Vida e Saúde

Ultrassom 3D pelo SUS já pode ser feito

Você sabia que já é possível fazer ultrassom 3D de forma gratuita pelo SUS? Isso mesmo, esse exame que foi por muito tempo um exame pago, hoje já pode ser feito de graça.

Ads 02

Desde o ano de 2020 essa opção já está em uso e tem sido ótima para que os pais tenham um exame de imagem mais claro de seu bebê.

Esse procedimento é indolor, simples e nada invasivo, funcionando a partir da conversão das ondas de som feitas pelo corpo do bebê na imagem.

Dessa maneira, se torna possível ver todos os movimentos que o bebê faz dentro da barriga. Quer saber mais sobre a novidade? Então continue lendo.

Ads 03

É possível fazer ultrassom 3D de graça?

A secretaria de saúde de Santa Catarina informa que a Maternidade Carmela Dutra, que fica em Florianópolis, foi o primeiro local a receber a novidade no país de forma gratuita.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Ainda não se tem uma previsão de expansão para outros lugares no estado, mas as mamães que residem perto do local da maternidade, já podem se beneficiar desse privilégio.

Ads 04

O acesso a esse tipo de exame tem sido feito desde dezembro de 2020 na maternidade local. Mas por conta da demanda, nem todas as mulheres conseguem ter acesso ao exame por falta de uma marcação específica.

Muitas pessoas se questionam sobre o uso dessa ferramenta e para quê ela serve. Bom, o ultrassom em 3D é como se fosse uma máquina fotográfica muito potente que consegue tirar várias fotos e transformar em imagens tridimensionais.

Saiba mais >>   A tecnologia de IA e ECG pode descartar rapidamente a infecção por COVID-19, concluiu o estudo da Mayo Clinic

Dessa maneira, fica mais fácil ver o rosto do bebê com mais clareza. Outra coisa importante é que ele acaba sendo uma ótima ferramenta de avaliação para qualquer complicação que possa aparecer durante a gravidez.

Ads 05

Diferente da imagem tradicional, que são coletadas imagens preto e branco e de apenas um ângulo, o ultrassom 3D consegue oferecer uma imagem mais completa.

Em lugares particulares com tecnologia mais avançada, pode-se encontrar a ferramenta 5D que ajuda a mapear as síndromes mais comuns que causam alteração no feto mesmo com pouco tempo de gestação.

A opção 4D faz com que os pais possam acompanhar o movimento do feto em tempo real, o que ajuda a ver melhor os movimentos dentro da barriga.

Qual motivo de fazer ultrassom?

Diferente do raio X, o ultrassom 3D é o meio mais seguro para que se possa ter um exame de imagem para analisar a saúde do feto.

Com ela, é possível que se saiba problemas de formação e até doenças que não são vistas no exame 2D.

Um estudo feito e publicado pela UFMG fez a comparação da eficiência do ultrassom 3D para que se pudesse dizer sobre a letalidade da displasia óssea nos fetos.

Essa doença é comum de ocorrer quando há uma desorganização benigna na evolução óssea do bebê. Para que se possa entender, o osso é trocado por uma grande quantia de tecido conjuntivo fibroso.

O estudo pode apontar uma sensibilidade de 83,3% e especificidade de 100% para dizer a letalidade da condição. Dentre outros problemas detectáveis, pode-se ver:

  • Defeito na coluna;
  • Malformação no cérebro;
  • Lábio leporino;
  • Malformação nos órgãos internos e externos.
Saiba mais >>   Estrutura humanizada auxilia tratamento cirúrgico pediátrico em hospital SUS de Curitiba

Quais são as principais diferenças entre um exame e outro?

Não faz muito tempo desde a existência do ultrassom 3D para o 2D, mas desde que ela surgiu, ganhou a preferência de muitos pais que desejavam ter em mãos um exame de mais qualidade visual.

O exame 2D atravessa a pele do feto e permite apenas que sejam vistos os ossos e órgãos internos. Já no 3D é possível ver o formato do rosto, olho, nariz, boca, etc.

O mais indicado para quem quer fazer esse exame é que o faça entre a 26ª e 30ª semana de gestação ou 2° trimestre.

Tirando os casos em que o médico pede para que se acompanhe antes por cogitar alguma suspeita de fragilidade na gravidez.

Esse período é o ideal pois acaba sendo possível ver o bebê com mais detalhes e não apenas a sua estrutura óssea.

Depois que se passa da 30ª semana, o espaço que existe dentro do útero acaba ficando menor, e as chances de ver o bebê diminuem. Dependendo também das condições em que o bebê se encontra, como:

  • Sua posição;
  • Estrutura;
  • Volume de líquido amniótico.

A visibilidade pode acabar sendo maior ou menor. Esse tipo de exame de forma gratuita, como dissemos, só tem na maternidade Carmela Dutra, em Santa Catarina.

Porém, para as mães que querem fazer esse exame, clínicas particulares costumam tê-lo, geralmente clínica onde a mulher faz o pré-natal também.

Saiba mais >>   Entenda 3 maneiras de tratar a amigdalite

Em todo caso, há as clínicas especializadas em certos exames que pedem uma tecnologia mais avançada que contam com o ultrassom 3D e até a 5D.

Quanto tempo demora e quanto custa?

Esse exame é bem rápido e dura cerca de 20 minutos. Mas o tempo dependerá também de como o bebê está. Há situações que a mãe tem que dar uma mexida na barriga para que o bebê mude de posição.

Como este é um exame complementar e que não substitui o pré-natal, ele pode custar entre R$ 200 a 600,00. Quem possui plano de saúde geralmente tem a cobertura desse procedimento.

O preço também vai variar de região para região e da clínica a se fazer. De fato, comparado com o exame 2D, ele tem um valor superior.

No entanto, vale a pena para que se possa ver os detalhes necessários.

Conclusão

Por fim, vimos então um pouco sobre o que se trata o ultrassom 3D, como ela é feita, quais as diferenças, vantagens e benefícios de fazê-la.

Quem está ansioso para ver o rosto da criança pode usá-lo como uma ferramenta para matar essa curiosidade. Além disso, ainda conseguirá ver se há algum tipo de problema em sua formação.

Este é um exame muito útil e que apresenta sempre ótimos resultados durante toda a gravidez. Conte aqui se você já o realizou alguma vez e como foi a experiência.

Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outras pessoas.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]