Empresas Juniores do Estado de São Paulo elaboram projetos de pesquisa e tecnologia, desenvolvendo inovações para o mercado
Em todo o Estado de São Paulo, Empresas Juniores (EJs) têm sido incentivadas a desenvolverem projetos e tecnologias que inovam o mercado. Essas pesquisas são pensadas dentro das instituições de ensino superior e colocadas em prática por meio da iniciativa e do empreendedorismo jovem. Os projetos elaborados são parte de um incentivo que visa auxiliar a formação desses estudantes, se comportando como uma conexão entre pesquisa e mercado.
Seguindo essa missão, uma das tecnologias desenvolvidas pelos estudantes é muito parecida com algo que é comumente comercializado, mas com um diferencial: não agride a natureza. O produto, no caso citado, é um óleo lubrificante. A pedido de um cliente, a Química Júnior, EJ composta por alunos da Unesp de Araraquara, está elaborando um produto para lubrificação de correias de bicicleta. Seu uso serve para a prática de esportes extremos, como o mountain bike, e ainda apresenta grande durabilidade.
Victor Rocha, coordenador de parcerias da EJ, compartilhou como tem sido o processo. No intervalo entre as pesquisas e as testagens, o grupo recebeu apoio de diversos fornecedores, pesquisadores e laboratórios. “Foi uma pesquisa muito prazerosa, gerou uma compreensão muito maior do que é a rede [de empresas juniores] e o que a universidade pode fazer pela gente. Nós estamos enriquecendo muito mais em conhecimento do que imaginávamos”, declarou.
O desenvolvimento dessas iniciativas pelas EJs beneficia a educação e a sociedade em geral. “É um processo mais robusto e complexo, que agrega muito para a graduação desse aluno, para a empresa júnior e até para o futuro profissional daquele que participa”, comentou Victor Rodrigues, Presidente Executivo da Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP).
O que é a FEJESP?
A Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) representa a rede de Empresas Juniores (EJs) em toda região paulista. Com sua ajuda e acompanhamento, as EJs têm apoio para produção e desenvolvimento de pesquisas e tecnologia, assim como é o caso da Química Jr.
O grande objetivo da federação é fazer com que inovações desenvolvidas por estudantes de diversas instituições de ensino superior paulistas contribuam para a sociedade e sua região. Atualmente, já são mais de 3.500 alunos atuantes em 45 cidades, transformando vidas por meio de seus conhecimentos.
Acompanhe e conheça mais sobre o trabalho da FEJESP em:
Site: https://fejesp.org.br/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/spfejesp/