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Como render mais durante o home office?

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Por conta da pandemia, o número de trabalhadores que puderam aderir ao trabalho remoto foi enorme, além disso, a dúvida de como render mais durante o home office é constante e acaba os deixando perdidos ante a toda mudança de rotina.

É sabido que muitos colaboradores nunca tinham trabalhado de maneira remota, e a pandemia veio para mudar todo esse cenário, já que o distanciamento social é muito importante.

Nesse sentido, muitos têm encontrado dificuldade de se adequar a uma rotina regrada e que não seja extenuante e que também seja produtiva. Alguns, sentem-se solitários e precisam encontrar meios de se relacionar com as pessoas, mesmo que de maneira virtual.

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E é pensando no seu bem-estar nesse momento tão difícil, que vamos dar algumas dicas de como transformar o seu trabalho remoto em algo saudável e mais produtivo, sem que você precise fazer grandes obras comerciais na sua rotina.

Neste artigo você verá:

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  • Como melhorar o seu ambiente de home office;
  • Métodos que podem auxiliar no home office;
  • Exercícios indicados;
  • Como ser mais produtivo.

Como melhorar o ambiente do trabalho remoto

Sabe-se que adequar um cômodo da sua casa para poder trabalhar, muitas vezes, não é a realidade de algumas pessoas. No entanto, há alguns métodos que fazem o ambiente se tornar mais propício para o trabalho, são eles:

Ambiente confortável

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Sabe-se que nem sempre os trabalhadores têm como investir em um cômodo que seja exclusivo para o uso no trabalho remoto. A escolha, mesmo que seja um canto da casa, deve ser feita baseada em alguns critérios para que o seu dia renda.

É claro que um escritório de frente ao mar com esquadrias isolamento acústico e sacadas de vidro seria perfeito, mas como isso é inacessível à maioria, procure um ambiente mais calmo, que não tenha muita circulação de pessoas e nem muito barulho.

Além disso, prime por um ambiente que seja composto por luz natural na maior parte do dia, pois a junção da luz do computador + a luz artificial de lâmpadas pode cansá-lo facilmente.

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Também é importante pensar onde você colocará o seu material, como notebook, agenda e/ou caderno. É preciso que esse móvel seja ergonômico e confortável, pois é nele que você passará grande parte do seu tempo, por isso pesquise a melhor cadeira de escritorio comprar.

Mantenha o seu escritório organizado

A organização é um dos fatores primordiais, seja no trabalho presencial ou remoto.

Quando se está em casa, é preciso ter disciplina para que o seu ambiente se mantenha alinhado, e muitas pessoas encontram essa dificuldade, pois é um trabalho, muitas vezes, solo, logo, sem ninguém para “chamar a atenção” ou pedir para que arrume a mesa.

Tenha o hábito de todos de fazer limpeza de escritorio e comece pela mesa, retire os papéis que estejam prontos para serem jogados fora, xícaras de café, enfim, tudo que seja visto como desorganização.

Tenha algum material de distração

Seja por meio de livros ou até mesmo um descanso, é necessário fazer algumas pausas, haja vista que manter um ritmo frenético de trabalho pode te levar ao estresse.

Tenha em mãos objetos que sejam divertidos e que ao mesmo tempo te ajudem a liberar o estresse, existem opções maravilhosas que podem te auxiliar!

Como as pausas são muito importantes, traremos daqui a pouco algumas opções de métodos que podem ajudá-lo a organizar melhor o tempo.

A organização da vida em home-office

Além da organização do ambiente, é preciso que você tenha uma lista de afazeres que deixem claro todos os compromissos do dia, separando os pessoais dos profissionais.

Na sua lista deve contar quais e-mails devem ser enviados, para quem você deve ligar, qual é o serviço que você está precisando de auxílio.

Por exemplo, você é um empreendedor e sua equipe está toda em casa e você precisa de ajuda com a parte de holerite, uma de suas tarefas do dia pode ser ligar para um contador para pessoas jurídicas.

Além disso, tenha horários preestabelecidos para começar a trabalhar, almoçar, voltar ao trabalho e parar, e siga-os de maneira restrita, como se estivesse em uma empresa.

Por fim, vista-se de maneira que seja confortável e bonita, como se precisasse sair de caso mesmo, ficar de pijama não é bom para você e não te ajuda no rendimento.

