Vida e Saúde

Entenda o impacto dos refrigerantes na sua saúde bucal

Ads 02

De acordo com uma pesquisa realizada na Argentina, pelo Instituto de Efectividad Clinica y Sanitária (IECS), o brasileiro consome cerca de 61 litros de refrigerantes todos os anos. 

Além disso, estima-se que aproximadamente 15% da população têm o hábito de ingerir essa bebida mais de cinco vezes na semana – isso é o que indica os dados divulgados pelo IBGE, em 2019.

Contudo, além de possuir um alto teor calórico, os refrigerantes não apresentam nenhum valor nutricional, podendo ser um dos principais causadores de doenças crônicas severas, como o diabetes tipo 2, as patologias cardiovasculares e o desenvolvimento de enfermidades hepáticas.

Ads 03

O que faz com que eles sejam tão prejudiciais é a sua composição rica em açúcares, xarope de milho, ácido fosfórico, frutose, sal, entre vários outros ingredientes naturais e artificiais, que impactam negativamente em diferentes partes do organismo, inclusive na saúde oral.

Impactos do refrigerante na saúde bucal

Por ser uma bebida com alta concentração de carboidratos, o refrigerante é um dos principais responsáveis pelo surgimento de cáries e por diversos danos à cavidade oral.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Agosto Azul: UPA Zona Leste alerta para prevenção da hipertensão em homens 

Esses problemas acometem pacientes de todas as faixas etárias e podem ter resultados graves e permanentes.

Aumento da acidez oral

Ads 04

Sendo uma bebida ácida – devido à adição de gás carbônico e em decorrência dos subprodutos do açúcar –, o refrigerante aumenta a acidez oral e provoca a erosão do esmalte dentário, auxilia no processo de desmineralização do dente e deixa essas estruturas mais expostas à ação bacteriana.

Como resultado, os pacientes desenvolvem problemas de sensibilidade dental, aumento na incidência de cáries, inflamações gengivais que ameaçam as estruturas de sustentação dental – e os tratamentos odontológicos, como o implante dentario – e, em combinação com outros problemas, pode causar a perda do dente.  

Escurecimento dental

Além disso, como os corantes utilizados na fabricação desses drinques são bastante concentrados, em combinação com a erosão causada pelos ácidos, essas bebidas provocam manchas nos dentes e são capazes de acarretar em danos à porcelana da lente de contato dental.

Ads 05

Assim, é bastante comum que os profissionais da odontologia recomendem evitar o consumo dessa bebida, para evitar o surgimento de cáries. 

Saiba mais >>   Pedro Pimenta inaugura a 1º clínica de amputados para amputados do Brasil

No entanto, esses corantes alimentares também auxiliam na redução da efetividade de tratamentos cosméticos, alteram o tempo de duração de procedimentos e ainda prolongam as sessões necessárias para concluir o clareamento dental.

Como diminuir o consumo de refrigerantes

A alimentação costuma provocar a produção natural de uma substância química conhecida como dopamina. Ela é responsável por instaurar uma sensação de prazer, toda vez que concluímos uma tarefa importante para a sobrevivência.

Contudo, a ingestão de grandes quantidades de açúcares faz com que o nosso sistema nervoso produza uma dosagem ainda maior desse hormônio. Isso leva as pessoas a entrarem em um círculo de dependência dessa substância.

Por isso, reduzir o consumo, ou cortá-lo de vez, do dia a dia pode ser benéfico para os pacientes de todas as idades. Algumas ações que auxiliam na redução desse consumo são:

  • Substitua o refrigerante por água saborizada ou suco de fruta natural;
  • Permaneça hidratado, pois recorremos ao refrigerante quando estamos com sede;
  • Evite ter a bebida em casa;
  • Substitua a necessidade de doce por uma opção mais saudável;
  • Descanse bastante e evite a fadiga.
Saiba mais >>   Infarto ou ansiedade?

Como prevenir danos a saúde bucal

Muitos pacientes – especialmente os que possuem o aparelho dental invisivel – acreditam que escovar os dentes logo em seguida, evita o aparecimento de manchas dentais e as cáries. No entanto, esse hábito pode prejudicar ainda mais a integridade bucal.

Isso porque, como os ácidos do refrigerante amolecem o esmalte dentário, esfregar a região com a escova faz com que os danos sejam amplificados. Uma vez que estamos retirando ainda mais a camada de proteção dental.

Por isso, a recomendação é beber bastante água nos momentos seguintes e aguardar 30 minutos para poder realizar a escovação em segurança. 

Isso porque a salivação natural e a hidratação irão equilibrar o ph bucal e torná-lo alcalino novamente, depois desse período.

Invista em um creme dental com flúor e faça a aplicação profissional de flúor com frequência. Essa substância fortalece o esmalte dentário, diminui a ação bacteriana, corrige os problemas de sensibilidade e os desgastes mínimos.

Outra dica importante é sempre higienizar bem o aparelho invisivel, mesmo que este não seja utilizado durante as refeições. Isso porque esses acessórios podem criar bactérias e prejudicar ainda mais a saúde dos dentes. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]