Empreendedorismo, Negócios e Economia

Como ser um Freelancer (Plano de seis meses)

Ads 02

Quase todos os dias alguém me pergunta sobre como eu comecei como freelancer. Muitas pessoas reconhecem que eles gostariam de se tornarem freelancers, mas a maioria não sabe por onde começar. É este o medo ea incerteza que os impede de entrar de cabeça.

Desafios como encontrar clientes, o que fazer com o dinheiro, e como configurar seu próprio site pode ser esmagadores no começo – mas o resultado final de ter um negócio freelance bem sucedido fácilmente vale a pena. A fim de ajudar a tornar sua vida mais fácil, eu criei um simples plano mês a mês, que você pode seguir para finalmente alcançar seu sonho de se tornar um freelance.

Deste calendário começa seis meses antes do Dia D (quando efetiuvamente começa sua via de free-lance full time), mas você pode modificá-lo sempre que você precisar para que encaixe nas suas possibilidades. Seu primeiro passo para se tornar um freelancer é escolher a data específica você vai começar  a ser efetivamente um freelancer.

6+ Meses para o Dia-D
Ads 03

Como freelancer, há sempre a possibilidade que você trabalhe um mês ou dois antes de começar a ganhar dinheiro. Você deve começar a economizar tanto dinheiro quanto possível no momento. Tenha por objetivo ter guardado/economizado de 3 a 6 meses o valor de seus gastos (ou, no mínimo, o valor de 1 a 2 meses). Se você está relaxado em seu orçamento pessoal, agora seria um ótimo momento para implementar o sistema de envelope.

Por que o sistema de envelope funciona ? Ele funciona porque você não tem que insistir tanto sobre o dinheiro no começo e pode se concentrar em seu negócio e ganhar clientes. Além disso, dá-lhe tempo para descobrir se freelancing é realmente a melhor opção para você.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
5 Meses e Contando

Seu portfólio vai ser o ativo mais importante para seu negócio. Tenha um portifólio bem concebido. Isso será a porta de entrada para os clientes, que olharão o que você fez, sabe fazer ou pode fazer. Mas saiba que não olharão só para isso, mas para seu site também, seu blog, etc. vendo se ele é profissional e apresentável.

4 Meses para o Dia -D
Ads 04

Agora que seu site está instalado e funcionando, é hora de configurar os perfis de mídia social, especialmente no Twitter, Facebook e LinkedIn. Certifique-se de linkar para seu site e blog todos os seus perfis. Sites de mídia social ajudam a mostrar o seu nome para o mundo antes de você começar freelancing, que irá ajudá-lo a evitar o “Quem é você?” de potenciais clientes.

Saiba mais >>   Como render mais durante o home office?

Comece twitando sobre coisas relevantes, tais como:

  • – Artigos interessantes, links e posts sobre o seu assunto. Você também deve comentar nos blogs sobre os artigos os quais você está twitando, e saiba que isso deixa em cada  blog visitado o seu endereço na web. Você terá uma boa quantidade de tráfego desta maneira;
  • – Novidades relacionadas à sua especialidade;
  • – Suas opiniões sobre eventos na web;
  • – Projetos que você está atualmente trabalhando (faça isso apenas uma vez por dia para evitar o status de spam)
3 Meses faltando..

Comece um blog. Blogue sobre coisas interessantes, hábitos e dicas úteis, as novas tecnologias e tutoriais ou algum jeito especial que você trabalha. O volume de leitores será muito pequeno no início, mas se você continuar escrevendo e adicionando conteúdo relevante, o boca-a-boca vai se espalhar lentamente, mas seguramente. Estabeleça uma meta de escrever um certo número de artigos por semana, e cumpra-lo.

Ads 05

Promova seu blog:

  • – Twitando sobre seus novos posts;
  • – Faça update do status do seu Facebook e seu LinkedIn com seus novos posts;
  • – Tenha botões de retweet e de social bookmarking, assim os leitores podem compartilhar fácilmente com seus seguidores;
  • – Submeta seus artigos  pra sites como Digg, Stumbleupon e outros blogs.

Porque Blogar ? Blogs e mídias sociais ajudam a estabelecer você tanto como um profissional quanto como um expert. Quando as pessoas vêem você no Twitter, e em uma discussão em um blog popular, e eles vêem que você tem seu próprio blog – isso mantém o seu nome em suas mentes. Ele também mostra que você realmente sabe e entende sobre o que está falando, e isso ajuda a gerar negócios. Blogando em seu site-portfólio também aumenta a relevância para os buscadores do seu conteúdo e palavras-chave e aumenta indiretamente e diretamente seu SEO (Search Engine Optimization).

2 Meses…Quase lá!

Pesquise e contrate um plano ou seguro de saúde agora, porque normalmente leva algum tempo para vencer a carência.
Comece procurando pela sua área alguns trabalhos para ter a percepção do tipo de clientes que existem, o que eles procuram e quantos eles estão dispostos a pagar. Se você conhece pessoalmente alguns freelancers, você também pode pergunatr-lhes sobre valores que eles cobram. Eu não perguntaria isso a estranhos a esta questão, pois algumas pessoas gostam de manter seus preços em segredo, mas você pode sempre tentar twitar sobre isso e ver quantas pessoas respondem.

