Beleza e Estética

Cuide da saúde do seus pés com essas dicas

Ads 02

Nossos pés são tão importantes quanto as demais partes do nosso corpo. Geralmente nos preocupamos mais em manter a saúde para outros fins, e acabamos esquecendo que os pés são tão importantes quanto. 

Sem eles não andaríamos, não fazíamos exercícios, dançamos etc. Eles são fortes mas também possuem seu limite. Confira abaixo algumas perguntas e dicas sobre a saúde dos seus pés. 

As bolhas nos pés são causadas pela fricção da pele. Você pode evitar bolhas seguindo estas dicas:

  • Preste muita atenção ao comprar sapatos bem ajustados.
  • Compre sapatos de preferência no final do dia. Até lá eles ficam sempre um pouco inchados.
  • Sempre use meias de forma que seus pés e sapatos fiquem separados.
  • Mantenha seus pés secos. Se necessário, você pode usar um pó para os pés.
  • Use meias de boa qualidade (lã ou algodão).

São necessários cuidados quando faço uma caminhada longa?

Ads 03

Sim, caminhar é bom para sua saúde e condição, mas é claro que também é desgastante para os pés. Você pode evitar problemas nos pés tomando uma série de medidas. Imagine:

  • Comece andando devagar, com distâncias curtas e aumente lentamente.
  • Mantenha os pés limpos e secos enquanto caminha.
  • Use fita adesiva ou esparadrapo especial nas bolhas e na fricção dos pés.
  • Nunca caminhe longas distâncias sozinho. Quando algo dá errado (por exemplo, uma torção no tornozelo), sempre há alguém por perto que pode ajudá-lo.
  • Vá ziguezagueando para cima e para baixo em terrenos íngremes. Fazer isso direito coloca muita pressão nos dedos dos pés, tornozelos e panturrilhas.
Saiba mais >>   A Importância do Atendimento Domiciliar Para a Saúde de Idosos

É verdade que usar salto alto faz mal aos pés?

Sim, se você costuma andar de salto alto, isso é ruim não só para os pés, mas também para os joelhos e para as costas! Além disso, isso pode levar ao encurtamento do tendão de Aquiles, o que reduz a liberdade de movimento do pé. 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

E isso, por sua vez, pode causar dor durante o exercício ou mesmo apenas ao caminhar! Portanto, recomendamos que você não use sapatos scarpins de salto alto por vários dias seguidos, mas alterne regularmente com sapatos baixos.

Meu filho gosta de praticar esportes. Que tipo de calçado posso comprar?

Ads 04

Para as crianças, a aparência de um sapato geralmente é mais importante do que como ele se ajusta. Por isso, vá a um especialista. Ele pode estimar se um sapato se ajusta corretamente medindo os pés e sentindo o ajuste. 

Além disso, é aconselhável comprar dois pares de calçados esportivos, para que possam ser usados ​​alternadamente. Isso garante que os sapatos não se desgastam muito rápido e que seu filho use bons calçados esportivos por muito tempo.

Crianças menores de 10 anos devem usar calçados esportivos comuns. Se o seu filho tiver mais de 10 anos, é melhor procurar sapatos adequados para o esporte em questão.

O que devo prestar atenção ao comprar sapatos?

Ads 05

É melhor ir comprar os sapatos à tarde. Seus pés ficam mais “inchados” durante o passar do dia. Se você só experimentar e comprar seus sapatos à tarde, pode ter certeza de que não está comprando sapatos muito pequenos. 

Lave seus pés

Lave os pés diariamente com água morna e de preferência não com sabão. Mas não mantenha os pés na água por muito tempo, por mais estranho que possa parecer, pode resultar em pele seca. 

Saiba mais >>   05 essenciais para manter a saúde da mulher

Sempre seque bem os pés após a lavagem, principalmente entre os dedos com uma toalha limpa. Não calce as meias imediatamente, mas deixe que seus pés sequem.

Seus pés também se beneficiam de um bom creme hidratante

Aplique o creme em todo o pé, exceto entre os dedos. O creme para os pés pertence pode ser usado para qualquer estação, mas também para cada tipo de pele existe o creme ideal. Por isso, pergunte ao seu médico qual o melhor creme para usar!

