Empreendedorismo, Negócios e Economia

Varejistas que fizeram IPO durante a pandemia no Brasil

Ads 02

Apesar das dificuldades nas vendas físicas, o ambiente on-line contribuiu com o crescimento de muitas empresas.

A pandemia gerou desafios econômicos para o mundo todo. Uma das consequências disso foi que muitas empresas que estavam preparadas para abrirem capital para investimento na Bolsa de Valores tiveram que mudar de planos. 

Porém, o setor de varejo continuou movimentado, apesar de uma queda no crescimento, o que fez com que muitas empresas realizassem IPO (Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial, em português) mesmo durante a pandemia. 

Ads 03

A força das vendas on-line está entre os motivos, já que essa foi a maneira encontrada pelas empresas para continuarem vendendo durante o isolamento e a restrição de público. 

Os negócios que já eram nativos digitais, como é o caso da Mobly, saíram ainda mais à frente nisso! Veja quais foram as empresas do setor de varejo que fizeram IPO durante a pandemia.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   10 tipos de reclamações de clientes: como lidar com elas com assertividade?

5 varejistas que entraram para a Bolsa de Valores em 2020

Em 2020, o varejo teve um crescimento inferior aos anos anteriores, de acordo com dados do IBGE, com aumento de apenas 2,1%. Mesmo assim, foi um dos setores que mais manteve os números, algo conquistado principalmente pelas vendas on-line. Assim, muitas empresas optaram por continuar com processos de IPO e entraram na Bolsa de Valores mesmo durante a pandemia. Veja algumas delas!

  1. Mobly

Ads 04

A loja de móveis já era bastante conhecida antes da pandemia, mas ganhou ainda mais clientes nesse período, principalmente por focar na venda on-line e fornecer uma experiência mais positiva ao cliente. 

Antes da pandemia, a Mobly já se preparava para a oferta inicial na Bolsa. Mesmo durante o momento de instabilidade, decidiu abrir capital em 5 de fevereiro de 2021. Nos primeiros meses, teve queda no valor, mas vem se recuperando aos poucos em 2022. 

  1. WestWing

A WestWing também é uma loja de móveis, mas oferece opções mais exclusivas e coleções próprias para quem gosta de um estilo de decoração diferenciado. Conta com clientes fiéis e tem tanto loja on-line quanto física. 

Saiba mais >>   Negócio Escalável novo livro do empresário Oséias Gomes
Ads 05

A marca também já preparava IPO há algum tempo e abriu capital no início de 2021, conquistando R$ 1,6 bilhão de investimentos. Com isso, focou na expansão dos negócios e na presença de lojas, o que levou a um aumento de rentabilidade já no começo deste ano. 

  1. Petz

O pet shop é conhecido pelas superlojas, com espaço para pets, veterinário, clínica de exames e mais. O negócio também conta com o e-commerce, um dos maiores do Brasil. 

O mercado pet também foi um dos que mais cresceu na pandemia, de acordo com a pesquisa do Instituto Pet Brasil, já que houve aumento no número de adoções e vendas de produtos para animais. 

A Petz fez IPO em setembro de 2020 e ganhou destaque por ter tido um sólido crescimento, chegando a um aumento do valor dos papéis de quase 100% depois de um ano de abertura de capital. 

  1. ClearSale 

A ClearSale não é uma loja, mas uma empresa fundamental para o funcionamento do varejo. Ela cuida principalmente da cibersegurança de diversas empresas e grupos varejistas, atuando com sistemas antifraudes para compras e transações na internet.

Saiba mais >>   Número de famílias endividadas bate recorde: confira dicas financeiras de especialista

A ClearSale abriu a primeira oferta pública na Bolsa de Valores em julho de 2021, tendo os primeiros meses de sucesso e aumento no valor das ações, principalmente pelo crescimento da preocupação de empresas e consumidores quanto às melhorias no varejo on-line. 

Como foi possível notar, o varejo foi um setor importante para a economia brasileira e um dos que mais manteve os números anteriores. Isso também se reflete na Bolsa, tanto para as empresas que investem no digital (como a Mobly e a ClearSale) quanto para as que seguem uma tendência (como a Petz).

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]