologia se destacam por terem revolucionado o mercado.
Assistência por vídeo
A fim de evitar prejuízos e injustiças a uma determinada equipe ou jogador, várias modalidades esportivas passaram a adotar nos últimos anos um sistema de auxílio por vídeo para corrigir possíveis erros de arbitragem. No futebol, o Video Assistant Referee (VAR) foi aprovado em 2016 e utilizado pela primeira vez em uma Copa do Mundo dois anos mais tarde, na Rússia.
Apesar de ser uma novidade no esporte mais popular do mundo, a tecnologia já havia sido aplicada alguns anos antes em outras modalidades, como o vôlei e o tênis. Nesses dois exemplos, diferentemente do futebol, no qual a equipe de vídeo se comunica com o juiz em campo para decidir quando intervir ou não em um lance, são os times ou atletas que pedem a revisão de uma determinada jogada e têm um limite de solicitações por jogo ou set.
Próteses flexíveis para atletas paralímpicos
Um outro campo de desenvolvimento que a tecnologia contribuiu e muito foi na criação de soluções inovadoras para a prática de modalidades paralímpicas. Nesse sentido, uma das grandes invenções modernas são as próteses flexíveis, que auxiliam atletas com membros amputados a performarem melhor e com mais segurança em diferentes atividades.
Até a década de 1970, esses produtos eram feitos com madeira, um matéria-prima que limitava movimentos, era desconfortável e não muito durável. Atualmente, as próteses são produzidas com diferentes tipos de fibra e plástico, sendo que alguns modelos promovem até um leque maior de articulações.
Internet
A consolidação e o constante avanço da internet permitiram algumas das maiores transformações no que diz respeito ao esporte. A digitalização de determinadas modalidades fez com elas ganhassem suas próprias vertentes online e pudessem ser praticadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta.
O poker é um exemplo de sucesso dessa migração para o universo virtual. Sua entrada na internet permitiu uma grande expansão de ofertas e formatos inovadores, otimizando o jogo. Hoje, é praticado por jogadores profissionais e pessoas comuns em sites especializados como PokerStars, um dos mais conhecidos do mundo. Outro esporte que possui força na rede é o xadrez, que conecta adeptos de todos os continentes em partidas dinâmicas e divertidas através de plataformas especializadas como Lichess.
Paralelamente, o segmento de jogos eletrônicos, os chamados eSports, é um dos mercados que mais crescem globalmente, com um aumento vertiginoso de fãs, novos jogadores e grandes eventos internacionais. Nada disso, no entanto, seria possível sem a internet e o aprimoramento de servidores que suportam uma grande quantidade de usuários simultaneamente, além da criação de jogos cada vez mais fiéis à realidade.
Materiais esportivos
Já na linha de uniformes, equipamentos e acessórios, a tecnologia não para de evoluir e apresentar conceitos cada vez mais eficientes e modernos. Mais do que promover conforto, o objetivo principal é otimizar o desempenho dos atletas, seja no campo profissional ou para a prática amadora.
Uma das mudanças está nas vestimentas, que deixaram de ser produzidas com algodão e passaram a utilizar o dry fit e suas diferentes variações, capazes de reter o suor, secarem mais rapidamente e durarem mais. Já os calçados modernos possuem tecnologias de tecidos e amortecimento, a fim de amenizar o impacto na pisada e reduzir os riscos de lesão.
No campo da saúde, as bandagens terapêuticas surgiram com o papel de preservar ligamentos, músculos, tendões e articulações, a fim de prevenir ou reduzir problemas físicos nos atletas. Também conhecidas como Kinesio Tape, essas fitas coloridas funcionam de modo a exercer pressão sobre uma determinada parte do corpo, direcionando movimentos, alinhando tecidos e promovendo a reeducação postural.
Análise de desempenho
Aperfeiçoar técnicas, ajustar cargas de treino, prevenir lesões e muito mais. Tudo isso é possível hoje graças a uma série de dispositivos que analisam a performance de um atleta em uma determinada atividade. Essa tecnologia pode ser empregada através de microchips, em tecidos inteligentes, aplicativos e outros acessórios, como smartwatches (relógios inteligentes).
Esses recursos consistem no monitoramento de performance através de dados gerados durante um exercício, captando movimentos, medindo os níveis de respiração e frequência cardíaca, contabilizando tempos e marcas, dentre muitos outros elementos. Com todas essas informações é possível gerar um relatório e aplicar estratégias específicas para maximizar desempenho ou evitar riscos de lesão.