Games e Tecnologia

Sustentabilidade na arquitetura: tijolo ecológico

Ads 02

O tijolo ecológico pode ser um grande aliado da sustentabilidade na arquitetura. Com os seus mais variados benefícios, ele consegue trazer um ambiente mais arejado, bem como permite uma diminuição no período da obra. Seus componentes orgânicos e com um processo não agressivo ajudam o meio ambiente.

Além disso, é possível observar o tijolo sustentável como um grande herói das construções, visto que ele reduz os gastos operacionais e, se trabalhar em conjunto com outros métodos sustentáveis, ainda pode aumentar seus benefícios. Dessa forma, o ambiente fica protegido e a sua casa mais bonita e segura.

Por que usar o tijolo ecológico na arquitetura?

A utilização do tijolo ecológico como uma forma de promover a sustentabilidade é extremamente viável. Além de ser um material mais barato do que o tijolo convencional, ele ainda é produzido de uma forma totalmente orgânica, misturando solo, areia e cimento sem a necessidade da combustão de componentes.

Ads 03

Além disso, o tijolo sustentável possui um alto potencial para promover um bom isolamento termoacústico. Os buracos deixados ao longo de sua estrutura são ideais para manter o ambiente mais ventilado, bem como permitir uma boa passagem de luz e, ainda por cima, isolar ruídos internos e externos em uma casa.

Saiba mais >>   Exposição “Desconstruindo e Multiplicando” do artista plástico Adonis Alcici sobre o universo Porsche acontece em São Paulo

Veja, abaixo, porque utilizar o tijolo ecológico na arquitetura para promover a sustentabilidade.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Otimização do potencial da construção

Criar casas sustentáveis não é uma missão fácil. Antes de mais nada, é necessário saber qual o local será selecionado para erguer a estrutura, principalmente ao aplicar os conceitos de reutilização e reabilitação de construções que já existiam. Sendo assim, incorporar materiais sustentáveis é mais do que necessário.

Ads 04

Além da utilização do tão conhecido tijolo ecológico, também é válido aplicar painéis de energia solar, telhados verdes e tintas ecológicas na região. Assim, torna-se possível otimizar todo o potencial da obra, deixando-a ainda mais preparada para receber moradores e oferecer o máximo de conforto possível para eles.

Otimização do uso de energia

A otimização do uso de energia também é um dos benefícios e pilares da arquitetura sustentável. Muitas pessoas que começam a aplicar esse tipo de conceito em suas obras conseguem perceber a diferença expressiva no final do mês. Dessa maneira, acaba se tornando muito mais fácil se adaptar a um novo estilo de vida.

Saiba mais >>   Bancos podem usar NFTs em operações financeiras, criando mais serviços e receita

A instalação de painéis solares, por exemplo, é uma das maneiras mais fáceis de economizar na conta de luz, principalmente para quem mora em regiões onde a atividade do Sol é mais ampla. Além disso, a utilização do tijolo sustentável ajuda a economizar energia porque oferece uma melhor passagem de ar para os cômodos.

Proteção de recursos hídricos

Ads 05

Proteger os recursos hídricos é extremamente necessário para oferecer um futuro melhor para a população. Mesmo utilizando o tijolo ecológico nas reformas, isso é possível. Graças às reduções dos impactos ambientais durante a sua produção, dá para proteger os rios, lagos e mares, evitando contaminações em massa.

Dentro da arquitetura sustentável, esse tipo de aplicação acaba fazendo com que haja a redução do esforço para destruir a água potável para as torneiras domésticas. Isso faz com que tanto os recursos energéticos quanto os hídricos sejam consumidos com menor frequência. O aproveitamento das chuvas também é um ponto a ser trabalhado.

Melhoria na qualidade ambiental interna

Utilizar o tijolo ecológico em uma reforma é uma jogada muito inteligente para aumentar a qualidade ambiental nos cômodos da casa. Além de oferecer um ambiente muito mais arejado, também há a possibilidade de reduzir drasticamente os ruídos proporcionados pela região externa ou interna da casa.

Saiba mais >>   Solução da Trend Micro oferece retorno de investimento de até 188%

De acordo com a própria arquitetura sustentável, os princípios de qualidade ambiental interna acabam atingindo diretamente o controle dos ocupantes em relação ao sistema de iluminação e temperatura. Ambos podem ser facilmente ajustados com a utilização do tijolo sustentável em áreas internas ou externas da casa.

Otimização das práticas operacionais

Um dos maiores benefícios em construir utilizando o tijolo ecológico como base é, justamente, a redução no tempo da obra. Muitas pessoas estão acostumadas com reformas longas ou construções que ultrapassam um ano inteiro. No entanto, o tijolo sustentável ajuda a agilizar os processos e, ainda por cima, evitar reparos em um curto período.

Otimização do espaço de construção

Com um frequente crescimento da população mundial, as cidades e estados vão ficando cada vez mais lotados. Dessa maneira, há poucas alternativas para salvar o meio ambiente. Sendo assim, a aplicação da arquitetura sustentável acaba sendo vista como uma saída viável para melhorar as condições dos moradores ao redor do mundo.

A utilização do tijolo ecológico não só evita os danos causados ao meio ambiente pela queima de componentes em sua produção como também ajuda a otimizar todo o espaço onde uma casa será erguida. Com uma utilização prática, um fácil encaixe a baixa necessidade de outros materiais para adequá-lo ao ambiente, tudo fica mais simples.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]