Como proteger sua empresa de ataques no WhatsApp
Neste conteúdo você vai saber sobre
Os ataques contra empresas e pequenos negócios no WhatsApp estão cada vez mais frequentes, e os prejuízos causados por essas ações podem ser irreversíveis.
São muitas as formas criadas por criminosos para aplicar golpes visando lucro ou simplesmente se divertir com os danos causados às suas vítimas.
Além disso, por teoria da conspiração ou não, o fato é que muitos donos de pequenos negócios locais alegam que os ataques são dirigidos por concorrentes, querendo tirar eles da jogada.
Foi-se o tempo onde os golpes pelo WhatsApp eram aplicados por “ladrões de galinha”. Os bandidos tomaram novas caras, são organizados, escrevem bem, possuem e-mail personalizado e são muito persuasivos.
Saiba mais | Whatsapp gb autoresponder
Dicas de como evitar ataques ao seu negócio no WhatsApp
A maioria dos ataques sofridos por donos de negócios pelo WhatsApp estão relacionados à falta de segurança tomada pelos responsáveis das contas, pois se trata de um aplicativo bastante confiável e é muito difícil de ser invadido.
Deixar o celular em lugares vulneráveis, possibilitando a retirada do chip. Permite que outras pessoas usem o aparelho, podendo receber o código e transferir a conta para um dispositivo qualquer. Esses são alguns exemplos que podem ser citados.
No entanto, existem outros ataques que podem ocorrer de forma menos controlada, que não depende diretamente dos cuidados do proprietário da conta do WhatsApp e aí então a atenção precisa ser redobrada.
De longe, o exemplo com mais ocorrência e mais temido de todos são os ataques dos travadores de WhatsApp. Quanto mais aberto ao público o número for, maiores serão as chances de ser vítima desse tipo de golpe. Usar a imagem da sua empresa e oferecer vagas de emprego também é muito comum.
No entanto, apesar de não dar para manter o total controle desse tipo de situação, há sim ações que podemos tomar para evitar ao máximo que esses ataques ocorram contra nossos negócios. Confira logo a seguir as dicas.
Utilizar o uma versão alternativa do mensageiro
Infelizmente, a versão oficial do aplicativo conta com muitas limitações e vulnerabilidades. Através de uma versão modificada e mais robusta, como o WhatsApp Aero, você vai ter um grau de risco menor.
Inclusive, alguns chamados “Mods de WhatsApp” contam com a função “anti trava”, que permite o usuário ficar imune ao trava zap. Além dessa, há outras opções que aumentam a sua privacidade e segurança.
Por se tratarem de versões não oficiais do WhatsApp, seus downloads não estão disponíveis nas lojas de aplicativos oficiais dos smartphones. E por isso é essencial estar sempre de olho nas atualizações que ocorrem, para corrigir problemas de estabilidade.
Não entrar em grupos de desconhecidos
Os grupos de desconhecidos ou simplesmente grupos abertos ao público geral costumam acolher todos os tipos de pessoas, não há uma seleção de que deve fazer parte.
Seus links de convite são facilmente espalhados pela internet, facilitando a entrada de golpistas, que ficam espreitando uma oportunidade de agir e fazer novas vítimas.
Segurança interna eficiente
Tenha pessoas de confiança para gerenciar suas redes sociais e esteja sempre por perto do que anda ocorrendo nas comunicações entre quem atende e os clientes.
Quem está no controle da sua conta no WhatsApp tem total acesso às conversas e configurações do aplicativo. Além disso, uma dica importante é retirar o chip cadastrado no mensageiro do celular em que ele está instalado.
Apesar de sempre passar por atualizações de seguranças e estarem sempre corrigindo bugs e fragilidades, os sistemas operacionais Android e iOS ainda são vulneráveis e suscetíveis a ataques de programas maliciosos.
Sendo assim, é muito importante possuir um aplicativo de antivírus instalado para poder então proteger seu celular de vírus. Eles servem para levar seu nível de segurança para um patamar mais elevado, barrando a entrada de invasores indesejados ao sistema operacional.