ExOs: O que é essa nova forma de pensar das grandes empresas
Neste conteúdo você vai saber sobre
As chamadas Organizações Exponenciais (ExOs) são uma nova geração de empresas que revolucionaram setores inteiros, tudo isso escalonando de forma tão rápida quanto às tecnologias exponenciais (podemos citar, dentre elas o nicho de plataforma de divulgação, por exemplo).
Além disso, o modelo ExOs é a estrutura que permite que empreendedores e corporações falem a mesma língua. Quer saber melhor sobre o termo e seus desdobramentos? Então, vem com a gente!
A nova era das Organizações Exponenciais (ExOs)
Vamos contar um pouco da história e rumar para o século XV, quando Johannes Gutenberg inventou a imprensa. Com isso, ele mudou o acesso público ao conhecimento e a capacidade de compartilhar ideias.
Hoje, vários destes modelos de Gutenberg estão atingindo seu ápice simultaneamente, alimentados por computação, telecomunicações, Inteligência Artificial, impressão 3D, drones, genética, robótica e muito mais.
O período atual pode ser considerado como a Quarta Revolução Industrial, pois as tecnologias digitais estão mudando em um ritmo mais rápido do que nunca.
Para dar um exemplo, pense quanto o nicho de gestão industrial se modificou ao longo destes últimos 5 anos. É algo rápido e quem não estiver preparado, ficará para trás.
A ascensão das tecnologias exponenciais (ExOs) está gerando uma grande quantidade de tudo. Hoje é possível acessar as informações do mundo na internet, tirar fotos de maneira ilimitada e transmitir vídeos a um custo quase zero.
A tecnologia de energia solar, por exemplo, dobra a cada 22 meses e será nossa principal fonte até 2030. A energia gratuita, por sua vez, facilitará centenas de outras novas tecnologias. Parece que estamos dentro de um scifi, mas é a realidade na palma de nossas mãos.
Esse novo contexto já está ameaçando os modelos de negócios existentes, que são amplamente baseados na escassez. O que acontece quando as receitas, baseadas na venda de uma mercadoria escassa, de repente encontram essa mercadoria quase infinita?
Pergunte à indústria da música, pois oito grandes estúdios deram lugar a duas plataformas (iTunes e Spotify) e ali, você escuta suas canções 24 horas por dia, caso queira. Resumidamente, isso se chama Presença Digital!
Mais exemplos e comentários
É importante ressaltar que o ExOs não é algo que inventamos, mas um fenômeno já existente que foi identificado e rotulado. Aqui estão alguns exemplos:
- O Google, que organiza as informações do mundo, aproveita a vasta quantidade de informações e as torna acessíveis a usuários em todo o mundo. O Google faz forte uso dos algoritmos, engajamento e interfaces dos ExO Attributes.
- Xiaomi, a empresa chinesa de smartphones explora uma comunidade de usuários e, portanto, não tem custos de marketing, por exemplo;
- O AirBnB está aproveitando uma abundância de quartos extras e disponibilizando-os para viajantes em todo o mundo. A empresa faz uso da comunidade ExO Attributes, com engajamento e uso de tecnologias sociais.
- Por fim, o Github aproveita uma abundância de código de software para desenvolvedores em todo o mundo.
Depois disso tudo comentado, conseguiu entender o que é ExOs? Certamente, daqui para frente, você ouvirá muito sobre o termo!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.