Como cuidar de carros clássicos
Neste conteúdo você vai saber sobre
Você tem um carro clássico? Sem dúvida, ter um carro clássico é uma grande conquista, não apenas para colecionadores mas para todos os entusiastas de automóveis.
No entanto, carros clássicos exigem mais cuidado e atenção do que um veículo comum. Afinal, é preciso manter o motor original em boas condições, assim como todas as peças do automóvel. Isso tudo requer tempo, esforço e mais do que um pouco de dedicação.
Se você está procurando uma orientação para cuidar de carros clássicos, separamos esta e dicas para ajudá-lo a manter seu carro clássico e mantê-lo com a melhor aparência e desempenho possível.
Cuidado com o local onde seu carro está estacionado
Não é raro que proprietários de carros clássicos deixem seus veículos parados apenas para apreciá-los.
Se este for seu caso, é preciso ter atenção à garagem onde está seu veículo para protegê-lo de qualquer condição climática de sua região. Certifique-se de que a área esteja seca e bem ventilada, pois até mesmo um pouco de umidade no ar pode levar à corrosão.
Para criar o clima ideal para o seu carro clássico, considere o uso de um desumidificador ou se você tem o espaço uma tenda de fluxo de ar.
Veja também: Lista dos melhores carros para viajar.
Atenção especial aos equipamentos
Se seu carro é pouco ou nunca utilizado, é preciso ter uma atenção extra:
Atenção ao freio de mão
Lembra-te de deixar o freio de mão destravado.
Pode parecer estranho para a maioria, mas os freios de mão tem uma tendência a ficar preso se seu carro estiver inativo por longos períodos de tempo. Um conjunto de suporte de madeira para pneus vai impedir que o seu carro se movimente.
Deixe as paleta dos pára-brisas levantadas
Se deixar os Pára-Brisas no lugar, há uma boa hipótese de se agarrarem ao vidro, destruindo a borracha e tornando-os inúteis com o passar do tempo.
Desligue a bateria
Para impedir que a sua bateria fique inutilizada, desligue-a e ligue-a a um carregador trickle; isto irá monitorizar a sua bateria enquanto não estiver em uso, fornecendo uma carga intermitente para compensar qualquer perda de energia.
Verifique regularmente os fluidos
Fluidos como o óleo de freio são o sangue de seu veículo, e a falha em manter os níveis de corretos podem causar falhas em seu carro clássico.
Aqui estão algumas das principais coisas a ter em conta:
Líquido de arrefecimento do motor
A principal função é resfriar o motor. Você precisa verificar o nível regularmente e procurar quaisquer sinais de contaminação, tais como uma aparência leitosa ou pedaços de partículas flutuantes na mistura.
Mantenha uma mistura 50/50 de água destilada e anticongelante e execute uma descarga de refrigerante uma vez por ano para evitar ferrugem e corrosão.
Óleo
Verifique o seu óleo a cada duas semanas e antes de levar o carro para uma volta.
Certifique-se de que o óleo é uma cor de resina agradável e esfregá-lo entre os dedos para garantir que está livre de qualquer areia ou poeira.
Esteja atento a quaisquer sinais de fuga e vise mudar o óleo e filtrar pelo menos uma vez por ano ou a cada 1000 km.
Fluido de freio
Verificar o nível e inspecionar a cor. A aparência deve ser um amarelo dourado claro. Se estiver escura, é possível que esteja contaminado.
O fluido de freio tem uma tendência para coletar umidade, de modo a prevenir a falha de freio, é uma boa prática para limpar e substituir o seu fluido de freio pelo menos uma vez por ano.
Cuide bem dos pneus
Os pneus são frequentemente negligenciados quando se trata de manutenção de carros clássicos. No entanto, eles são tão importantes quanto o resto de seu veículo.
Pneus velhos ou gastos podem afetar seu manuseio, aderência, conforto e segurança. Se você for pego com pneus ilegais, você está diante de uma multa pesada e de até 12 pontos na sua licença.
