Propriedade intelectual é o tema do próximo episódio do podcast Vozes da Lei
O podcast Vozes da Lei recebeu o advogado e engenheiro industrial, Gabriel Di Blasi para conversar sobre propriedade intelectual, marcas e patentes, e franquias e startups. O profissional atua ativamente como mentor na Endeavor Brasil, Inovativa Brasil e Templo Ventures. É Chair do CET2 (Design) da FICPI (Intl Federation of IP Lawyers), membro do Comitê de Enforcement da INTA (International Trademark Association), e do Comitê Biotech da AIPPI (Intl Association for the Protection of IP). Além de ser membro do Comitê Jurídico da ABF (Associação Brasileira do Franchising) e Vice Presidente da ABAPI (Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial). Também é membro responsável pela área de PI e assuntos regulatórios da FIESP (Comissão de Biotecnologia da Federação Nacional das Indústrias do Estado de São Paulo) e associado-fundador e membro do conselho deliberativo do IrelGov (Instituto de Relações Governamentais).
Durante o papo, Di Blasi explicou o que é propriedade intelectual e todos os seus segmentos como o direito autoral, a propriedade industrial e a proteção sui generis. O advogado também comentou sobre o tempo que demora para se obter os direitos de propriedade intelectual. “Para registrar uma marca leva de um a dois anos. A patente é mais longa por conta das fases que são necessárias para obter o direito, mas varia de 4 a 6 anos. Porém no Brasil, esse tempo está maior por conta das deficiências de estruturas do INPI e pode levar até oito anos. Já no caso do desenho industrial, demora em média, seis meses”, afirma Gabriel.
O advogado também explicou que o registro de marca não custa caro, em torno de R$ 2 a 3 mil, e como a marca é um bem tangível e que pode ser negociável. “O custo benefício de registrar e proteger a sua marca é muito baixo em relação aos prejuízos que você pode ter caso não tenha o registro”, afirma Di Blasi. Com relação a patentes, o custo varia entre R$ 10 a 15 mil.
O podcast está nas plataformas Spotify, Deezer, Castbox, Pocket Cast, Google Cast e Apple Cast.
O VOZES DA LEI
Segundo o Ibope, cerca de 16 milhões de brasileiros escutam podcast diariamente. De 2018 para 2019, o número de ouvintes cresceu 67% de acordo com o estudo realizado pela Deezer. Aproveitando a crescente deste formato de conteúdo nasce o Podcast Vozes da Lei com o apoio do 15o Cartório de Ofício de Notas do Rio de Janeiro.
A proposta do podcast é convidar personalidades do mundo jurídico e legislativo para conhecermos melhor os homens e mulheres que dedicam suas vidas ao cumprimento da tão famosa justiça, feita pelos homens, que a cada vez mais se torna protagonista dos principais noticiários, e que durantes séculos sofre modificações e atenuantes. Advogados, juízes, desembargadores e até mesmo ministros serão convidados para contar como esse diálogo entre o homem e a justiça é conduzido. Nossos entrevistados estão na mídia nacional e buscam em suas falas modernizar de acordo com a lei a justiça brasileira.
Três jornalistas estão no comando do PODCAST Vozes da Lei: direção e apresentação de José Ronaldo Müller, produção executiva de Patricya Reis Oliveira e edição de Jorge Ramos.
*QUEM FAZ*
Apresentação e direção: José Ronaldo Müller – jornalista de carreira consolidada no eixo Rio de Janeiro e São Paulo com mais de 15 anos de experiência. Com um currículo impecável com MBA em Film and Television Business, tem conhecimento de estética e fotografia e mídia digital. Trabalhou com inúmeros colunistas como Zózimo, Ibrahim Sued, Hildegard Angel e Ricardo Boechat. Seu site (www.zeronaldo.com) tem mais de cinco anos de conteúdo diversificado e exclusivo.
A produção executiva do podcast fica a cargo da jornalista Patricya Reis Oliveira, com mais de 26 anos de carreira, já trabalhou em grandes veículos da imprensa nacional, como TV e Revista Manchete, Revista Contigo, Ediouro entre outras. É especializada em RP Digital e relações com a mídia. Ajuda empreendedores e marcas a se conectarem com imprensa, influenciadores e clientes com as mídias tradicionais e digitais.
Na edição está Jorge Ramos que tem 30 anos de experiência na área de comunicação social atuando como âncora, narrador, comentarista e produtor. Está na EBC há 11 anos como comentarista esportivo na Rádio Nacional e TV Brasil, além da participação diária nos programas Bate Bola Nacional, Repórter Rio, No Mundo da Bola e Stadium.
Desde 2005 é âncora do programa Painel da Manhã, na Rádio Roquete Pinto, no ar de 2ª a 6ª feira, das 7 às 10h por 14 anos.
Jorge Ramos ganhou o Prêmio de Narrador mais Ouvido de 2017 pela U.Book e trabalha em parceria com Bruno Alex na sonoplastia.