Cotidiano

Entrevista de última hora: Você está preparado?

Quando uma empresa divulga uma vaga, o recrutador tem o desafio de selecionar, entre os inúmeros currículos que recebe, os que melhor correspondem ao perfil desejado. Muitas vezes, ele tem urgência de concluir o processo seletivo, o que o leva a convidar os candidatos para a entrevista de última hora. Com um mercado de trabalho desaquecido, esse contato pode ser a chance de o profissional sair de uma imensa fila em busca de um emprego, mas, para isso, ele precisa estar preparado.

Segundo Tadeu Ferreira, consultor de carreira e diretor geral da Aprimorha, o candidato deve encarar a entrevista como um bate-papo. “O ideal é que ele desenvolva um autopreparo para estar sempre capacitado e não somente para um momento como esse, de uma entrevista inesperada. E a melhor forma é ter na cabeça o storytelling da sua carreira bem claro, saber o que e como contar sua trajetória. Isso facilita a levar o processo como algo normal”, acrescenta.

Para ele, é importante, ainda, que o profissional não se apegue ao formato da entrevista. “Sendo presencial, por exemplo, ele não precisa se preocupar em ir para casa para trocar de roupa. Na dúvida, ele pode perguntar ao entrevistador se há algum problema em ir com o uniforme da empresa onde trabalha atualmente, se for o caso. Se for on-line, e uma vez que já esteja em home office, ele deve se atentar ao dress code”, explica.

Saiba mais >>   Ceat, Em Santa Teresa, Abre Inscrições Para Pré-Vestibular Comunitário
Por fim, todo esse processo pode gerar uma ansiedade capaz de fazer o candidato se esquecer do básico, como buscar informações sobre a empresa, os stakeholders envolvidos na vaga e sobre o cargo pretendido, e entender a dinâmica do recrutador. “Se o prazo entre o convite e o horário da entrevista for muito curto, e ele não tiver tempo suficiente para levantar essas referências, ao começar o bate-papo, ele não só pode, como deve perguntar. Além de demonstrar interesse, isso vai ajudá-lo a responder às perguntas de forma mais assertiva e com mais naturalidade”, recomenda Ferreira.

Sobre a Aprimorha

Fundada em 2014, em Campinas (SP), a Aprimorha é uma empresa de consultoria de carreira e orientação profissional que atua com um método próprio e inovador para gerar resultados reais. Seu time é altamente qualificado e alinhado às oportunidades do mercado atual, prestando um atendimento personalizado, de acordo com o perfil e objetivo – orientação profissional, recolocação, ascensão ou transição de carreira – do assessorado. A Aprimorha utiliza estratégias integradas, baseadas no entendimento técnico da função, para direcionar o profissional aos RHs e headhunters de forma mais assertiva. Além de Campinas, a empresa possui consultores em São José dos Campos (SP) e Belo Horizonte (MG). Em sete anos, já assessorou mais de quatro mil profissionais e efetivou recolocações em 18 estados brasileiros e oito países.
Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]