Cotidiano

Casa geminada: o que é

Ads 02

Mesmo que você não saiba o que é uma casa geminada, provavelmente já tenha visto algumas nas ruas de sua cidade. Isso ocorre pois os projetos de casas geminadas são bastante comuns, dado que se trata de um projeto mais econômico.

Passaremos algumas informações sobre casas geminadas, esclarecer como funciona, quais são as especificações do projeto, suas vantagens e desvantagens.

O que é uma casa geminada?

Algumas pessoas misturam o termo “geminada” com “germinada”. No entanto, ao entender qual a diferença entre os dois termos, você vai perceber que o “germinada” tem um significado bem diferente de “geminada”. A palavra “geminada” concerne a algo que está duplicado, lado a lado e é igual a outro. Já a palavra “germinada” vem do verbo germinar e quer dizer crescer, desenvolver.

Ads 03

Desse modo, podemos saber melhor o que uma casa geminada retrata. A casa geminada, pode ser também nomeada de conjugada, é a edificação de duas ou mais casas juntas. Tais edificações repartem de forma proporcional o mesmo lote, numa divisão que acontece conforme a quantidade de edificações.

Saiba mais >>   Quanto tempo duram as peças de aço inox?

A casa geminada tem essa terminologia por causa da estrutura, na qual compreendemos que duas ou mais edificações que compartilham a estrutura, parede, telhado e alvenaria. Ademais, elas podem possuir o mesmo padrão de divisões em seu interior – uma composição interna invertida uma à outra – apesar de não ser uma regra.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Geralmente, essas construções estão dentro e compõem um mesmo condomínio. Uma das grandes vantagens da casa geminada é que trata de um imóvel mais acessível, com um preço mais em conta, tanto na construção como na venda. Isso ocorre pois os imóveis são erguidos em série, proporcionando que o construtor tenha um gasto menor que em outros tipos.

Planta

Ads 04

As plantas de casas geminadas variam de muitas maneiras. Pode ser uma planta para uma casa geminada demasiado, uma casa simples, sofisticada, moderna, térrea, maior ou menos etc.

Para fazer as plantas de casas geminadas, é preciso considerar o estilo de vida dos residentes, pois, como ele estabelece suas necessidades, também irá determinar o estilo e especificações das casas. Ademais, as plantas das casas geminadas também precisam considerar o tipo e o tamanho do terreno onde serão construídas as casas.

Saiba mais >>   Parcelar boleto na submarino? Confira nosso passo a passo

Não se esqueça que as plantas de casas geminadas devem ser feitas por arquitetos e engenheiros. Diante disso, é interessante se tiver a possibilidade de o futuro residente acompanhar o projeto, pois assim será possível tentar solucionar ou atenuar algumas desvantagens que esse modelo de casa apresenta.

Ads 05

E, por falar em desvantagens, agora que você já entende e conhece bem sobre o que é uma casa geminada, é o momento de entender quais vantagens e desvantagens esse projeto tem.

Vantagens e desvantagens da casa geminada

Quando falamos sobre casas geminadas, normalmente, a primeira vantagem e desvantagem que vêm em mente é: preço mais acessível e menos privacidade. No entanto, além desses dois aspectos, tem outros tantos que devem ser avaliados e considerados por quem quer obter esse tipo de construção.

Nos dias de hoje, a casa geminada ganhou seu espaço no mercado imobiliário, principalmente em condomínios. Os donos de terrenos têm aproveitado o momento para erguer casas geminadas e, assim, reduzir e aprimorar os custos de projeto e construção.

Por esse motivo, quem está na busca por um imóvel para adquirir, as casas geminadas podem ser uma ótima alternativa, já que, geralmente, elas têm um valor mais acessível.

Saiba mais >>   Com sobrecarga nas rodovias e frota velha, Brasil desperdiça 30% de combustível

Portanto, quem está pretendendo adquirir uma casa geminada não pode se esquecer que algumas de suas particularidades podem ser um obstáculo, como o fato de que uma casa geminada divide seu espaço com outra.

Cuidados com a regularização

Se você escolheu comprar uma casa geminada, lembre-se dos cuidados com a regularização do imóvel. Na hora de regularizar no cartório de registro de imóveis, será preciso fazer o registro como um “mini” condomínio, proporcionando a simultaneidade de duas ou mais casas, ou separar o lote e alterar em mais de uma matrícula.

Esse ponto é muito importante para evitar possíveis adversidades. É necessário determinar claramente qual parte é espaço comum e qual parte é espaço privativo. Só com essa divisão será possível determinar qual parte é de quem. Cada comprador necessita ter uma propriedade que é apenas dele, para regularizar e responder pelo imóvel, inclusive caso ele queira hipotecar, vender ou alugar.

Aproveite e saiba mais sobre:

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]