Cotidiano

Qual é o limite de café diário para um adulto?

Ads 02

Todos os dias de manhã é quase uma lei para os brasileiros: acordar, escovar os dentes e tomar um cafézinho preto, mas, o consumo abusivo no decorrer do dia pode ser prejudicial e, por isso, vamos falar sobre qual é o limite de café diário para um adulto.

Sim, isso existe. A cafeína é uma substância viciante assim como muitas substâncias proibidas e, por isso, seu consumo deve ser limitado, pois esse exagero pode ser prejudicial à saúde.

Então, qual é o limite de café diário para um adulto?

Estudos já provaram que o consumo de café pode prevenir problemas de saúde do coração e até doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, mas, é importante saber qual é o limite de café diário para um adulto, pois o uso excessivo pode causar insônia, agitação, irritabilidade e, em mulheres grávidas, o uso exagerado pode causar atraso na formação cerebral do bebê.

Ads 03

Segundo as pesquisas realizadas em 2019, o consumo de 3 xícaras de café, ou seja, 720 ml, pode ser a causa de pressão alta nas pessoas que já possuem tendências genéticas para a hipertensão.

Saiba mais >>   Como tirar gordura das panelas?

Por isso, a dose pode variar de acordo com cada organismo, já que algumas pessoas não sofrem de nenhum problema relacionado à pressão arterial.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Quantidade segura para o consumo adulto

Não existe problema nenhum em tomar café todos os dias, até porque seria impraticável proibir esse costume brasileiro.

Ads 04

Por isso, vamos entender qual é o limite de café diário para um adulto, de acordo com a instituição European Food Safe Authority que afirma que a dose varia para cada tipo de organismo. Acompanhe:

  • Um adulto com boa saúde, que pesa cerca de 70 kg pode consumir, em média, de 300 a 400 miligramas de cafeína diariamente. Isso é o equivalente a 4 xícaras por dia;
  • Crianças, com mais de dois anos e adolescentes podem consumir, em média, 100 miligramas e isso é equivalente a uma xícara diária;
  • Gestantes ou mães lactantes podem consumir até 200 miligramas de cafeína e esse valor é encontrado em 2 xícaras de café coado;
  • Pessoas que possuem sensibilidade à cafeína podem consumir cerca de 100 a 200 miligramas de cafeína no máximo.

Lembrando que essas medidas citadas acima são consideradas pelo café coado, mas o café expresso tem três vezes mais cafeína que esse.

Saiba mais >>   As dores e amores de se fazer política na atualidade

Por isso, ao calcular quantas xícaras de café expresso, devemos levar isso em conta:

  • 125 ml, ou seja, meia xícara, de café coado tem 85 miligramas de cafeína;
  • Enquanto isso, em 30 ml do expresso, já encontramos 60 mg de cafeína.
Ads 05

E ainda, devemos lembrar que a cafeína não está presente somente nos grãos de café, pois ela está presente no guaraná, no cacau e até em algumas ervas para chás.

Portanto, não devemos considerar somente o consumo matutino de café na hora de sabermos quanto podemos beber, já que, esses derivados também podem fazer com que o consumo seja excessivo.

Pessoas que devem evitar o consumo de café

Além de mulheres grávidas e lactantes, existem pessoas que são sensíveis à cafeína. Por isso, essas pessoas devem evitar o consumo diário dessa substância.

Além disso, os cardiopatas e pessoas que fazem academia também precisam evitar. Estes últimos, principalmente, já que, o consumo de suplementos ricos em cafeína faz com que essa substância esteja presente em excesso no corpo dessas pessoas.

Quanto às pessoas que têm problemas no coração, o seu uso não é proibido, mas elas devem usar moderadamente para não sofrerem problemas graves, como a arritmia.

Saiba mais >>   Como melhorar o ambiente para atender melhor as pessoas acometidas de demência

Café é viciante?

Apesar de ainda não haver estudos que comprovem que o produto seja viciante, é comum encontrarmos pessoas que ingerem grandes quantidades, todos os dias.

Por isso, devemos nos atentar para qual é o limite de café diário para um adulto, já que, apesar de não ser comprovadamente viciante, sabemos que algumas pessoas não conseguem diminuir seu consumo diário, mesmo que saibam os prejuízos desse uso.

Ao perguntar para alguém que consome muito café se ela deixaria de tomar café algum dia, a resposta é uma negativa categórica, já que esse consumo se tornou tão natural que esse consumidor não conseguiria nem ao menos diminuir esse uso viciante.

Como armazenar e preparar o café

Hoje em dia, existem muitas formas de preparo do café que pode ser coado em filtros de pano ou de papel e até feito em máquinas, como as do Café Fazenda Floresta, por exemplo.

E, mais importante que o modo de preparo é o grão usado pelas pessoas, já que o maior erro das pessoas é consumir somente café em pó, pois ele perde propriedades logo que ele é moído.

Moer o grão na hora de coar é a melhor maneira de aproveitar todo o aroma que o café tem a oferecer, mas, mesmo assim, não devemos esquecer, de maneira alguma, qual é o limite de café diário para um adulto.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]