Problemas nos pés em crianças

Problemas nos pés costumam se desenvolver em crianças antes dos dez anos de idade. Isso geralmente tem as seguintes causas:

  • As crianças continuam usando sapatos por muito tempo. Deixe os pés dos seus filhos respirarem um ar livre. 
  • Os calçados infantis são muito pequenos. Isso geralmente causa problemas mais tarde.
  • Para evitar esse dano, visite um profissional de calçados infantis.

O que posso fazer sobre as frieiras?

As frieiras são causadas pela exposição dos pés ao frio por muito tempo. Esse problema é mais provável de ocorrer quando há fluxo insuficiente de sangue para os vasos capilares da pele do pé. Pessoas com frieiras sofrem de manchas vermelhas que podem ser muito dolorosas, especialmente no frio.

Se você sofre de frieiras, é melhor:

  • Evite a exposição ao frio (especialmente se você for sensível a ele!)
  • Tomar banhos quentes (mas não fervendo)
  • Use coberturas quentes para os pés (meias de lã ou algodão)
  • Use um creme que promova a circulação sanguínea na pele.

Previna unhas encravadas

As unhas encravadas são uma condição dolorosa – geralmente afetando a unha do dedão- que deve ser tratada o mais rápido possível.

Os maiores fatores de risco para o desenvolvimento de unhas encravadas são:

  • Pressão devido a sapatos mal ajustados
  • O corte errado (muito curto) de unhas
  • Unhas fracas devido a muito banho ou transpiração.
Saiba mais >>   O que são dermocosméticos e quais os cuidados ao usá-los

O que posso fazer a respeito do odor dos meus pés?

“Pés com chulé” são causados ​​pelos resíduos das bactérias em seu suor. Ao usar produtos que previnem a transpiração, você pode se livrar rapidamente do mau cheiro. Além disso, as dicas a seguir também ajudam:

  • Mude suas meias regularmente (pelo menos uma vez por dia).
  • Limpe bem os pés todos os dias. Também entre os dedos dos pés!
  • Quando o clima permitir, use sapatos abertos tanto quanto possível.
  • Troque de calçado todos os dias, pois o couro retém a umidade por 48 horas.

Trate as rachaduras

Rachaduras são locais onde a pele se “rasgou” porque se tornou menos elástica. As rachaduras geralmente ocorrem nas bordas calosas do calcanhar, e especialmente quando a pele está extremamente seca. Essas fissuras geralmente são causadas pelo uso de chinelos ou sandálias muito pequenas.

Há muitas coisas que você pode fazer para evitar divisões:

  • Lixe uma vez por semana na pele seca (1 direção!)
  • esfregue seus pés com creme todas as noites

Meus pés coçam e queimam. Como isso é possível?

A causa mais comum de coceira e queimação nos pés é uma infecção fúngica. Isso é facilmente remediado com medicamentos. Portanto, vá ao seu médico para isso. Se não for tratada, esta infecção pode causar problemas graves nos pés

Comprando sapatos

Sapatos bons e bem ajustados são uma bênção para os seus pés. Portanto, compre seus sapatos no final do dia. Seus pés ficam um pouco mais inchados do que de manhã. Dessa forma, você evita sapatos que apertam desnecessariamente e… problemas nos pés!

Na hora de comprar preste atenção também na largura do calçado! (e isso é um pouco diferente do que pegar um tamanho maior se o sapato for muito estreito…)

Elimine calosidades no calcanhar

Se você tem calosidades no calcanhar, geralmente é porque está andando com sapatos muito pequenos, com o calcanhar aberto. Como resultado, a pele mais ou menos “fica pendurada” na borda da parte de trás do sapato. Um verdadeiro fenômeno de verão.

O “crescimento” de calosidades geralmente cria uma borda esfarelada. Às vezes, parece uma borda de calo espessa, mas quando tratada acaba sendo apenas uma fina camada de calo. Então, evite esse calo usando bons sapatos!

Agora que você terminou de ler esse artigo e já sabe como cuidar melhor dos seus pés, dê uma olhada na loja https://usevitae.com.br/ e encontre sapatos confortáveis para seus pés. 

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]