6 Dicas para manter a saúde em dia através da alimentação
Neste conteúdo você vai saber sobre
Muito se fala sobre a alimentação saudável, e sobre como as escolhas alimentares corretas no seu prato podem ser aliadas na hora de melhorar a saúde física, prevenir pressão alta, colesterol alto e até câncer. Só assim será possível melhorar a qualidade de vida da população.
Você entende que a comida é uma grande aliada da felicidade, correto? Aqui você verá as melhores dicas para melhorar a sua saúde e a sua qualidade de vida.
Além do conteúdo desse artigo, indicamos fortemente que você faça um Curso Online da área da nutrição, os cursos são uma excelente fonte de conhecimento.
Alimentação e boa saúde: você sabe qual é a relação?
A alimentação tende a ser a grande base para o bom funcionamento do nosso corpo. Sem a nutrição correta, muitas de nossas reações químicas e biológicas do corpo não funcionam – o resultado pode ser disfunção ou doença.
Obtemos energia dos alimentos para realizar nossas atividades diárias e absorver vitaminas, proteínas, minerais e água – que são os essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Quando nossos hábitos alimentares se desequilibram, ocorrem alguns problemas, como, por exemplo:
• diminuição da imunidade;
• aumentar o colesterol ruim;
• Aumento das chances de desenvolver doenças como diabetes, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e até câncer;
• Aumento da gordura corporal e inflamação corporal;
• Metabolismo diminuído;
• Dificuldade em adormecer e concentrar-se;
• Dificuldade de construção muscular;
• Disfunção intestinal.
Dicas de alimentação na prática
Como você pode ver, investir em uma dieta mais saudável e equilibrada pode ajudar a prevenir as devidas doenças e dar mais energia, melhorando a qualidade do sono e beneficiando sua saúde. Por isso trouxemos algumas dicas com o objetivo de lhe ajudar a se alimentar melhor.
Vamos lá?
1. Prefira alimentos integrais
Com a correria do dia a dia, as pessoas nem sempre sabem sobre o que estão consumindo. O resultado é o uso indevido de diversos alimentos industrializados e altamente processados que podem conter altas doses de sódio, açúcar e gordura saturada.
Além dos conservantes e de outros produtos químicos que colocam em risco nossa saúde.
Idealmente, sempre que possível, prefira alimentos integrais e faça substituições sensatas. Por exemplo, em vez de comer hambúrgueres industriais, opte por cortes magros ou faça seus próprios hambúrgueres em casa.
O mesmo vale para os temperos. Pare de usar caldos industrializados e use ervas naturais, como, por exemplo, manjericão e orégano para apimentar suas receitas, além de cebola e alho.
2. Aprenda a ler rótulos
Fugir da industrialização nem sempre é possível. Porém, isso não significa que você não encontrará produtos naturais que fazem bem à sua saúde.
Com o objetivo de saber o que você está comendo, aprenda a ler os rótulos das embalagens. Em todos eles, o primeiro ingrediente é o ingrediente mais abundante no produto, e o último ingrediente é o menos abundante.
Portanto, se você estiver comprando pão integral, é importante que o primeiro ingrediente seja a farinha de trigo integral, não farinha fortificada ou de uso geral. Além disso, preste atenção ao valor nutricional para ver se o produto tem uma boa distribuição entre os carboidratos e as proteínas, além do teor de sódio e açúcar.
3. Não abuse do sal e do açúcar
Como apontamos, o excesso de sal e de açúcar são os grandes vilões para quem busca ter uma alimentação que seja mais saudável. Excesso de sódio (sal) pode causar sérios problemas, especialmente pressão alta.
Sempre se lembre que o sódio não é encontrado somente no sal de cozinha. Ele pode ser encontrado em alimentos industrializados, como, por exemplo: refrigerantes, biscoitos, massas e embutidos. Por conta disso, é sempre importante verificar essa informação no rótulo.
O excesso de açúcar também pode ser prejudicial, afetando a função do pâncreas e a regulação da insulina – o que pode ser muito ruim para pessoas com diabetes e predispostas ao diabetes.
Da mesma forma que o sódio, o açúcar pode ser encontrado em outros alimentos, principalmente os carboidratos simples, aqueles feitos com farinha branca. Portanto, recomenda-se sempre escolher carboidratos integrais para evitar a liberação rápida de insulina e manter a função normal do pâncreas.
4. Substituição
Com uma alimentação que é mais saudável não será uma tarefa assustadora, mas requer atenção e cuidado, e encontrar o equilíbrio.
Substituições em suas receitas podem ser uma maneira de conseguir isso, trocando ingredientes que sejam gordurosos e pesados por versões que será mais leve.
Por exemplo, a massa tradicional pode ser substituída por palmito desfiado ou até por abobrinha. Ao invés de um molho branco com queijo, sempre prefira um molho de tomate natural.
Saiba que há outras substituições simples também podem fazer total diferença, como trocar de atum em óleo por atum em água.
5. Frutas
As frutas são ricas em importantes vitaminas e minerais, ajudam na hidratação e são ricas em fibras, o que beneficia a função do intestino. O ideal é consumir de 3 a 5 porções por dia, distribuídas entre o café da manhã até a ceia.
Com o objetivo de não cair na monotonia, invista em variedades, afinal, são muitas as opções de frutas. Ficar de olho nessas estações também pode ajudar na economia.
6. Saiba fazer combinações inteligentes
O segredo para ter uma alimentação que seja mais saudável é criar um cardápio totalmente balanceado que leve em consideração as suas necessidades diárias de carboidratos, proteínas e gorduras.
Portanto, uma dieta saudável é variada e você pode comer qualquer coisa, menos com moderação. Se você tem o objetivo de aprender mais sobre alimentação e dieta, indicamos que você faça um Curso Online da área da nutrição com o objetivo de aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre o assunto.
É importante sempre evitar uma refeição com apenas uma fonte de energia. Por exemplo, se você só come macarrão no almoço, está comendo apenas carboidratos durante toda a refeição, o que instantaneamente o deixará com mais fome. Tenha em mente que você deve incluir pelo menos uma fonte de carboidrato, gordura e proteína.