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Mexa o seu corpo

É muito comum que as pessoas fiquem tão concentradas no trabalho que não param um minuto para se levantar da cadeira e mexer o corpo. É super importante evitar ficar muito tempo sentado, pois isso pode prejudicar sua circulação, causando dores nas pernas.

Além disso, a postura dos trabalhadores é muito prejudicada, haja vista que ficam muito tempo em frente ao computador e acabam se cansando.

Sobretudo se trabalham com tarefas que precisam de muita concentração e sem muitas pausas, como ocorre em escritorio de contabilidade e consultoria, redação ou até mesmo aulas online.

Para ambos os problemas, é preciso que você faça pausas e alongamentos. Procure um vídeo que ensine-o a fazer, por exemplo, Yoga na cadeira, é uma forma de você se alongar e mexer o seu corpo de maneira rápida.

E, claro, quando o expediente acabar, faça alguma força de exercício, se não puder sair de casa para caminhar, tente ao menos uma dança, yoga, pilates, enfim, qualquer coisa que te ajude a liberar tensão e produzir serotonina.

Tente conhecer pessoas com rotinas parecidas com a sua 

O home-office pode ser solitário, mas só se você não tentar achar pessoas que tenham o mesmo estilo de vida que você. Interaja, compartilhe ideias, sentimentos, faça chamadas de vídeo.

Uma dica é tentar pesquisar, para ficar mais confortável, dicas de empresas que façam confecção de uniformes profissionais ou outro assunto que seja do seu interesse.

Para isso, procure nas redes sociais grupos que falem sobre como é trabalhar em casa e compartilhe suas experiências, isso pode ser útil, principalmente se você está se adaptando ao trabalho remoto.

Agora que você sabe como organizar o seu escritório em casa, a seguir traremos algumas dicas de métodos importantes que podem auxiliar na gestão de tempo.

Conheça algumas técnicas de rendimento

Existem algumas técnicas que podem auxiliar na produtividade por meio da gestão do tempo, e é por isso que agora traremos algumas opções para você analisar qual é a melhor para o seu perfil.

Método Pomodoro

É um método criado baseado na ideia de que a concentração humana com foco total dura de 25 a 30 minutos, claro, podendo ser variável, mas em média é isso.

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A intenção do pomodoro é alternar entre esses momentos de alto foco e pequenos intervalos. Cada pomodoro possui 25 minutos e, nesse tempo, você deve fazer o que se propôs a fazer, sem pausas, sem interrupção.

Passado os 25 minutos você fará uma pausa de 5 minutos. E a cada 4 pomodoros, que é um ciclo de uma hora, você irá fazer uma pausa maior, de 3 minutos.

Regra dos dois minutos

A regra dos dois minutos é um método que visa otimizar o tempo. É feito de maneira que você execute diversas tarefas em apenas dois minutos.

Muitas vezes, perde-se tempo em redes sociais e esse tempo poderia ter sido investido em responder um e-mail, por exemplo.

Jornada intensiva 

A jornada intensiva é uma técnica feita pensando que o trabalhador faça uma jornada direta de no máximo sete horas. Então se ele começa às 7h ele para de trabalhar às 13h.

O segredo dessa técnica é o foco, mas existem muitas pessoas que fazem e acreditam ser a melhor experiência.

Time box

A intenção dessa técnica é limitar o tempo. As dicas para esse método é anotar todas as tarefas a serem feitas e delimitar um tempo para cada uma.

Suponhamos que você precise de assessoria tributária, como é um assunto importante, anote como a primeira tarefa a ser realizada. Se você não completar a tarefa no tempo estipulado, passe para outra.

Há quem ache inviável deixar uma tarefa inacabada, mas aqueles que utilizam dessa técnica garantem que com o passar do tempo é possível otimizar o tempo e fazer tudo que precisa ser feito no tempo estipulado.

Além dessas dicas, é claro que evitar mexer nas redes sociais para dar aquela olhadinha é essencial, pois, muitas vezes, perde-se um tempo precioso nas redes, estes que poderiam ser usados para responder alguém, tirar uma pausa ou comer algo.

Conclusões finais

Claro que não é fácil se adaptar à realidade do home-office que, para muitos, foi nova. Mas é possível, principalmente se você colocar em vista que essa é a melhor maneira de trabalhar para se manter seguro do covid-19.

Além disso, é uma excelente forma de exercitar sua disciplina e compromisso com o que você impõe como meta, sendo uma importante ferramenta para qualquer tipo de objetivo que você venha a estabelecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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