Eis o que tens de fazer para manter os pneus bem conservados:
Verifique seus pneus pelo menos uma vez por mês, antes e depois de cada grande viagem.
Dirigir seu carro com pneus excessivamente inflados ou inflados pode levar a um desgaste desigual da banda de rodagem e reduzir drasticamente a vida útil de seus pneus.
Certifique-se de realizar uma inspeção visual completa; procure por quaisquer sinais óbvios de danos, tais como cortes, cortes, cortes, saliências e vidros ou pregos embutidos.
Se seus pneus têm mais de cinco anos de idade, verifique as paredes laterais para ver se têm alguma pequena rachadura. Essas rachaduras podem ser um sinal de que seus pneus precisam ser substituídos.
Se seu carro clássico estiver estacionado em subida por longos períodos, os pneus podem desenvolver pontos planos. Para evitar que isso aconteça, uma ou duas vezes por mês simplesmente coloque o carro em ponto morto e role um par de pés para cima e para baixo na entrada do carro.
Armazene os pneus de seu veículo horizontalmente em um ambiente seco e livre de umidade para evitar que eles rachem e se deformam sob o peso do veículo.
Mantenha-o bem conservado
Para manter seu veículo em perfeitas condições o tempo todo, você precisa sujar as mãos, passar por baixo do capô e realizar verificações regulares.
Aqui estão algumas dicas simples para ajudar você a manter seu carro clássico disparando como deveria.
Velas de ignição
Se suas velas de ignição estiverem velhas ou desgastadas, podem causar problemas de ignição, ignição incorreta, aceleração lenta e perda de energia. Verifique individualmente se há sinais de derretimento, desgaste ou depósitos incomuns.
A substituição de velas de ignição defeituosas pode acrescentar centenas de quilômetros de vida útil ao seu motor.
Bateria
Mesmo a menor acumulação de resíduos nos terminais pode dar-lhe problemas iniciais e reduzir drasticamente a vida útil da sua bateria.
Para remover o excesso de sujeira, aplique um pouco de vaselina nos terminais e deixe-a repousar por alguns minutos. Em seguida, use uma mistura de bicarbonato de sódio e água para limpar os terminais.
Correia e mangueiras
Uma correia ou mangueira com defeito pode ter sérias repercussões para a saúde geral de seu veículo, levando a reparos dispendiosos e até mesmo à falha do motor.
Para manter as correias e mangueiras em boa ordem de trabalho, o objetivo é substituí-los a cada cinco anos, ouvir ruídos incomuns durante a condução e realizar inspeções visuais regulares.
Para manter suas correias e mangueiras em bom estado de funcionamento, você deve substituí-las a cada cinco anos, ouvir os ruídos incomuns enquanto dirige e realizar inspeções visuais regulares.
Uso Regular
Uma das melhores (e mais agradável) maneiras de manter o seu carro clássico em boa ordem de trabalho é levá-lo para fora para uma volta.
Uma viagem de 30 minutos algumas vezes ao mês deve ser suficiente para eliminar teias de aranha e eliminar qualquer umidade ou condensação
Certifique-se de começar lentamente a dirigir com tempo frio, particularmente no inverno, para dar tempo ao seu carro para aquecer e fazer o óleo circular.
Mantenha O Seu Carro Limpo
Para proteger o seu carro da corrosão, você precisa mantê-lo limpo.
Os motores clássicos são muito mais suscetíveis aos elementos, e coisas como o sal, a sujeira e outras impurezas podem causar danos duradouros à sua carroçaria.
Para os melhores resultados, lave o seu carro à mão pelo menos uma vez por mês e idealmente após cada viagem.
Após o seu carro ter secado, aplicar uma cera de boa qualidade.
Não só isso lhe dará um acabamento bonito, brilhante, ele também vai atuar como um selante, impedindo lascas de tinta, reduzindo o aparecimento de arranhões e protegendo a lataria do automóvel.