Peças de roupas em patchwork trazem estilo criativo e ar handmade
Neste conteúdo você vai saber sobre
Conheça a técnica patchwork, que compõe decoração de roupas e acessórios, e entenda como usá-la para montar looks.
Provavelmente você já viu alguma peça em patchwork, seja na decoração de uma casa ou em roupas e acessórios. Seja como for, o patchwork é um estilo bastante atual, que vem ganhando força devido às suas características criativas e manuais. Conheça mais sobre essa técnica e saiba como compor looks com ela.
O que é patchwork?
Trata-se de um trabalho em retalhos. Essa técnica consiste na junção de recortes de vários tecidos diferentes, lembrando as famosas colchas feitas de retalhos. O trabalho está presente na decoração doméstica em tapetes, cortinas, almofadas, cobertores e panos de prato, assim como nas peças de roupas e acessórios, como camisetas, calças, bolsas, bonés e jeans patchwork.
Além disso, a técnica também pode ser aplicada em objetos como cadernos, carteiras, porta-retratos e muito mais.
Como o patchwork surgiu?
O patchwork surgiu com o objetivo de evitar o desperdício de tecidos, como recortes e retalhos. Dessa forma, começou-se a utilizar os tecidos que sobravam para compor uma única peça. A técnica ficou ainda mais popular quando a busca pela sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente ficaram mais fortes.
Devido à sua técnica, o patchwork tem um ar de handmade, ou seja, uma peça feita à mão que mistura aspectos artesanais, culturais e das artes plásticas. O handmade é uma das maiores tendências da atualidade, já que as pessoas têm buscado constantemente por peças feitas à mão, que sejam únicas e singulares.
Além do aspecto handmade, as peças em patchwork são muito criativas. Não à toa, são usadas por pessoas que gostam de inovar no estilo e se destacar no meio da multidão.
Como compor looks com peças em patchwork?
Como você já sabe, o patchwork traz um estilo criativo e manual à peça. Isso já torna o look bastante diferente de outras composições.
Lembrando que não se trata apenas de um tecido estampado, sendo o patchwork uma técnica única, que permite brincar de várias formas, fazendo composições bastante coloridas. Para tanto, você pode escolher outras peças com cores que harmonizem com os tons da peça em patchwork.
Outra opção é montar um visual mais contido. Você pode combinar peças básicas de cores neutras, trazendo mais equilíbrio à composição. Caso você queira montar um look inteiro com peças em patchwork, aposte em sapatos e acessórios mais discretos ou mesmo minimalistas para não pesar e ter como resultado uma aparência mais proporcional.
As peças em patchwork não são um mero conjunto de tecidos e retalhos aleatórios, mas uma composição harmônica, estruturada e ordenada cuidadosamente. Como resultado, temos peças divertidas e bastante coloridas.
Fazendo a sua própria peça de patchwork
Um aspecto que não pode ser ignorado é que essas peças são únicas e exclusivas, especialmente se forem feitas à mão. Por se tratar de uma tendência, é claro que existem muitas peças industrializadas, encontradas nas mais diversas lojas. Contudo, há a possibilidade de você mesmo fazer a sua peça, algo que traz ainda mais originalidade à composição de um look.
Nesse caso, a dica é escolher tecidos em 100% algodão, pois são mais firmes que tecidos sintéticos, desfiam menos e contam com uma grande variedade de estampas e cores. Outra dica é lavar os tecidos antes de começar a costurar a peça. Com a lavagem, é possível descobrir se os tecidos soltam tinta ou encolhem.
O patchwork permite a criação de peças do zero ou a revitalização de peças que não seriam mais usadas, reforçando ainda mais suas origens ligadas à sustentabilidade. Existem diversas inspirações em sites de moda, redes sociais e revistas, tanto para criar, customizar ou compor looks com peças compradas.