Cotidiano

Práticas Sustentáveis Que Qualquer Empresa Deve Fazer

Ads 02

A sustentabilidade está se tornando mais importante para todas as empresas, em todos os setores. Os executivos consideram uma estratégia necessária para serem competitivos hoje e no futuro.

Simplificando, a sustentabilidade é uma abordagem de negócios para criar valor de longo prazo, levando em consideração como uma determinada organização opera no ambiente ecológico, social e econômico. A sustentabilidade é construída com base no pressuposto de que o desenvolvimento de tais estratégias promove a longevidade da empresa.

À medida que as expectativas sobre responsabilidade corporativa aumentam e o tema sustentabilidade se torna cada vez mais evidente, as empresas estão se conscientizando da necessidade de agir sobre esse tema. Empresas que praticam ou praticavam o greenwashing já estão no descrédito.

Ads 03

Assim como na estratégia geral, não existe “uma solução certa” para a sustentabilidade. A melhor solução depende das ambições e interesses de cada empresa. Aqui estão algumas ações úteis para todas as equipes de gestão para melhorar as práticas de sustentabilidade.

Confira também – Os 3 Pilares da Sustentabilidade | Você Saber quais são eles?

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

 SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS

As estratégias de marketing ecológico de uma marca e a adoção de embalagens sustentáveis perduram nesse processo. E ainda, para que uma marca seja qualificada como sustentável e mantenha uma vantagem competitiva sustentável, ela precisa adotar uma variedade de práticas.

Ads 04

O conceito de sustentabilidade vem com três pilares: econômico, social e ambiental. Seu foco é atender às necessidades de hoje sem prejudicar as chances das gerações futuras de atender às necessidades de amanhã.

Para que um negócio se torne sustentável, ele precisa se concentrar em estratégias de longo prazo para causar um impacto positivo nessas categorias. Sustentabilidade significa enquadrar as decisões de negócios em termos de anos ou mesmo décadas e considerar muitos outros fatores do que apenas um benefício financeiro.

Sustentabilidade é definir metas de negócios razoáveis ​​e trabalhar para alcançá-las imediatamente. Os objetivos podem ser os seguintes:

  • Cortar as emissões atmosféricas;
  • Previna a poluição ambiental;
  • Use materiais sustentáveis;
  • Menor consumo de energia;
  • Use produtos de escritório com certificação ecológica;
  • Incentive o comportamento sustentável;
  • Rede com organizações afins.

IMPORTÂNCIA

Ads 05

Além colaborar com o meio em que se vive e atrair novos clientes com responsabilidade social, a sustentabilidade pode impulsionar os negócios de longe. De acordo pesquisas com as marcas com classificações mais altas que, possuem métricas ambientais, sociais e governança são mais bem-sucedidas financeiramente e têm mais apoio público.

Saiba mais >>   Como tirar gordura das panelas?

Além disso, a sustentabilidade nos negócios motiva os funcionários de uma marca a se alinharem com sua missão, objetivos e valores. Eles estão prontos para trabalhar para melhorar a reputação de uma empresa e atender às expectativas dos clientes.

Em suma, as práticas sustentáveis são um grande desafio, que vai além das empresas individuais. Mas, para tranquilizar, várias grandes empresas estão desenvolvendo políticas de sustentabilidade com visão de futuro.

SUSTENTABILIDADE

Impulsionadas pela crescente demanda dos consumidores por produtos e serviços que causam efeitos mínimos aos ecossistemas, as corporações têm demonstrado interesse em trazer os aspectos de sustentabilidade para o centro do negócio.

Outra força é a pressão dos investidores, que já consideram o nível de responsabilidade social corporativa, ou seja, o papel das empresas na abordagem das necessidades da sociedade, como fator decisivo na escolha das organizações para a alocação de capital.

Clique aqui e Faça a Consultoria Ambiental para a sua empresa se tornar sustentável.

O investimento sustentável é o processo de incorporação de fatores ambientais, sociais e de governança nas decisões de investimento e, está se tornando uma prática comum. 

As corporações estão indo além do desejo de lucratividade, o que se reflete em seus esforços crescentes para construir políticas ambientais internas e também participar de tendências globais, como o alinhamento aos objetivos de desenvolvimento sustentável. As empresas que não seguirem essa tendência perderão credibilidade junto aos investidores, oportunidades de geração de receita e de exemplo para a sociedade.

Abaixo exemplos do R’s da sustentabilidade:

Recusar

O primeiro passo para lidar com o desperdício deve ser reduzir a quantidade produzida. Se você tiver a opção de pegar um item de que não precisa, a melhor opção é recusar. Uma vez que os resíduos são criados, todas as opções para lidar com eles requerem energia e recursos. Algumas opções são melhores do que outras, mas é melhor apenas evitar a criação de resíduos em primeiro lugar.

Reduzir

Da mesma forma que recusar reduzir para o lixo antes mesmo de ser criado. Reduzir a quantidade de lixo que você cria como todos os aspectos da sustentabilidade, não é ser perfeito. Portanto, se você não pode ou não quer recusar completamente um item, reduzir a quantidade que você usa é muito melhor do que nada.

Reuso

Comprar um item que vem em uma embalagem, reutilizar o recipiente em que veio pode ser uma ótima maneira de mantê-lo fora do aterro. Não tenha medo de pensar fora da caixa. Só porque um item não é usado em seu estado atual, não significa que ele tenha que permanecer assim.

