Com a chegada do verão, saiba o que fazer com seus looks de inverno
Troca de estações sempre exige reorganização no armário; aprenda a melhor maneira de guardar suas roupas para que durem por mais estações
A temporada mais quente do ano chegou, e, com ela, roupas fresquinhas, leves e coloridas ganham espaço no guarda-roupa.
Durante o verão brasileiro, as combinações que fazemos no guarda-roupa, tanto para trabalho, dia a dia ou para eventos especiais, são bem diferentes, e por isso vale a pena investir um tempo em reorganizar o armário para dar mais visibilidade àquelas peças que serão muito usadas na temporada.
Mas não é só isso. Para garantir que suas roupas de inverno estarão prontas para serem usadas novamente, é superimportante saber como guardá-las da forma correta, evitando que mofem, manchem ou sofram qualquer deformação que vai te pegar de surpresa na próxima estação.
Para começar, separe as peças mais pesadas do armário, aquelas que você sabe que não serão necessárias durante o período quente. São casacos maiores, como sobretudos e jaquetas de couro ou couro sintético, lãs, peças de tweed ou cashmere; enfim, agasalhos com excelente proteção térmica.
Você pode aproveitar esse momento para avaliar quais peças você não utiliza há algum tempo e podem ser doadas, e, depois disso, começar a guardar apenas o necessário.
Peças de lã, tricô e crochê devem ser guardadas dobradas, porque podem deformar se forem penduradas em cabides. Coloque essas peças enroladas em caixas organizadoras para ocupar menos espaço.
Para os casacos maiores, é recomendável utilizar sacos de TNT, para evitar que acumulem poeira ou sujem durante o período em que ficarão guardados. Os sacos podem ser de diferentes cores ou ter etiquetas, para facilitar a organização.
Para tecidos como couro e couro sintético, a orientação é a mesma: guarde-os em sacos próprios para roupas de TNT. Essas peças, porém, exigem um cuidado extra: para evitar que descasquem, elas precisam ser hidratadas com certa frequência.
Por isso, garanta que estejam etiquetadas e fáceis de serem encontradas, para que você possa fazer essa manutenção ao menos uma vez antes de voltar a usá-las.
Cardigans, casacos de flanela ou de algodão, jaquetas jeans ou de outros tecidos leves podem ser guardados em um local de fácil acesso, pois esses itens podem ser úteis em dias mais frescos, e, além disso, eles precisam ser guardados em ambientes mais ventilados.
O mesmo serve para calças. Apesar de serem itens mais quentes, algumas calças são peças curingas e servem para trazer um pouco mais de seriedade ou equilíbrio a looks de verão. É o caso, por exemplo, de calças jeans ou calça skinny feminina.
Para garantir que suas roupas fiquem saudáveis o ano todo, também é aconselhável utilizar um desumidificador de ambiente ou um sachê antiumidade, o que protegerá todas as suas roupas guardadas contra o mofo e o mau cheiro.
Dessa forma, o tempo de vida de suas peças tende a aumentar, e seu armário terá sempre aqueles looks para a virada de estação.