Saiba mais >>   Quanto ganha um dono de vidraçaria

Também é importante considerar o seu mercado alvo. Você está mirando outras agências, advogados, médicos? Você também precisa decidir se você quer cobrar por hora ou pelo projeto e descobrir como você vai fazer a sua cobrança e seus contratos. (Sugiro que você contrate um advogado e faça um contrato modelo).

Dica: Eu pessoalmente uso ou PagSeguro para a cobrar. É rápido, fácil e barato – mais de 99% dos meus clientes preferem pagar por boleto (empresas) ou cartão de crédito (profissionais liberais).

1 Mês… Chegando ao começo !

Vá em frente e dê ao seu empregador um aviso prévio de um mês. Isto irá torná-los mais aptos a lhe enviar algum trabalho no futuro, bem como dar-lhe uma boa referência. Explique a seu chefe que você gostou da companhia e é grato pela oportunidade que lhe deu a trabalhar lá, mas que você está pronto para começar seu vôo solo e se tornar um freelancer. Muitos amigos freelancers que eu conheço tiveram sua antiga empresa onde trabalhavam como seu primeiro cliente!

Dica: Tenha cuidado ao sair, a maioria das empresas tem uma cláusula de não concorrência em vigor. Verifique se você não está de olho nos clientes deles ou usando o trabalho que você fez para a empresa em seu portfolio.

CHEGOU O DIA !!

Parabén, agora você é oficialmente um freelancer!

Em seu primeiro dia, existem várias tarefas pesadas de marketing que você deve fazer:
Mande email para todos os seus amigos, parentes. Mande um pequeno email para seus amigos e/ou contatos no LinkedIn e no Facebook  explicando que você agora é um freelancer em tempo integral. Peça que se alguém precisa de alguém que faça o trabalho que você faz, por favor para lembrar de você. Faça isso apenas uma vez ou você será rotulado como um spammer.

Enviar um tweet dizendo que você é freelancer em tempo integral e procurando trabalho na sua área.

Procure por propostas de trabalho freelance e começar a se indicar para trabalhos. Confira o site Carreira Solo para idéias de por onde começar.

Saiba mais >>   MABE Advogados amplia atuação com duas novas sócias

Pesquise no Twitter termos específicos para procurar pessoas que precisam de um freelancer na sua área. Você pode salvar esta pesquisa como um feed de RSS para se manter atualizado. Tente pesquisar usando termos de sua área, como por exemplo procura OU precisa OU necessita de Programador, por exemplo.

Atualize seu blog com freqüência para continuar trazendo tráfego novo para ele e construindo seu nome cada vez mais forte. Responda blogs e participe de discussões, pois a cada blog que você posta comentários e coloca seu nume e o link do seu blog ou site, mais ele se torna relevante para as buscas, pois mais sites estão com links para o seu, e isso faz o Google por exemplo aumetar sua relevância nas buscas e com isso, aumentado sua reputação.

Os clientes apreciam a velocidade e a precisão de um freelancer. Esforce-se para tert seus projetos terminados antes do prazo e tenha sempre u sorriso no rosto quando falar com eles pelo telefone – serviço ao cliente é tão, senão mais importante do que o trabalho propriamente dito. Os clientes estão mais aptos a perdoar um erro de trabalho, mas nunca uma atitude ruim.

Encontrando trabalho extra

Aqui estão algumas ideias para encontrar trabalho extra no início:
Entre em contato com agências web na sua região e até no seu país para oferecer seus serviços por e-mail. Seja curto e sucinto. Descreva quem você é eo que você faz.
Associe-se por exemplo, com profissionais que possam complementar o seu trabalho ou que você possa complementar o deles.

Escreva para outros blogs de sua área profissional, alguns podem até pagar por isso, mas mesmo que não paguem, seu nome estará em destaque, sem contar um link para seu site, blog ou portifolio. Estes blogs têm muitas vezes bem mais de 10.000 leitores, por isso vale a pena o tempo!

Pergunte aos seus novos clientes felizes por referências e um depoimento.

Faça alguma caridade/trabalho voluntário para ajudar a comunidade, adicione bons trabalhos ao seu portfolio e uma grande exposição.

Ser freelancer não é usar de subterfúgios, mas é uma experiência muito gratificante e agradável.Um pouco de preparação e planejamento pode lhe dar um ótimo caminho para um negócio bem sucedido.

Como você está se preparando para ser um Freelancer ?

Deixe seu comentário e divida sua experiência conosco !

Fonte: Freelance Folder

Leitura complementar: Como colocar trabalho freelancer no currículo: guia completo para 2022/23 – Um guia profissional que os ajudará a colocar o trabalho freelancer no currículo e uma fórmula fácil para atrair 10x mais entrevistas.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]