Como Um Site Pode Alavancar As Vendas Da Sua Empresa
A era digital está cada vez dando mais sinais da sua presença em nosso dia a dia em todas as áreas possíveis: computadores e celulares estão basicamente substituindo todos os recursos de entretenimento, tecnologia do trabalho e comunicação. Rumo a se tornar onipresente.
No empreendedorismo não é diferente: a gestão e o marketing também foram digitalizados e quem não entender isso pelos próximos anos estará muito atrasado.
Até mesmo os pequenos negócios estão recorrendo à internet e mais de 50% já possuem websites.
Por isso, viemos abordar como uma empresa pode se beneficiar de um site e alavancar suas vendas.
Um empreendedor de sucesso sempre explora ao máximo os recursos que tem e busca atingir o auge da eficiência para seu negócio. Por isso, não fique para trás e entenda já como você também pode lucrar com a internet.
Por que criar um site de vendas para minha marca?
A pergunta aqui deveria ser: por que não criar um?
Montar um site rápido e prático, aumenta o alcance e a popularidade do seu negócio, leva clientes a consumir mais dos seus produtos, tanto no meio online quanto no meio físico, e ainda tem um custo-eficiência maior do que uma loja física.
Um site serve como uma vitrine da sua marca, que, sem ela, nunca seria possível para um cliente conhecer seu negócio tão à fundo.
Ou seja, nas inúmeras páginas do seu site, além de divulgar seus produtos e serviços detalhadamente para que seus clientes acreditem que estarão comprando corretamente ao escolher a sua oferta, você também deve divulgar a história, os interesses, a visão de mundo, a missão e os projetos da sua marca. Assim, além do benefício direto do produto, você estará dando inúmeras outras razões para o público investir em você.
Em outras palavras, investir em um site é abrir sua marca para o mundo, de maneira que ela tenha inúmeros recursos para ser mais relevante e atingir o público-alvo com mais força e recursos.
Por fim, criar uma marca digital não significa fechar as portas do negócio físico: você pode muito bem manter os dois funcionando concomitantemente e atribuir a credibilidade de um ao outro. Na prática, você estará dando mais uma opção de consumo às pessoas que já são suas clientes e ainda estará se lançando na maior fonte de clientes do mundo.
Basta agora entender as minúcias da criação de um site e como divulgá-los para começar a expandir sua marca exponencialmente.
Como criar um site de vendas para minha marca?
O jeito mais rápido e prático de fazer, principalmente se você não possui muita (ou nenhuma) experiência com design, programação e administração de sites é através de ferramentas desenvolvedoras de site all-in-one (tudo em um).
Através delas, você poderá obter todos os recursos mais essenciais de um site: serviço de hospedagem, domínio, templates, page builder e um sistema de gerenciamento de conteúdo.
Se optar pelas opções mais clássicas, terá que procurar por marcas que sejam referências em cada uma dessas áreas para decidir qual contratar, e então formar contratos separadamente.
Além de tudo, as ferramentas all-in-one são pensadas para empreendedores digitais de primeira viagem, e oferecem um sistema extremamente simples e intuitivo para a criação de páginas. Portanto, são a pedida perfeita para quem quer começar rápido.
Vamos abordar um pouco sobre estas principais funções e o que precisa ser feito para que seu site esteja no ar, com a cara da sua marca, pré-pronto para atender seus clientes digitais.
Domínio
Domínio do site é o mesmo que endereço, na prática. É através dele que você e seus clientes acessarão seu site de vendas, portanto ele deve ser memorável, único e conter o nome da marca.
“netflix.com” é um ótimo exemplo de website. O nome “Netflix” é único e marcante e é exatamente como a grande marca de serviços de streams se chama. Por isso, é fácil de gravar.
Com uma terminação em “.com”, fica ainda mais fácil gravar e acessar este site. Logo, você deve se espelhar neste exemplo e tentar criar algo similar, mas com a cara do seu negócio.
Opte por domínios “.com”, “.com.br”, “.net” ou “.shop” para um site de vendas. São os mais memoráveis e confiáveis.
Algumas ferramentas all-in-one oferecem domínio gratuito em seus planos, mas se preferir também pode assinar um independentemente.
Serviço de Hospedagem
Os dados e o conteúdo do seu site precisam estar armazenados em um servidor. Do contrário, eles não teriam como existir. É como no mundo físico, onde temos um corpo e por isso precisamos ocupar um determinado espaço. Porém, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, o que torna o espaço algo finito e escasso.
Analogias e conceitos físicos à parte, para armazenar os dados você precisa de um servidor local ou contratar um servidor de empresas que investem em segurança de dados e alta-performance de transmissão de dados.
