Por que a Netflix pode ser o futuro dos jogos
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Assim como o Spotify interrompeu o modelo de negócios de pagamento por música, a Netflix está procurando interromper o modelo de negócios de videogame pago. A Netflix anunciou que iria oferecer videogames “no próximo ano” sem nenhum custo extra. Isso seria feito por meio de streaming de videogame.
Nesta análise, pretendemos compreender as razões pelas quais a Netflix está entrando no streaming de videogame.
Estudos como esse possuem uma certa complexidade e precisa de alguém com experiência analítica para chegar em conclusões assertivas, hoje em dia é muito facil, pois existem plataformas para contratação de Freelancer, uma categoria de profissional que você não precisa contratar fixo e sim sob demandas de trabalhos com escopo fechado.
As principais do mercado são Workana, 99 Freelas e BID Digital.
Olhar para sua concorrência e potenciais vantagens competitivas na esperança de descobrir alguma parte de sua estratégia de longo prazo. Dessa forma, acompanhe esse conteúdo.
Como funciona o streaming de videogame
Tradicionalmente, jogar videogame requer três componentes: uma cópia física (ou digital) do videogame, um console para jogar e uma tela. O streaming de videogame, por outro lado, requer apenas uma tela.
O streaming de videogame, também conhecido como “jogo em nuvem”, funciona fazendo com que outro computador execute o jogo para você. Você fornece as entradas, o computador executa o jogo e envia de volta as imagens.
Já que outro computador está executando o jogo, seu hardware não importa – permitindo que você jogue qualquer jogo em qualquer dispositivo capaz de fazer streaming de um filme.
Perda de participação de mercado em streaming
Como a competição dentro do espaço de streaming de vídeo cresceu, a Netflix tem se esforçado para atrair continuamente novos assinantes. No primeiro trimestre de 2021, a Netflix relatou pouco menos de 4 milhões de novos assinantes, bem abaixo de sua orientação de 6 milhões e das expectativas de consenso de 6,3 milhões.
Gestão orientada para apenas 1 milhão de assinantes adicionais no segundo trimestre de 2021, a menor orientação desde 2013.
Embora a Netflix afirme em seu comunicado de imprensa sobre os lucros do primeiro trimestre de 2021 que a concorrência não teve um grande papel na perda de assinantes, os dados de participação de mercado mostram um quadro diferente.
A Ampere Analysis, uma empresa de análise de mídia e conteúdo, afirmou que a Netflix caiu de 29% do mercado em 2019 para 20% em 2020.
Retornos decrescentes sobre gastos com conteúdo
A estratégia de conteúdo da Netflix está falhando. Como todos os concorrentes procuram adquirir talentos crescentes e as licenças para os programas de TV mais populares, os gastos com conteúdo têm aumentado, mas os retornos desses gastos, ou seja, o crescimento de assinantes, caem.
Ou seja, a Netflix está observando uma queda no retorno dos gastos com conteúdo. Sem conteúdo ao vivo e uma falta de verticais adicionais, a Netflix está cada vez mais ficando para trás de empresas como Disney e Amazon, que podem monetizar verticais adicionais junto com suas plataformas de streaming de vídeo.
Capacidade limitada de monetizar conteúdo
Além dos problemas da Netflix com a diminuição da participação de mercado e retornos em declínio, a Netflix também tem uma grave desvantagem: sua capacidade limitada de monetizar conteúdo.
Com apenas um fluxo de receita, taxas de assinantes, não pode multiplicar a receita de uma série de sucesso como seus concorrentes.
Por exemplo, a Disney monetiza seu conteúdo oferecendo mercadorias, criando parques temáticos, organizando cruzeiros e muito mais.
Como resultado, a Netflix é forçada a gastar dinheiro na esperança de criar sucessos de TV que possam atrair novos assinantes, enquanto a Disney pode monetizar seus sucessos passados e atuais por meio de vários canais.
A disparidade na capacidade de monetização colocou um grande contraste entre a Netflix e a Disney, com a Netflix queimando US $ 1 bilhão em fluxo de caixa livre desde o segundo trimestre de 2019, enquanto a Disney gerou US $ 4,7 bilhões em fluxo de caixa livre. Nos últimos 5 anos, a Netflix queimou US $ 11,7 bilhões em fluxo de caixa livre.
