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Saiba qual a importância da presença digital para as empresas B2B

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Você já parou para pensar o real impacto que ter uma presença digital de qualidade pode causar para o seu negócio? Não estamos falando de tecnologia na hora de produção, afinal, se tem uma coisa que o mercado B2B investe é justamente no crescimento de seus processos através do avanço digital. 

Internet das coisas, inteligência artificial, indústria 4.0 ou até 5.0, todos são temas constantes quando tratamos de indústrias e negócios B2B, mas já parou para pensar o que um site ou uma rede social pode trazer para o seu negócio?

No texto de hoje, nós convidamos você a pensar melhor sobre toda a importância de ter uma presença digital qualificada, mostrando que até mesmo dentro do mercado B2B, as coisas mais simples podem ser tão eficazes quanto as mais rebuscadas. 

“Mas eu já tenho um site, preciso de algo mais?”

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Sim, com certeza você precisa! A falta de maturidade das empresas B2B dentro do mercado digital é um dos grandes entraves para que essa evolução aconteça. Ter apenas um site, ou uma página em alguma rede social, não significa que você está realmente marcando a sua presença digital. 

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Muitas indústrias, por exemplo, ignoram o fato de que, se aproximar de seu consumidor é algo tão simples e ao mesmo tempo fundamental para seu negócio, em inúmeros aspectos. Ter uma página na web com telefone, e-mail e endereço, de maneira totalmente estática, sem nenhuma estratégia ou metodologia diferente é algo completamente descartável dentro do mercado. 

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Acredite, por mais que você ache que seu público não está na internet, que seu nicho é específico demais para divulgação ou que o marketplace é uma perda de tempo, o B2B tem muito mais espaço no âmbito online do que você pode imaginar, porém, vai perdendo sua força cada vez mais que deixa de investir na sua presença online. 

Qual a diferença digital do B2C para o B2B?

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Já que falamos do mercado B2C, esse é um dos que melhor aproveita as oportunidades que o mercado digital fornece, trazendo inúmeras inovações e carimbando sua presença digital de maneira realmente marcante. 

Hoje em dia, estar presente nos canais online vai muito além de uma simples publicidade, é um relacionamento que sua marca constrói com seu consumidor, e isso serve muito bem para o mercado B2B. É uma base de confiança, troca de informações e um relacionamento de via de mão dupla, benéfico para ambos os lados. 

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Para se ter noção da diferença de percepção, um estudo realizado em 2016, aponta que a cada R$100 reais ganhos em empresas B2B, apenas 95 centavos são investidos em comunicação, enquanto no B2C, são investidos cerca de R$3,45 para o mesmo valor. Mesmo com essa discrepância, cerca de 41% dos profissionais do B2B acreditam que o digital é fundamental para sua empresa, mas só 25% afirmaram que não tem qualquer barreira para trabalhar no mundo digital. 

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Os números não mentem, está claro que, na maioria dos casos, uma empresa B2B não dá o valor devido para seus investimentos em comunicação, mas afinal, será que realmente ela devia dar?

A presença digital é o pilar de qualquer empresa moderna

De forma resumida, a principal importância da presença digital para um negócio B2B vai muito além de um simples contato ou publicidade, significa entender e conhecer seu público e a sua marca, muito mais a fundo do que você pode imaginar. 

Estar presente no mercado digital, vai muito além de uma prospecção industrial, significa estabelecer contatos e relações, e saber exatamente do que se trata seu produto, serviço, e conhecer melhor as pessoas que são seus clientes e que confiam na sua marca. 

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Deixar seu negócio online vai muito além de um simples anúncio ou publicidade de seu produto, significa um contato direto com seu cliente, e mesmo que, dentro do mercado B2B, a relação seja diferente, acredite, estreitar esses laços diz muito mais sobre a sua empresa do que qualquer outra coisa. 

Então comece a mudar sua postura, entenda que evoluir faz parte do processo e a presença digital vai muito além de um simples site, é uma mudança de cultura, de comunicação e da forma de alcançar seus consumidores. 

Mais do que isso, a presença digital garante que você conheça seus produtos, seus serviços, saiba seus propósitos e reconheça a fundo quem você é. É preciso mudar o mercado para que ela realmente seja efetiva dentro do B2B. 

Agora conte para gente, você já tem uma presença digital consolidada dentro do mercado B2B, ou ainda não? O que está esperando para começar a adotá-la dentro de sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos se gostou do texto, até a próxima.  

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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