Dr. Aldo Vasconcelos responde as 6 principais dúvidas sobre preenchimento labial.
O especialista aborda contraindicações, riscos, tempo de recuperação e muito mais.
O preenchimento labial está com tudo e se transformou um dos procedimentos queridinhos dos famosos, frequentemente nos deparamos na web com alguma celebridade que preencheu os lábios buscando uma maior satisfação estética, mas muitas dúvidas e mitos ainda cercam o método. Pensando nisso, convidamos o Dr. e especialista Aldo Vasconcelos para acabar com suas dúvidas. Confira a entrevista:
- Quais são as principais contraindicações para preenchimento labial?
Dr. Aldo: Há alguns pacientes que não devem se submeter ao preenchimento labial, tais quais: pacientes com doenças autoimunes ou oncológica, com lesões no lábio ou na cavidade oral, com herpes, alérgicos ao ácido hialurônico e gestantes ou lactantes.
- Existe alguma possível inflamação grave que possa acontecer após o procedimento?
Dr. Aldo: Sim, mas são casos raros. O que ocorre, de modo geral, é uma reação inflamatória aguda e costuma durar até 72 horas. Neste período, pode-se observar alguns sinais da inflamação como: edema, calor, rubor e dor. O profissional deve informar ao paciente, antecipadamente, como será o pós e como ele deverá proceder.
Uma situação frequente, por exemplo, é o edema após o preenchimento labial, no qual é comum ocorrer um inchaço nos primeiros dias. Portanto, o paciente precisar estar ciente que esse inchaço irá diminuir de maneira gradual no decorrer dos dias e que ter esse tipo de sintoma está dentro da normalidade esperada.
- Quais os maiores riscos do preenchimento?
Dr. Aldo: Necrose. Por isso, todo procedimento deve ser realizado por um médico capacitado.
Algumas complicações são simples e fáceis de solucionar, como inchaços e hematomas, mas outras são mais graves e demandam uma resposta rápida do profissional.
Obstrução vascular em áreas próximas ao nariz, têmporas, área dos olhos, podem inclusive causar cegueira.
- Como sei se posso fazer o procedimento?
Dr. Aldo: Após avaliação profissional, você saberá se está apto para realizar o procedimento. O preenchimento labial é indicado para pacientes com lábios finos;
Pessoas com lábios desproporcionais, sendo o inferior ou superior muito mais fino que o outro, pacientes que perderam o contorno e o volume dos lábios devido ao envelhecimento e para homens e mulheres que possuem rugas na parte superior dos lábios.
- Errei na mão e coloquei demais. E agora? É reversível?
Dr. Aldo: Esse tipo de reversão é feita com a enzima hialuronidase, a qual degrada o ácido hialurônico. No entanto, existem pontos negativos desse tipo de procedimento, pois toda vez que essa substância é usada, além de destruir o produto injetado, também degrada o ácido hialurônico natural do organismo.
- Qual o tempo de recuperação?
Dr. Aldo: O preenchimento labial não exige que o paciente repouse após as aplicações, podendo dar continuidade às suas atividades no mesmo dia, uma vez que não é uma intervenção estética cirúrgica. É esperado que a pessoa note inchaço nos pontos tratados até 48 horas depois da sessão, que pode ser aliviado com uma bolsa de gelo no local.