Por que a Netflix precisa de jogos em nuvem
Claramente, a estratégia atual de conteúdo exclusivo da Netflix precisa de uma reformulação: a empresa está perdendo participação de mercado rapidamente, vendo retornos decrescentes sobre os gastos com conteúdo e queimando dinheiro em relação aos concorrentes. Daí o streaming de videogame.
Competição em streaming de videogame
Embora o streaming de videogame possa parecer uma ideia revolucionária, o espaço já tem muita concorrência, nenhuma com grande sucesso. Os críticos argumentam que os jogos em nuvem são prejudicados por falhas frustrantes e exigem uma conexão local forte com a Internet.
O Google foi a primeira grande empresa de tecnologia a oferecer esse produto. O Google lançou seu serviço de assinatura Stadia em novembro de 2019 e foi rapidamente criticado por seu baixo desempenho e escassez de jogos.
Desde então, várias empresas têm tentado dar um jeito nisso. Fabricantes de consoles como Xbox e Playstation desenvolveram suas próprias assinaturas, assim como Amazon, Facebook e Google criaram suas próprias plataformas. A fabricante de chips Nvidia também deu uma chance.
Ao todo, a competição dentro do espaço é feroz. Sem conhecimento técnico no espaço, a Netflix pode estar fadada ao fracasso. No entanto, a empresa tem algumas vantagens competitivas sobre empresas como Google e Facebook.
Vantagem competitiva e previsões
Análises completas como essa são essenciais para um andamento de sucesso de um negócio. Se você deseja ter futuros em seus negócios, desenvolva um estudo analítico como esse ou contrate um Freelancer.
A maior fraqueza no plano da Netflix é o fato de que ela não tem experiência anterior em jogos. A empresa parece estar corrigindo esse problema com o recrutamento do ex-Oculus e executivo da EA Mike Verdu, que pode ser a chave para entender o complicado mercado de videogames.
Além desse problema, no entanto, existem algumas vantagens competitivas que a Netflix tem sobre seus concorrentes. Por um lado, a Netflix tem uma tremenda experiência em fornecer conteúdo de alta taxa de bits para telas em todo o mundo.
Quer se trate de algoritmos de codificação ou estrutura de dados, a Netflix tem um tremendo conhecimento da indústria quando se trata de fornecer vídeo de alta qualidade e sem atrasos em todo o mundo.
Além disso, a Netflix também tem uma vantagem competitiva em sua taxa de penetração específica para entretenimento. Em 2020, 52% dos adultos nos EUA tinham uma assinatura atual da Netflix (excluindo todos aqueles que podem ter acesso a uma assinatura por meio de amigos ou familiares).
Ao contrário do Amazon Prime, que a maioria dos adultos só tem para o frete grátis de 2 dias, as assinaturas da Netflix são especificamente para entretenimento. Quando alguém abre o Netflix, está procurando entretenimento. Este não é o caso da Amazon, Facebook ou Google.
Por sua vez, essa expectativa cria uma vantagem para a Netflix, pois provavelmente sugere que a Netflix pode ter uma taxa de adoção mais alta entre seus assinantes. Já que você já tem a assinatura da Netflix e quer se divertir, por que não experimentar os jogos em nuvem?
A maior taxa de adoção potencial da Netflix, por sua vez, significa que, seja por meio do boca a boca ou da cobertura da imprensa, mais pessoas em dúvida sobre uma assinatura da Netflix podem optar por assinar, aumentando seus números. Além disso, o Netflix Gaming poderia potencialmente desincentivar o compartilhamento de contas, pois o progresso do videogame só poderia ser salvo em uma conta.
Por último, a última vantagem competitiva da Netflix é através de sua prevalência em TVs, consoles e muito mais. Hoje em dia, seria difícil encontrar uma única TV e / ou console moderno que não tivesse o Netflix instalado.
Ao contrário do Stadia, Xbox Cloud ou PS Now, que exigem algum tipo de console para funcionar, o Netflix já vem embutido em TVs e consoles em todo o mundo. Isso torna a adoção do streaming de videogame pelo consumidor rápida e simples em relação aos concorrentes.