Do fogão a lenha, ao cooktop, veja quais são os tipos de fogões mais comuns no Brasil
Neste conteúdo você vai saber sobre
Sem dúvida, é um dos eletrodomésticos mais necessários, fundamental em qualquer cozinha. Sim, estou falando dele, do fogão.
Lenha, elétrico, de embutir, uma boca, seis bocas… pois é, muitos podem ser os tipos de fogões, o que acaba gerando muita dúvida e confusão na hora de escolher o modelo ou tipo ideal para atender diferentes necessidades.
Justamente, para lhe ajudar nessa árdua tarefa de escolher o modelo que melhor atenda às suas necessidades, e o seu bolso, preparamos esse artigo para que possa servir de guia na hora de comprar o seu fogão.
Espaço
Então, primeiramente, nem adianta olhar modelos de seis bocas, por exemplo, se não tem espaço suficiente para um fogão desse tipo.
Por isso, é preciso, primeiramente, considerar o espaço que possui para definir o tamanho do modelo que se encaixe melhor.
Tipos de fogão
Fogão de piso
Como foi dito, existem muitos tipos de fogão, e o de piso é um deles, o mais comum nas casas brasileiras. Esse tipo de fogão pode ser alimentado a gás de botijão, gás de rua ou à eletricidade, e pode ser encontrado com duas, quatro, cinco ou seis bocas. O forno, geralmente, vem como parte do fogão, sendo separado por uma porta.
Fogão de embutir
Comum em ambientes com móveis planejados, esse tipo de fogão vem embutido em um móvel, e oferece os mesmos recursos do fogão de piso, só que não tem os pezinhos.
Fogão elétrico
Embora esse tipo de fogão esquente a comida bem mais rapidamente, ele costuma vir sem o forno, o qual, geralmente, é instalado à parte. Também é preciso que a cozinha seja planejada, já que precisará ter um espaço específico para a instalação do forno.
Fogão de mesa
Mais simples do que um cooktop, e também não conta com forno, geralmente, esse modelo é instalado sobre a bancada da pia, possuindo, no máximo, 4 bocas. Por ser prático, permite que seja levado para varanda, viagens ou pequenos eventos, pois é leve e de fácil instalação.
Cooktop de indução
Considerado um dos fogões mais seguros do mercado, já que diminui o risco de queimaduras, e isso por só funcionar quando a panela – que deve ter fundo magnético, entra em contato com sua chapa. Por possuir tecnologia avançada, geralmente, esses modelos são mais caros que os fogões tradicionais e podem ser encontrados com 2, 4 ou 6 bocas.
Cooktop a gás
São modelos de cooktop mais baratos e fáceis de instalar, bastando apenas ter um balcão e a possibilidade de ligar o gás (seja de rua ou do botijão). Por possuir acendimento automático, é preciso, também, que haja uma tomada – como qualquer modelo que conte com acendimento automático.
Em todas as opções de fogão a gás, um cuidado que deve ser sempre tomado é com a mangueira passando por trás do fogão.
Cooktop elétrico
Funcionando a partir de uma resistência que esquenta sua chapa, quando acionada, o cooktop elétrico também pode ser instalado em uma bancada, e não tem forno.
Fogão industrial
Ideal para restaurantes, ou para quem trabalha com algum negócio culinário, o fogão industrial oferece maior capacidade para cozinhar grandes quantidades, e apesar de ocupar mais espaço, geralmente, também não conta com forno.
Fogão à lenha
Quem pensa que ele não existe mais, se enganou, ainda é o queridinho de muita gente, sendo ideal para cozinhas em modelo mais rústico. Porém, ele ocupa bastante espaço, e exige grandes ambientes e com boa circulação de ar, até porque, a lenha, ao queimar, produz muita fumaça. Muito usado em áreas próximas à churrasqueira em quintais.
Número de bocas
O que vimos até agora foram tipos de fogões, e ainda é preciso considerar o número de bocas na hora de escolher o fogão ideal. Como escolher o fogão pelo número de bocas? Confira abaixo algumas dicas sobre cada opção:
2 bocas
Ideal para quem mora sozinho, ou cozinha muito pouco, o fogão de duas bocas geralmente é mais comum em modelos de cooktops.
4 bocas
O fogão de 4 bocas ainda é o mais visto nas casas brasileiras. Além de ser mais barato, se comparado ao modelo de 5 ou 6 bocas, oferece diversas opções de modelos que podem ser de embutir, de piso ou de mesa.
5 bocas
Um dos modelos menos vistos nos lares brasileiros, esse tipo de modelo, de 5 bocas, geralmente, conta com uma boca central maior que as outras, sendo ideal para quem cozinha por longos períodos ou conta com mais pessoas em casa.
6 bocas
O sonho de consumo de muitas famílias, até porque, é o modelo considerado ideal para quem tem família grande, ou passa muito tempo cozinhando, sendo o segundo modelo mais visto nos lares brasileiros. Por outro lado, seja de piso ou de embutir, ele é maior do que os tradicionais de 4 bocas e, por isso, acaba não sendo viável em muitos casos.
E é isso, agora é considerar cada detalhe e ir em busca de seu fogão ideal!