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Marketing boca a boca: em época de hiperconectividade, a confiança tem um papel significativo na influência

Seres humanos são naturalmente mais suscetíveis às recomendações feitas por pessoas em que confiam e, para verificar a receptividade do mercado e dar visibilidade aos lançamentos, grandes marcas exploram o marketing mais antigo do mundo

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“Nada é mais influente do que uma recomendação de alguém de confiança. Essa fonte confiável pode influenciar uma pessoa mais do que qualquer tipo de mensagem em qualquer meio tradicional. Um influenciador é o Santo Graal da publicidade”. A frase de Mark Zuckerberg continua sendo atual e não há números que deixam mentir. Numa plataforma que concentra em torno de 1.79 bilhões de usuários ativos diariamente parece, aos olhos de profissionais do marketing, um terreno bastante fértil.

E é mesmo. O marketing boca a boca, também conhecido como Word of Mouth e Buzz Marketing, não se restringe apenas às estratégias de pequenas empresas e, em épocas de hiperconectividade como a que estamos vivendo, tem se mostrado uma das mais bem-sucedidas. Não é à toa que grandes corporações têm apostado neste formato de publicidade, aliando-se a pessoas reais dentro das plataformas digitais, como o Instagram, para dar visibilidade às suas marcas e escalar vendas com o público consumidor.

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A estratégia é simples: receber produtos em casa para experimentar e, em troca, de maneira autoral, compartilhar a experiência com os amigos nas redes sociais. O que vale aqui não é um post patrocinado, mas sim mostrar as impressões e as experiências com aquele produto, de forma mais sincera e íntima possível. “Este tipo de marketing, que promove aos consumidores a oportunidade de fazer parte dessa vivência e de compartilharem suas impressões e opinião é a melhor maneira de influenciar, já que fomenta uma discussão orgânica e efetiva. Não é a empresa que determina o conteúdo que será publicado, mas sim a experiência do consumidor com a marca. Mas, para de que de fato o objetivo seja alcançado, é preciso ajustar o produto à persona, que tenha afinidade com a marca para criar um conteúdo criativo e relevante”, explica Joel Amorim, diretor da The Insiders.

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A The Insiders é uma agência de marketing boca a boca que conecta marcas a consumidores reais. Com uma área exclusiva de selecionadores profissionais, a The Insiders analisa o perfil dos inscritos em sua base, seleciona aqueles que têm afinidade com a proposta da marca e organiza o envio de produtos para serem testados e avaliados por eles. “Uma pessoa que tem o perfil para uma campanha de uma determinada marca, não necessariamente terá para as demais. No processo de seleção para o envio dos produtos, selecionamos quem tem os valores alinhados ao que queremos divulgar. O maior erro que se pode cometer é não entender para quem está direcionando a mensagem que quer propagar”, completa Amorim.

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E engana-se quem acha que essa estratégia é utilizada com influenciadores. Bem pelo contrário. “Pessoas confiam em pessoas próximas, por isso grandes marcas apostam em consumidores reais que possam espalhar boas percepções sobre o seu produto. Com as redes sociais, o cliente tem voz ativa sobre o que consome e o marketing boca a boca é a melhor estratégia para conquistar defensores para a marca e, consequentemente, acelerar os processos de compra e fidelização pelo produto”, ressalta o executivo, que finaliza, “é a humanização do processo de marketing, já que ninguém melhor que um consumidor para repassar a experiência com o produto ou serviço”.

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SOBRE A THE INSIDERS

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Com nove anos de mercado, a The Insiders é uma empresa que conecta marcas a pessoas reais com o objetivo de impulsionar campanhas publicitárias com o uso de consumidores reais com alto engajamento. Com uma base de mais de três milhões de pessoas cadastradas, a empresa seleciona os participantes da campanha alinhados ao perfil desenhado pelos clientes e envia um kit com os produtos a serem testados e divulgados de forma totalmente autoral em suas redes sociais.

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