Principais componentes do termogênico e cuidados
Como existem várias marcas diferentes, com composições completamente diferentes, vamos fazer um levantamento das principais substâncias dos suplementos termogênicos mais vendidos no Brasil e no mundo.
Nota: Muitas vezes, a substância ativa não está claramente descrita no rótulo do produto, sendo mascarada pelo uso do nome científico da planta que lhe dá origem. Sempre que possível, descreva o nome da substância ativa e sua planta de origem para facilitar a identificação.
a) Efedrina– efedrina (ephedra) é uma substância derivada da planta Ephedra sinica ou Ma huang. Molecularmente semelhante à anfetamina, a efedrina foi amplamente utilizada pela cafeína como suplemento termogênico, visando perda de peso e aumento do desempenho atlético. Apesar de sua alta eficiência e popularidade, a base termogênica de efedrina foi banida em todo o mundo devido ao alto risco de efeitos colaterais.
Um estudo realizado entre 1997 e 1999, com usuários da base termogênica efedrina, encontrou diversos casos de hipertensão , arritmias cardíacas, infarto do miocárdio , acidente vascular cerebral (AVC) e convulsões. Pelo menos 10 casos evoluíram para óbito e 13 evoluíram para invalidez permanente. Desses 23 relatos mais graves, nove ocorreram em pessoas que não apresentavam fatores de risco e consumiram as doses recomendadas pelo fabricante.
b) Cafeína – a cafeína é a substância estimulante mais consumida no mundo e tem sido utilizada quase universalmente nos termogênicos comerciais permitidos. Estudos mostram que o consumo de cafeína até 400 mg por dia é seguro em adultos (30 ml de café expresso tem entre 30 e 90 mg de cafeína). Em adolescentes, uma quantidade diária segura de cafeína ainda não foi estabelecida, mas provavelmente é inferior ao limite de 400 mg em adultos.
A cafeína não é tão eficaz para a perda de peso quanto as substâncias proibidas derivadas da anfetamina, o que faz com que sua dosagem em termogênicos seja bastante alta para compensar a baixa eficiência. Alguns produtos termogênicos chegam a dar mais 800 mg de cafeína por dia, o que é mais que o dobro da dose considerada segura. Doses muito altas aumentam o risco de arritmias e isquemia cardíaca.
A cafeína em termogênicos geralmente é obtida através de grãos de café moídos, guaraná e chá verde.
c) Sinefrina – A sinefrina, obtida por Citrus aurantium, também conhecida como laranja amarga ou laranja-amarga, é uma substância semelhante à efedrina, porém mais fraca. Com a proibição da efedrina, a sinefrina ganhou popularidade e tem sido frequentemente usada em combinação com altas doses de cafeína.
Embora mais fraca e menos eficaz que a efedrina, a sinefrina não pode de forma alguma ser considerada uma substância sem risco. Casos de acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas e ataques cardíacos foram relatados devido ao seu uso.
A dose máxima diária considerada segura para sinefrina é de 50 mg. Quando combinado com cafeína, a dose diária máxima segura é de 40 mg de sinefrina e 320 mg de cafeína.
d) Octopamina – A octopamina é uma substância semelhante à sinefrina, que também pode ser obtida por Citrus aurantium. A eficácia e os riscos são muito semelhantes. Doses de até 50 mg/dia são consideradas seguras.
e) 1,3-dimetilamilamina (DMAA) – A 1,3-dimetilamilamina (DMAA) é um tipo de anfetamina, que foi proibida pela ANVISA em 2012.
O DMAA pode causar uma série de efeitos colaterais como agitação,tontura , dor de cabeça e pressão arterial elevada. Relatos de casos apontam o DMAA como causa de hemorragia cerebral, hepatite induzida por drogas , rabdomiólise e infarto do miocárdio.
f) Outras substâncias : quitosana, crómio, ginseng, glucomanano (Amorphophallus Konjac), L-carnitina, psyllium, erva de São João, taurina e ácido linoleico são frequentemente substâncias termogênicas, geralmente em associação com cafeína e/ou sinefrina. Essas substâncias, no entanto, não possuem comprovação científica de que sejam eficazes para perda de peso ou aumento do desempenho atlético, podendo ainda causar efeitos colaterais e interagir com alguns medicamentos.