5 Plantas Medicinais que Você pode Cultivar na sua Casa
Neste conteúdo você vai saber sobre
Além de arborizar a sua casa, trazendo um frescor e uma decoração, as plantas podem ser utilizadas de forma medicinal, para tratar dores e diversas condições de saúde. Não por acaso, a fitoterapia faz parte da medicina milenar de diversas culturas, que explora as diversas propriedades naturais presentes nas plantas através de infusões, cápsulas, óleos essenciais, temperos e chás.
Trouxemos, para você, cinco plantas medicinais que você pode cultivar facilmente na sua casa. Entre nossos critérios, escolhemos plantas que se adaptam bem ao clima do Brasil. Além disso, escolhemos plantas fáceis de se encontrar em lojas de jardinagem. Por fim, outro critério importante foi a relevância medicinal da planta.
Além disso, escolhemos plantas de porte compacto e de uso versátil. Você pode cultivá-las em vasos, em uma horta, em um jardim suspenso, em decks, sacadas, ou como quiser.
Camomila
A camomila é uma erva utilizada no mundo todo como um calmante natural para ansiedade, além da redução de inflamação, dor e inchaço.
No Brasil, a forma mais popular de consumo medicinal da camomila é através da infusão, feita a partir das folhas e flores da planta.
A camomila também pode ser encontrada em cápsulas, muito utilizadas em tratamentos de quimioterapia para conter a náusea.
Aloe Vera
Aloe Vera é uma planta medicinal popularmente conhecida como babosa. Das suas folhas carnudas e suculentas, é extraído um gel, que segundo o Meu Verde Jardim, “pode ser utilizado no tratamento de queimaduras, irritações de pele, ferimentos e picadas de insetos”.
Estudos científicos tem mostrado que a seiva da folha pode ser utilizada no tratamento de queimadura, na melhora da saúde digestiva, atuando no tratamento de condições como a Síndrome do Intestino Irritável, além de ser utilizada no tratamento da acne, de cáries, de fissuras anais e infecções na pele.
Não por acaso, essa planta tem sido utilizada medicinalmente por pelo menos 6.000 anos.
Alho
O alho é outra planta de pequeno porte e muito fácil de se cultivar em casa, podendo ser plantado em apartamentos pequenos, desde que se tenha um vaso e um espaço ensolarado.
O alho é um tempero muito popular na culinária brasileira e é famoso por suas inúmeras propriedades medicinais. Diversos estudos têm demonstrado que o alho é um poderoso anti-inflamatório, antimicrobiano e pode atuar na prevenção do câncer.
Também é conhecido que o alho ajuda na redução do colesterol e da pressão arterial.
Erva de São João
Em um mundo de pandemia, explodiram os casos de depressão e ansiedade. A erva de são joão é conhecida como um antidepressivo natural, adequado para auxiliar o tratamento de depressão e ansiedade em níveis mais leves.
Ginseng
O ginseng é um poderoso afrodisíaco natural, também utilizado para o tratamento de diversas doenças. Ele pode ser consumido tanto através de sua forma como chá, quanto a partir de cápsulas e pó, que trazem o extrato da planta e suas inúmeras propriedades medicinais.
Não existem evidências que essa erva pode ajudar em caso de depressão mais severa.
Vale dizer que nenhum dos usos medicinais registrados nesse artigo devem ser feitos sem o acompanhamento e a indicação de um médico.
Qual planta medicinal você vai cultivar na sua casa?