Confira os 5 Principais Pratos Típicos do Nordeste
Neste conteúdo você vai saber sobre
Os pratos típicos do Nordeste estão na lista dos melhores do Brasil e quem ainda não conhece vale a pena conferir.
A culinária nordestina possui sabores bem marcantes e fortes. Ela é famosa por ter muita diversidade e formas distintas de preparo.
Essa culinária sofreu influências de outras nacionalidades, como portugueses, franceses, holandeses e africanos. Isso porque esses povos viveram por muitos períodos em solo nordestino e assim deixaram uma contribuição com seus hábitos e gostos alimentares.
A experiência de se degustar com a gastronomia nordestina costuma ser marcante e única, principalmente por ser uma comida sempre bem temperada.
Neste artigo, será possível encontrar cinco pratos típicos dessa região e que são muito procurados por turistas.
Pratos típicos do Nordeste
No Nordeste, a mesa é farta de frutos do mar, peixes, carne bovina, carne caprina e vegetais.
Confira os principais pratos desta região.
- Tapioca
A tapioca é feita com a fécula da mandioca ou farinha da mandioca, ou ainda polvilho, como é mais conhecida. A sua origem veio dos índios, mais precisamente dos tupis-guaranis. Porém, os colonizadores aproveitaram e também utilizam sua própria técnica.
Geralmente, a tapioca é feita utilizando a manteiga de garrafa, coco e recheios típicos, como queijo coalho, carne de sol, frango e entre outros.
Além dessa tapioca recheada, a farinha de mandioca ou polvilho também é usada para preparar pão de queijo.
O sucesso da tapioca transcende as terras nordestinas e é sucesso em todo país ganhando outras versões. Na região Sudeste, por exemplo, a versão ganhou muitos recheios e principalmente doces, de chocolate a doce de leite.
- Acarajé
Prato típico da Bahia, a origem do acarajé é africana.
O acarajé nada mais é que um delicioso bolinho de feijão fradinho com gengibre, alho, cebola e sal recheado com camarão frito.
O bolinho é dividido ao meio e recebe recheios de caruru, vatapá, tomate picado e camarão.
Mas tenha cuidado ao responder se prefere o acarajé quente ou frio, pois isso não diz respeito a temperatura, mas sim a quantidade de pimenta no alimento. Quanto o acarajé for quente, mais pimenta ele terá.
- Moqueca
A moqueca é um prato de peixe cozido, muito consumido no estado da Bahia.
No Espírito Santo, Amazonas e Pará também há o prato com variações típicas dessas regiões.
Tradicionalmente, o prato é preparado numa panela feita de barro e o peixe é cozido com camarão e outros frutos do mar. Além de ser regado a bastante azeite de dendê e leite de coco, o prato é bem temperado.
Para acompanhar é feito um pirão, que nada mais é que o caldo do peixe cozido com farinha de mandioca.
- Vatapá
O estado da Bahia tem uma culinária bem rica e consumida. O vatapá é mais um desses pratos, ele é feito com leite de coco, fubá ou farinha de rosca, amendoim, castanha de caju, pão, pimenta, camarão e azeite de dendê.
A consistência do prato é um creme que pode ter o arroz como acompanhamento ou ainda pode ser usado para rechear o acarajé.
- Cuscuz
A origem do cuscuz é africana, esse prato é muito consumido no nordeste e no norte do país, mas com suas variações regionais.
A base é a farinha de milho. No Nordeste costuma ser consumido em todas as principais refeições do dia, podendo ser acompanhamento ou mesmo ser o prato principal. Pode ser acompanhada de leite, manteiga, carne de charque ou ovos.
A versão doce é feita com tapioca e também é consumida em outras regiões do país.
Confira também: Como manter uma boa alimentação
O nordeste é rico na culinária e no turismo
Além das praias que atraem bastante o turista, a culinária é um dos maiores atrativos da região. Muitas pessoas viajam milhares de quilômetros para conhecer de perto as belezas e pratos desta região.
Quem já provou garante que é uma das melhores experiências gastronômicas, não só do Brasil como do mundo.
E você, já experimentou alguma dessas comidas nordestina? Se sim, deixe sua opinião sobre o que achou.