Banhos de flores para renovar seu astral e cuidar de si mesma
Neste conteúdo você vai saber sobre
Considerada uma crença e até superstição, a prática pode ajudar muito no relaxamento do corpo e da mente
O banho de flores está muito ligado a superstições. Muitos acreditam que cada tipo de flor tem um poder diferente, mas é sempre importante lembrar que o maior benefício dessa prática é o ato de cuidar de si.
Esse tipo de banho é um momento para que você se conecte consigo mesma, concentrando-se em atrair o melhor, cuidar do seu corpo e ter o seu momento de descanso tão especial.
Hoje, vamos contar um pouco sobre essa prática e como trazê-la para seu dia a dia. Vamos lá?
O que é o banho de flores?
Como o próprio nome já diz, esse banho é uma infusão de água quente com as flores de sua preferência. Ele é muito lembrado na primavera, estação ideal para se lembrar desse contato com a natureza, embora a prática possa ser mantida em qualquer época do ano. Na verdade, a prática pode ser feita diariamente.
Antigamente, o banho de flores remetia à ancestralidade e a crenças místicas. Mas, assim como qualquer outro cuidado com o corpo, significa muito mais. Quando você imerge em contato com a mistura, além de um aroma delicioso, cria-se um momento de se reconectar com você, com suas necessidades e com o cuidado que você merece.
O dia a dia já é corrido. Precisamos tirar um tempo para dar uma pausa, relaxar e deixar de lado todas as outras preocupações. Nem que seja só por 20 minutos: é a hora que você cria para ter seu autocuidado.
Quais os benefícios dessa prática?
Quando falamos em banho de flores, quem é supersticiosa pode encontrar inúmeros significados, inclusive a depender da espécie que você usa. Cada uma tem uma representação e visa um objetivo. No geral, tirar esse tempo para você pode ser benéfico porque:
- eleva o campo vibratório;
- ajuda a liberar o chakra cardíaco;
- elimina os pensamentos de baixa vibração;
- traz serenidade e paz;
- é a hora da quebra da rotina;
- ajuda a abrir caminhos;
- é um momento de reflexão;
- é a hora da pausa para descansar o corpo e a mente;
- ajuda no controle da ansiedade;
- promove o autocuidado.
Como preparar seu banho de flores?
O banho de flores é bem simples de ser preparado e pode ser feito todos os dias, sem pesar na sua rotina.
Para o preparo, o primeiro passo é a escolha da flor de sua preferência. Tendo ela em mãos, é hora da ativação: use 1 ou 2 litros de água e vá tirando as pétalas e jogando no recipiente para ferver. Depois disso, coe e espere esfriar um pouco. Está pronto o seu banho diário!
Se você tem uma banheira, use-a, adequando a quantidade de água e a de flores também. Caso não tenha, o banho pode ser despejado do pescoço para baixo, depois da higiene normal.
Quais as melhores flores para usar no banho?
Não existe uma regra quanto a qual flor usar, bem como a quantidade. O mais importante é escolher aquela que faz mais sentido para seu objetivo, seja ela pelo odor ou pelas pretensões místicas.
O que vale na hora do banho de flores é proporcionar um momento calmo e relaxante para o corpo e a mente, certo? As flores mais usadas para essa prática são:
- rosa (todas as cores);
- calêndula;
- lavanda;
- flor de laranjeira;
Essas são apenas algumas opções. Sabemos que nosso país é muito rico em diversidade natural, então é possível usar uma variedade enorme, mudando ao longo dos dias.
Só vale lembrar que, se você tem alguma reação alérgica a alguma planta, evite-a. No mais, é só aproveitar esse tempo com você mesma, com toda calma e relaxamento que o momento pode te proporcionar!