Empreendedorismo, Negócios e Economia

7 ferramentas para dar cursos online com qualidade

Ads 02

Quem investe na criação de produtos digitais encontra hoje diversas ferramentas para dar cursos online que ajudam na organização de cada aspecto do negócio.

Desde a gravação de aulas, passando pela hospedagem do curso até o gerenciamento e integração das turmas online, existem soluções simples e fáceis de implementar.

A pandemia da Covid-19 impulsionou o mercado de cursos online de todas as áreas, da culinária até cursos de marketing.

Ads 03

Entre 2021 e 2025, é esperado um crescimento de 18% por ano para o mercado global de e-learning, o que vai representar um faturamento total de US$ 184,52 bilhões no setor.

Mesmo com a retomada de atividades presenciais, a flexibilidade de estudar a hora que quiser consolidou a tendência dos cursos digitais.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Está planejando investir em um produto digital próprio? Então, conheça as ferramentas para dar cursos online que vão te ajudar a tirar seu projeto do papel.

Ads 04

Continue a leitura e veja a lista completa!

Quais as melhores ferramentas para dar cursos online?

Para desenvolver cursos online de qualidade é preciso organização e planejamento.

Hoje, esse processo é facilitado pelas ferramentas para dar cursos online que ajudam desde a criação até o gerenciamento de alunos.

Ads 05

Veja a seguir os principais recursos que você pode usar para iniciar o seu projeto.

1. Trakto

O Trakto é um editor de imagem online simples e fácil de usar. Mesmo não tendo experiência com design, você pode:

  • montar a identidade visual do seu curso; 
  • criar posts para divulgar nas redes sociais;
  • criar materiais em formato de e-book; 
  • montar um fundo padrão para as apresentações de slide, entre outras funções.
Saiba mais >>   O que são bonds

Essa é uma ferramenta para dar cursos online muito útil, pois a apresentação visual de um produto digital faz toda a diferença para o usuário.

Um conteúdo rico é importante, mas a forma como ele é apresentado é igualmente relevante para a divulgação do curso.

No Takto, o usuário pode exportar todos os trabalhos que criar, além de armazená-los na nuvem. 

Para começar, é possível criar uma conta gratuita ou ir direto para o plano Premium pagando R$ 25 mensais.

2. EAD Plataforma 

A segunda dica da nossa lista de ferramentas para dar cursos online é a EAD Plataforma

Depois de montar a estrutura do seu curso e definir os módulos e temas abordados em cada um, o próximo passo é gravar as videoaulas

Com os vídeos prontos e editados, o passo seguinte é hospedar o curso em uma plataforma online que os futuros alunos poderão acessar, conhecer o curso, pagar e começar a estudar.

A EAD Plataforma oferece justamente esse serviço para os criadores de cursos online disponibilizarem seus cursos em uma plataforma 100% segura, intuitiva e personalizável.

Para conhecer os recursos, dá para aproveitar o período de teste de 7 dias grátis que a plataforma oferece. 

3. Google Meet

Muitos criadores de cursos online promovem seminários ao vivo para divulgar seus produtos digitais e atrair o interesse dos alunos.

Esse formato é chamado de webinar ou webinário é feito ao vivo por videoconferência.

O Google Meet é um exemplo dessa categoria que também entra na lista de ferramentas para dar cursos online.

Saiba mais >>   Como desenvolver estratégias digitais para empresas novas no mercado

O criador pode controlar o acesso disponibilizando o link da sala do webinar apenas para quem se inscrever. Além disso, os participantes podem enviar perguntas pelo chat integrado para interagir em tempo real.

4. Estudaqui 

Quem estuda online sabe que é preciso ter bastante disciplina para não procrastinar tarefas e cumprir os módulos para aproveitar as aulas ao vivo e outros bônus do curso.

Para ajudar os alunos a cumprir com o cronograma no prazo, o criador pode incluir entre suas ferramentas para dar cursos online o Estudaqui.

O sistema funciona baseado em quatro pilares para a organização dos estudos:

  • Criação de um plano de estudo personalizado de acordo com o objetivo do aluno;
  • Controle do tempo de estudo e estatísticas de desempenho;
  • Dicas e lembretes diários para bater as metas de estudo;
  • Fazer a gestão de revisões, reservando tempo para tirar dúvidas sobre o conteúdo.

Assim, os alunos do curso podem usar as sugestões de plano de estudo disponíveis no app para organizar a realização de seus cursos online. 

O aplicativo do Estudaqui está disponível para dispositivos com os sistemas Android e iOS.

5. Google Classroom

Se o seu curso online funciona no esquema de turmas, você precisa conseguir gerenciá-las sem confundir as etapas em que cada uma está. 

Para isso, o Google Classroom é uma ferramenta para dar cursos online muito útil e simples de implementar.

O sistema permite cadastrar as turmas do curso em andamento e fazer a comunicação direcionada para cada uma, assim como enviar atividades, materiais extras e convites para aulas ao vivo de forma privada.

Saiba mais >>   Saiba como escolher um bom celular para comprar

Todas as outras ferramentas do Google para educação são integradas ao Classroom, facilitando o compartilhamento com os alunos.

6. Jamboard

Outra ferramenta do Google usada para dar cursos online é o Jamboard, um quadro branco virtual muito útil para criar explicações.

Assim como um quadro tradicional, o professor pode usar essa ferramenta para esquematizar as explicações de videoaulas, para fazer aulas online e webinários.

Compartilhando a tela, os alunos visualizam o conteúdo e conseguem assimilar e entender com mais facilidade o que está sendo explicado.

O professor ainda pode adicionar imagens, vídeos, links de pesquisas, texto, gráficos, entre outros conteúdos que precisar. 

Aprenda no vídeo abaixo como usar o Jamboard integrado ao Meet:

https://youtu.be/OhSY7X1qeuY 

7. Safetec Educação

A Safetec Educação ajuda a integrar as ferramentas para dar cursos online do Google que citamos aqui para engajar os alunos com o conteúdo e facilitar a integração.

Usando o Google for Education, você consegue:

  • gravar videoaulas e compartilhar os arquivos com os alunos;
  • fazer aulas ao vivo; 
  • conversar com as turmas;
  • marcar horário na Agenda e muito mais.

O sistema integra todas as ferramentas Google, facilitando tanto a rotina de quem cria e gerencia cursos online quanto dos alunos.

Para conhecer melhor essa ferramenta, confira o artigo sobre ‘Curso Google for Education para professores e como fazer?’.

Comece a criar seu curso online hoje

Agora que você já sabe quais ferramentas para dar cursos online usar para organizar o planejamento e criação dos seus produtos digitais, pode tirar seu projeto do papel.

Com os recursos certos, você vai conseguir valorizar a qualidade dos seus cursos e criar uma experiência positiva para os alunos. Aproveite as dicas acima e bom trabalho!

Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]