Atualmente, mais de 99% das empresas do mundo optam por contratar um serviço de hospedagem por tamanha ser a diferença de segurança e eficiência entre servidores locais e empresas dedicadas a prestar esse serviço. Por isso, você já deve imaginar qual é a recomendação aqui…
Templates
Os sites precisam ter uma aparência prática, bonita e funcional. Além de ser agradável, ter imagens, ícones, menus e outros elementos visuais distribuídos estrategicamente, um site precisa oferecer boa experiência ao usuário.
Criar isso tudo por si requer muitos conhecimentos de design e desenvolvimento de sistemas, por isso você provavelmente irá querer encontrar um template acessível para personalizar a aparência do seu site.
Torne-o único através de ferramentas all-in-one através de poucos cliques, e, se necessário, busque por um programador/designer para finalizar a personalização do seu site a fim de garantir uma imagem impecável e atrativa para seus clientes.
Com estes recursos, seu site já pode estar online, apesar de ainda não ser encontrado por seus clientes. Esta função abordaremos no próximo tópico.
O que meu site de vendas precisa ter?
Nesta parte, abordaremos algumas páginas e funções que seu site precisa ter.
Quais páginas criar?
Todo site precisa ter uma página inicial, também chamada muitas vezes de “home”.
Nessa página, você deve criar vários resumos das outras páginas do seu site e botões para que seus clientes possam acessar essas outras atrações rapidamente. Também, você pode compartilhar um pouco das novidades da sua marca e fazer chamadas para ação, como promover grandes ofertas, por exemplo, a fim de elevar suas conversões.
Também, seu site de vendas precisa de páginas de produtos; primeiramente uma geral onde seu cliente possa filtrar o que está buscando, seja por preço, sucesso do item ou tipo do produto. Então, ele deve poder acessar uma nova página para cada um de seus produtos a fim de obter uma descrição detalhada sobre o produto, condições de entrega e pagamento, valores, etc.
Além delas, desenvolva uma página “sobre”, contando ao público sobre a história da sua marca, os objetivos, projetos e eventos que promove e bens que ela faz para a sociedade, como participação em campanhas de caridade, por exemplo, caso haja este tipo de ação. O objetivo aqui é transmitir ao máximo os principais valores da marca para que seu público possa enxergar algo mais do que uma mera loja online.
Além disso, uma loja virtual também precisa ter descrições de termos de uso e políticas de privacidade bem definidas. Estes termos servem para proteger a marca perante a lei e ainda alertar o cliente das responsabilidades e direitos que ele tem ao consumir em sua loja. Busque uma loja renomada do seu ramo e procure ler seus termos e condições para estar mais por dentro do que descrever. Por último, consulte um advogado para confirmar se seus termos são válidos.
Por fim, mas não menos importante, crie uma página com seu contato por e-mail e talvez whatsapp. Também, não esqueça de promover redes sociais e, caso tenha grandes sócios e/ou parceiros, direcione seus clientes ao site deles também.
SEO
Finalmente, seu site estará quase pronto. Faltará apenas torná-lo encontrável para que seus clientes já possam começar a acessar seu site incessantemente.
Mas para isso acontecer, você precisará entender o que é SEO.
Sigla do inglês, Search Engine Optimization, remete às estratégias para ajudar o Google a entender sobre o assunto que seu site trata. Essa é uma maneira simples de resumir.
Na prática, cada página do seu site deverá ser classificada por uma palavra-chave diferente e o conteúdo de cada página deverá ser construído em volta deste termo. Assim, o Google entenderá que o seu site produz conteúdo relevante para certas palavras-chave, e todas as vezes que seus clientes pesquisarem-as no buscador do Google, seu site estará entre os sites recomendados.
- Saiba mais sobre o que é um consultor seo
Além de uma função básica de um site, SEO também é uma importantíssima técnica de marketing digital. Busque sempre expandir o conhecimento nesta área para que seu site receba sempre mais e mais visitas.
Como divulgar meu site de vendas?
Divulgar uma empresa é uma das funções do marketing. Como estamos falando de um negócio digital aqui, seus principais recursos de divulgação serão de marketing digital.
Resumidamente, as principais estratégias para divulgar um negócio online são os esforços de SEO e o investimento em marketing de conteúdo. Estas duas estratégias trarão clientes para seu site sem que haja um esforço ativo a longo prazo.
Em outras palavras, os clientes acessarão o seu site tendo literalmente zero de custo, o que é praticamente inimaginável para um empresário acostumado a trabalhar com negócios físicos.
As principais formas de marketing de conteúdo são um blog corporativo, redes sociais e investimentos em plataformas de vídeo, como o YouTube.
O assunto é extremamente vasto e será um grande passo para expandir sua marca em níveis inimagináveis; mas, por enquanto, iremos com calma e finalizaremos este artigo por aqui para que você não fique sobrecarregado.
O primeiro passo deve ser compreender os benefícios de criar um site para sua marca e entender como fazê-los. Então, você poderá investir veementemente em marketing digital para finalmente trazer os resultados pretendidos e ir além.