Mulheres jovens são as que mais procuram atendimentos psicológicos online em 2021
Segundo levantamento realizado pelo Grupo Conexa, junto com a Psicologia Viva, 76% dos pacientes que procuram por atendimentos psicológicos online são mulheres, com a faixa etária mais frequente entre 25 e 30 anos (23,7%). Os dados têm como base as quase 300 mil consultas realizadas por meio das plataformas de telepsicologia entre janeiro e abril de 2021.
“Historicamente, as mulheres sempre se cuidaram mais. Quando percebem que algo não está bem na saúde física ou emocional, procuram por ajuda médica. Os homens relutam mais”, destaca a psicóloga Luciene Bandeira Melo, diretora da Psicologia Viva.
Sobre a faixa etária de 25 a 30 anos ser a que mais procura por atendimento, Luciene explica que nessa fase, em geral, a que a mulher está no auge dos relacionamentos afetivos, saindo de casa, com desafios na carreira ou com outros novos desafios que fazem com que ela procure por terapia.
As sessões online possibilitam aos pacientes maior comodidade, segurança neste momento de isolamento social e flexibilidade de horário. Dados da Conexa Saúde e da Psicologia Viva também mostram que o horário com maior pico de atendimento é após às 19 horas (13,08%) e às 18 horas (12,8%).
“O que nos mostra uma ligação direta com o horário do trabalho. Muitas pessoas preferem fazer suas sessões depois do expediente, com maior procura no início ou no meio da semana. Nossos dados mostram que o dia de maior acesso é quinta-feira (21,03% das consultas), seguido da segunda (20,17%) e quarta-feira (20,14%)”, acrescenta Luciene.
Sobre a Conexa Saúde
Player de saúde digital e maior plataforma de telemedicina da América Latina, a Conexa Saúde gerencia 16 milhões de pacientes com a ajuda de 67 mil profissionais de saúde, em 23 especialidades.
Foi fundada no Rio de Janeiro, em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária. Em 2017, reformulou seu modelo de negócios e se tornou uma plataforma de telemedicina, com a missão de revolucionar o acesso à saúde de qualidade, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada. Por meio da plataforma de telemedicina, promove a conexão entre pacientes e profissionais de saúde, obedecendo protocolos médicos e de segurança da informação de alta confiabilidade e privacidade.
Em março deste ano, uniu-se à Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina, fundada em 2015 em Belo Horizonte. Atualmente, a empresa conta com mais de 10 milhões de vidas cobertas, mais de 3300 psicólogos ativos, 65 mil consultas realizadas mensalmente e mais de 315 clientes B2B.
Entre as soluções B2B oferecidas, estão: licenciamento da plataforma de telemedicina para hospitais e operadoras de saúde e programa de cuidado integrado para colaboradores e clientes de empresas (que conta com telemedicina, telepsicologia, telenutrição, acompanhamento de crônicos e gestantes, entre outros). Também atua no segmento B2C com docpass (aplicativo de pronto atendimento virtual 24h, que também conta com oferta de diversas especialidades médicas, psicologia e nutrição) e iMedicina (software de agenda e prontuário eletrônico usado por milhares de médicos).
Na carteira de clientes, estão hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes empresas do varejo e do setor financeiro, como Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Magazine Luiza, Seguros Unimed, Intermédica, entre outros.
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