Saiba mais >>   Turismo em alta: buscas online por malas crescem mais de 20% nos últimos dois anos

Reciclar

É uma opção melhor do que jogar algo fora, mas há um motivo pelo qual não está listado primeiro. Ainda é preciso energia para reciclar um item e ele precisa ser transportado para a instalação que o recicla. 

Os itens também devem ser razoavelmente limpos para serem reciclados, e itens contaminados não serão reciclados, podendo afetar outros materiais ao seu redor impedindo que sejam reciclados.

Resíduos orgânicos

Permitir que seus resíduos orgânicos se decomponham em um processo normalmente conhecido como compostagem, pois esse podem ser decompostos e ser transformado em um corretivo de solo rico em nutrientes.

A compostagem é uma ótima alternativa já que fornece o ambiente certo para que os materiais orgânicos possam se decompor adequadamente. Além disso, é ótimo para jardins. Esse mesmo lixo em um saco de lixo enviado para o aterro local aumentará o gás de efeito estufa

Reimaginar

Depois desses termos tanto quanto possível, o lixo deixado pode ser usado para gerar calor e energia. Isso é conhecido como recuperação. Diferentes tipos de lixo são adequados para diferentes tipos de tratamentos que podem, por sua vez, criar diferentes tipos de energia, do biogás à eletricidade.

Resumindo, em casa, você pode se fazer três perguntas para beneficiar:

Eu realmente preciso disso? Reduzir

Posso ou outra pessoa fazer uso dele de uma maneira diferente? Reuso

Os materiais podem ser transformados em algo novo? Reciclar

DICAS DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Cadeias de abastecimento: As estatísticas mostram que os clientes preferem trabalhar com empresas sustentáveis e ecologicamente corretas. Manter uma lista de fornecedores amigáveis ​​sustentáveis ​​e torne uma prioridade usar apenas organizações que adotem práticas de negócios sustentáveis. Negociar contratos com essa expectativa deixada clara.

Desenvolver programas de reciclagem para produtos recicláveis ​​como: lâmpadas fluorescentes; eletrônicos; computadores e monitores; produtos de papel; suprimentos, entre outros.

Comprar apenas produtos com eficiência energética: Procurar produtos eletrônicos com baixo consumo de energia e use configurações amigáveis ​​ao meio ambiente em equipamentos de escritório.

 Gestão Química: Estamos aprendendo cada vez mais sobre o impacto dos produtos químicos em nosso meio ambiente. Usar produtos não químicos para controle de pragas e controle de ervas daninhas.

Saiba mais >>   Adryana Ribeiro comemorou aniversário em tradicional bar carioca de São Paulo

Usar fornecedores de produtos químicos para ajudar a treinar os funcionários sobre o uso e descarte adequados de produtos químicos.

Desenvolver Políticas de Trabalho de Sustentabilidade: Coisas como desligar equipamentos no final do dia e habilitar configurações de economia de energia em todos os computadores e desktops são exemplos de políticas que podem apoiar a causa.

O desafio de sustentar o meio ambiente pode ser enorme, mas se cada uma de nossas organizações, grande ou pequena, fizer sua parte, todos podemos contribuir para a conservação deste grande planeta que chamamos de lar.

 Alinhar estratégia e sustentabilidade: A gestão precisa ter certeza de que a estratégia da empresa e os esforços de sustentabilidade estão alinhados. Muitas vezes vemos divergências, o que evidentemente fragiliza os esforços de sustentabilidade, carecendo de real comprometimento e priorização. Existem muitos bons exemplos.

Conformidade em primeiro lugar, depois vantagem competitiva: Em primeiro lugar, as empresas precisam abordar a conformidade, que geralmente está relacionada a regulamentações de gestão de resíduos, poluição e eficiência energética, bem como direitos humanos e responsabilidade trabalhista. A conformidade também é uma questão que preocupa os investidores.

Quantificar, incluindo o caso de negócios: Todas as empresas lutam para quantificar o retorno de seus investimentos em sustentabilidade. Com relação à conformidade, esta é uma questão direta. Com relação às áreas de vantagem competitiva, no entanto, as empresas precisam vincular a sustentabilidade a um business case. Mas os que realmente o fazem formam um grupo relativamente pequeno.

Transparência: É uma pré-condição para avaliar e melhorar as práticas de sustentabilidade. Você não pode julgar sem transparência, simples assim. A transparência se baseia na ideia de que um ambiente aberto na empresa e também na comunidade melhorará o desempenho. A única maneira de as empresas alcançarem a transparência é por meio de comunicações abertas com todos os principais interessados, baseadas em altos níveis de divulgação de informações, clareza e precisão – bem como uma abertura para reconhecer falhas e melhorar as práticas.

Envolver seu ecossistema: Vemos que a colaboração é crítica para práticas de sustentabilidade eficientes, em particular na resolução de crises e na formulação de soluções mais amplas. Os dados mostram a maioria dos executivos veem a sustentabilidade como uma área onde a colaboração é necessária para o sucesso.

Envolver a organização de forma ampla: Um exemplo de envolvimento é por meio de seu programa de filantropia contribui para a capacidade pessoal de cada funcionário de se envolver com organizações ambientais e iniciativas que apoiam locais comunidades.

Esse Conteúdo foi densenvolvido pela Horizonte Ambiental. Empresa focalizada na gestão de resíduos sólidos, prestação de relacionadas ao meio ambiente e consultoria ambiental.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]