História da Chevrolet
Neste conteúdo você vai saber sobre
Você provavelmente conhece alguns carros da Chevrolet, porque os modelos dessa marca são muito vendidos no Brasil e no mundo afora. Mas, você conhece a história da Chevrolet?
A marca que tem em seu catálogo de produtos desde carros superesportivos como o icônico Camaro até carros populares campeões de vendas como o Onix, tem parte de sua origem na Suíça.
Qual a relação da Suíça com a história da Chevrolet?
Um dos criadores da marca americana pertencente ao grupo General Motors, que é uma das mais vendidas mundo afora, nasceu na Suíça, apesar de que foi nos Estados Unidos que Louis Joseph criou a empresa junto de seu sócio, William Durant no ano de 1911 em Michigan.
Quem foi William Durant?
William Durant largou os estudos para se tornar empreendedor vendendo cigarros, e depois vendendo o que ele realmente entendia: carruagens.
Fundou então, no final do século 19, juntamente com seu sócio, uma montadora de carruagens. Crítico ferrenho de automóveis, por causa da poluição exagerada desses veículos, o norte americano mudou de ideia quando o governo criou regulamentações mais rígidas para combater a insegurança dos automóveis na época.
Essa interferência do governo levou muitas empresas automobilísticas à falência e William Durant viu então a oportunidade de construir sua primeira empresa do ramo: a Buick. Com o sucesso que fez, depois de alguns anos ele fundou a General Motors e foi então que se juntou ao engenheiro e piloto suíço, conhecido por criar carros muito velozes, Louis Chevrolet.
Louis Chevrolet e a história da Chevrolet
Muito prestigiado como engenheiro, Louis Joseph Chevrolet foi morar nos Estados Unidos para trabalhar na Fiat, mas acabou se juntando ao fundador da General Motors para aprimorar o motor da Buick que, após ter o motor criado por ele, venceu 161 corridas nacionais e bateu 11 recordes de velocidade.
Em parceria com o Fabuloso Billy, como era chamado William Durant, criaram no dia 3 de novembro de 1911, a Chevrolet Motor Car Company.
Como bom piloto que era, queria criar logo de cara um modelo potente para manter seu nome ao invés dos carros populares que seu sócio queria produzir, já que o modelo de produção fordista começava a ficar famoso.
Dessa forma, o piloto venceu mais uma vez e a sua escolha foi realizada. Nascia assim o primeiro carro da história da Chevrolet.
Qual foi o primeiro carro da história da Chevrolet?
O modelo Classic Six, primeiro carro da Chevrolet, era bem mais caro que os Ford T, mas bem mais poderoso com um motor de seis cilindros e transmissão de três marchas, o possante também chamava a atenção por sua aparência europeia. Isso não foi por acaso, afinal o criador que era suíço pediu para que um projetista francês fizesse o design do veículo e foi o que aconteceu.
Essa mistura de Europa com Estados Unidos fez muito sucesso e isso ficou ainda mais evidente na parceria da Chevrolet com a Opel. Parceria esta que trouxe modelos como o Corsa e o Astra para o Brasil.
Expansão da história da Chevrolet
Com tanta discordância de projeto, o suíço vende sua parte da empresa para seu sócio William que, então, com a GM capitalizada por ser uma grande empresa do mercado automotivo na bolsa de valores, adquire muitas outras fabricantes grandes como a Pontiac e a Cadillac.
Apesar de o foco ser os carros mais baratos, a Chevrolet lança o Corvette, o superesportivo que ganhou o coração dos entusiastas. Com a produção enorme de caminhões para a Segunda Guerra Mundial, principalmente o modelo G7100, a empresa do grupo GM se tornou uma das maiores montadoras do mundo. E o sucesso chegou ao Brasil.
História da Chevrolet no Brasil
Apesar de chegar ao Brasil em 1930, a marca concentrou as vendas no país somente em carros que seguiam o modelo criado por Louis como o Opala e o Monza. O próprio símbolo da gravatinha só foi colocado em um carro de passeio em 1968, em um Chevrolet Opala.
Depois disso, vieram carros icônicos que marcam o nosso país até hoje. Carros como o Chevette, como o Vectra, foram desenhando a história de uma das maiores vendedoras de carros no Brasil.
Hoje, com uma linha de carros mais tecnológica, como Cruze, Sonic e o mais vendido da marca, Ônix, a montadora se mantém sempre atual.
Futuro da Chevrolet
A montadora não para por aí e já se planeja para as novas tendências que vem por aí: os carros elétricos.
Apesar de ser uma tecnologia ainda cara, a marca também está presente no mercado de energia limpa que parece ser o futuro da indústria automotiva, com o Chevrolet Bolt.
O carro já pode ser encomendado no site da Chevrolet e é limitado ainda, mas com o tempo isso tende a se tornar mais comum. O futuro dirá, mas uma coisa é certa: a Chevrolet está preparada, afinal, a empresa comemora, em novembro, 110 anos de história. E o seu slogan demonstra o futuro da história da Chevrolet: Find new roads.