Cotidiano

Como escolher seu primeiro instrumento musical

Ads 02

Aprender um instrumento pode ser divertido, mas muitos podem se sentir intimidados com o primeiro contato ou decidir por onde começar.

O primeiro passo para aprender a tocar um instrumento musical é decidir que instrumento você quer tocar.

Ser criativo é uma parte fundamental do ser humano, e todos nós queremos expressar essa criatividade.

Ads 03

Além de proporcionar uma saída criativa para a criatividade, aprender um instrumento nos ajuda a desenvolver novas habilidades como aprimorar nosso pensamento crítico, construir auto-estima e melhorar nossa qualidade de vida.

E quem sabe, você não se torna um músico profissional, não é mesmo?

Por isso, nós criamos este artigo, para te ajudar a encontrar o instrumento musical perfeito pra você! 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Atenção ao seu gosto musical

Talvez possa parecer óbvio para alguns mas para encontrar o instrumento certo, considere o tipo de música que você gosta de ouvir.

Ads 04

O instrumento deve ser uma extensão daquilo que, naturalmente, você escuta no dia a dia. Aliás, saber como tocar as tuas músicas favoritas vai te inspirar a praticar cada vez mais.

Saiba mais >>   Atenção aos sintomas: câncer de intestino tem maiores chances de cura se detectado de forma precoce 

Se você é um fã de rock clássico ou rock pesado, a guitarra é provavelmente sua melhor escolha. A bateria também é uma ótima escolha para os amantes de heavy metal.

Ads 05

Se você realmente gosta de ouvir músicas clássicas, você pode se sair bem com o violão acústico ou, quem sabe, um teclado.

Veja seu orçamento

O orçamento é muitas vezes um fator a ser considerado ao escolher seu primeiro instrumento musical.

Por exemplo, enquanto os pianos podem ser bastante caros, os teclados podem ser um bom substituto para começar a estudar um instrumento de teclas, por uma fração do custo de um piano.

Também há os chamados pianos digitais, embora acessíveis mas não são os mais indicados para estudo. 

Os violões são relativamente baratos em comparação com as guitarras. Além do custo do instrumento, as guitarras também irão exigir investimentos adicionais, como amplificador e, em alguns casos, também uma pedaleira.

Você descobrirá que os preços podem variar drasticamente quando se leva em conta os materiais e o fabricante. Mas há muitos modelos de guitarras para iniciantes que são ótimos para se começar.

Saiba mais >>   Saiba quem tem direito ao décimo terceiro salário

Considere espaço e como irá transportar seu instrumento

É importante considerar também o espaço que você precisa para a prática musical e para assim tirar o máximo proveito dos seus estudos.

É óbvio que os pianos não são muito portáteis. Os pianos tendem a ser pesados, e requerem equipamento especial para transportar. Também ocuparão um espaço significativo em sua casa.

Guitarras, violinos e saxofones são muito mais portáteis e leves em comparação com pianos, baterias e outros instrumentos. Além do mais, é possível guardá-los debaixo da cama ou pendurá-los na parede.

A bateria pode ocupar tanto espaço como um piano mas são mais portáteis. A bateria pode ser desmontada e assim, fica mais simples de ser transportada. Embora não seja tão portátil e fácil de se mover como um violão ou uma flauta, certamente é mais fácil do que um piano.

 

Considere suas limitações físicas

Todos os instrumentos exigirão diferentes capacidades físicas, então é uma boa ideia fazer alguma pesquisa para ter uma boa compreensão do que é necessário para tocá-los.

Por exemplo, as cordas de um contrabaixo são pesadas e requerem força muscular significativa para tocar. Instrumentos como bateria requerem habilidades de esforço físico em todo grupo muscular praticamente.

Saiba mais >>   Bandeira vermelha: 6 dicas para reduzir o consumo de energia elétrica

Já os instrumentos de sopro requerem apoio respiratório significativo.

Para aqueles com limitações físicas, deve ser considerado qual instrumento pode se adequar melhor ao estilo de vida. Há grandes opções se você preferir sentar, ficar de pé ou ter o uso limitado de suas mãos ou pés.

Pense nos seus objetivos

Se seu objetivo é apenas um hobby, você pode escolher praticamente qualquer instrumento: teclado, guitarra, baixo e bateria são todas ótimas opções de instrumentos musicais.

Se você quiser ser o líder da banda, você terá que desenvolver mais seu canto. Solos de guitarra são apreciados em todo estilo de música. 

Conclusão

Este foi nosso artigo sobre como escolher um instrumento musical. Esperamos que este artigo tenha te ajudado a escolher seu primeiro instrumento musical. 

Se você tem tempo limitado, considere aprender acordes no violão ou ter um instrumento de ritmo simples, sem dúvida, é uma boa escolha.

Se você tem muito tempo para investir, violão, piano clássico, violino e bateria podem ser muito gratificantes.

Temos uma variedade de recursos para que você comece sua jornada para aprender um instrumento. Há, inclusive, canais e sites que você pode aprender a tocar seu instrumento, independente se você já tem alguma familiaridade com o instrumento ou se está no começo.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]