Por que água e saúde bucal combinam?
Neste conteúdo você vai saber sobre
À primeira vista pode não parecer, mas o consumo adequado de água é essencial para a saúde e estética do seu sorriso. Isso porque ela tem a função de estimular a produção de saliva, que por sua vez, previne o surgimento de cáries.
Independente do contexto, beber água de acordo com as necessidades do seu corpo é fundamental para o bom funcionamento do seu organismo, pois além de hidratar, ela também protege os órgãos, absorve nutrientes e ajuda o metabolismo.
Benefícios de beber água
Entre os benefícios do consumo de água para a saúde bucal, podemos destacar:
- Redução do mau hálito;
- Estimula a produção de saliva;
- Previne o surgimento de cárie;
- Pode evitar a gengivite;
- Evita a xerostomia (boca seca).
Ou seja, além de prevenir o surgimento de doenças, a água estimula a salivação e mantém os níveis adequados de minerais no organismo, fator importante principalmente para quem utiliza aparelho transparente e precisa estar ainda mais atento com os cuidados bucais.
A maior parte da produção da nossa saliva é composta através do consumo de água. Quando não consumimos líquidos o suficiente, a produção salivar cai e pode ocasionar doenças periodontais, cáries e, até mesmo, o sapinho.
Além disso, a saliva é a responsável pela limpeza dos dentes e pelo controle do pH bucal, promovendo o ambiente ideal para manter a umidade e proteger a mucosa oral.
Por isso, consumir o nível ideal de água diária é tão importante para a saúde do seu sorriso.
A higiene oral e o consumo de água
A água também é um item essencial para a realização da higiene oral, pois além de evitar o mau hálito, ela é a responsável pelo enxágue da boca.
Entretanto, é preciso realizar a higienização dos dentes de forma correta para garantir um resultado satisfatório, principalmente se você utiliza lente de contato nos dentes. Mas para que isso ocorra, é preciso evitar algumas práticas.
-
Enxaguar a boca várias
Enxaguar a boca várias vezes após a escovação pode tirar boa parte dos resíduos bons que ficam na boca, o que também retira o flúor contido na pasta de dente.
O ideal é enxaguar a boca uma única vez para garantir a limpeza e a proteção do produto nos dentes.
-
Escovar os dentes logo depois de comer
Escovar os dentes logo após consumir alimentos ou bebidas ácidas, como o refrigerante, pode causar um atrito entre o ácido da boca e a superfície do dente, o que acaba danificando o esmalte do dente e até mesmo suas lentes de contato para dentes.
-
Escovar os dentes com muito força
Uma boa escovação deve ser feita com calma e delicadeza. Esfregar a escova de dentes com muita força pode ferir a gengiva, além de não limpar os dentes corretamente.
Portanto, escolha uma escova macia e faça todo o processo com atenção e cuidado.
-
Escovar os dentes enquanto está distraído
Geralmente, fazer duas coisas ao mesmo tempo costuma não dar certo. E o mesmo ocorre quando se tenta escovar os dentes enquanto assiste televisão ou toma banho.
O ideal é escovar os dentes de frente para um espelho e prestar bastante atenção para ter certeza de que todos os passos estão sendo feitos corretamente, sem esquecer de usar o fio dental, higienizar a língua e limpar seu aparelho odontológico transparente.
-
Beber água logo após escovar os dentes
Embora a água seja parte fundamental para manter a higiene e a saúde bucal, não é indicado beber água logo após escovar os dentes.
A prática ideal é deixar o flúor da pasta agir por pelo menos 30 minutos antes de tomar o líquido. Isso irá garantir a proteção dos dentes.
Consumir água também é prevenção
Como podemos observar ao longo do conteúdo, água é parte fundamental da saúde bucal, pois além de garantir que haja a salivação necessária para proteção da boca, ela ajuda a equilibrar a quantidade ideal de minerais que o organismo precisa para se manter saudável.
Consequentemente, essa ação irá ajudar a prevenir doenças bucais, já que a higienização oral e a hidratação necessária para o corpo estarão sendo feitas de forma correta, garantindo a proteção do seu sorriso e do seu organismo.
Portanto, lembre-se sempre de realizar visitas periódicas ao seu dentista de confiança, pois ele saberá te indicar os melhores produtos para cuidar das suas lentes para dentes, além de verificar como anda a sua saúde bucal.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.