Tem rinite? Veja como evitar crises
Neste conteúdo você vai saber sobre
Crises de rinite afetam, e muito, a qualidade de vida das pessoas. Mas existem formas de evitá-las. Neste artigo, você confere 5 práticas que ajudam a evitar esse problema
Mudanças de estações, cheiro forte e poeira são os principais inimigos de quem tem rinite. Quando um dos três chega, já é quase certo que a saúde ficará prejudicada no período.
Mas a boa notícia é que é possível sobreviver a essas mudanças sem enfrentar crises de rinite alérgica! Isso pode ser feito de forma simples. Algumas atitudes fáceis podem ser tomadas: mudar a alimentação, realizar a limpeza do quarto e deixar o ambiente mais arejado.
No entanto, essas não são as únicas formas de evitar crises de rinite. No conteúdo a seguir, mostraremos a você 5 maneiras de conseguir evitá-las e ter mais qualidade de vida!
1. Use o soro fisiológico a seu favor
O soro fisiológico pode ser um grande aliado em momentos de crises de rinite. Esse simples medicamento, facilmente encontrado nas farmácias, permite que você tenha condições melhores para fazer trocas gasosas no trato respiratório. Você pode utilizá-lo fazendo uma inalação três vezes ao dia para melhorar os sintomas da crise.
Além da inalação, você também pode usar o soro para fazer uma lavagem nasal. Para isso, será necessário ter uma seringa com ponta grossa para conseguir adicionar o líquido com pressão no nariz e, assim, realizar a limpeza.
2. Não se esqueça de se hidratar
Tomar bastante água traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Ela pode deixar a nossa pele mais bonita e até nos ajudar a realmente despertar bem durante as manhãs para termos um dia produtivo!
Além de tudo, ingerir bastante água também ajuda o seu sistema respiratório. Geralmente, em estações como o outono, é comum que as secreções do sistema fiquem mais ressecadas, o que colabora para o surgimento das crises de rinite.
Para fugir disso, o ideal é ingerir bastante água durante o dia para tornar essas secreções mais líquidas. Esse pequeno ato facilita a eliminação desses fluidos, que geralmente contêm bactérias e vírus.
3. Comece a comer alimentos probióticos
Apesar de o nome ser diferente, os alimentos probióticos estão muito presentes no nosso dia a dia. Eles são iogurte, leites fermentados, picles e vinagre de maçã, entre outros.
O que faz esses itens serem classificados como “alimentos probióticos” é o fato de serem formados por bactérias e leveduras, que fazem muito bem para o nosso organismo. Esses alimentos ajudam a fortalecer o nosso sistema imune. Desse modo, acabam evitando crises de rinite, já que elas são causadas por inflamações no nosso corpo.
Sendo assim, pode ser uma boa apostar na mudança da sua alimentação. Adicione ao seu cardápio os alimentos probióticos para seu sistema imune ficar mais forte e evitar as crises.
4. Tome cuidado com as roupas de frio
Quando o outono ou o inverno chegam, é normal começar a usar as roupas mais pesadas do armário. No entanto, como essas roupas ficam guardadas por bastante tempo, é comum que elas apresentem um cheiro de mofo ou até contenham pequenas partículas de pó.
Essa situação colabora para o surgimento de uma crise de rinite, principalmente quando são peças que ficam próximas ao rosto, como suéteres, casacos, cachecóis e até gorros.
Para evitar esse problema, é interessante lavar bem as roupas antes de usá-las e deixá-las secar ao sol. Assim, você terá a certeza de que possíveis bactérias vão ser mortas e poderá usar suas roupas de frio com conforto e sem medo de ter crises!
5. Deixe os ambientes bem ventilados
Manter as janelas fechadas e o ar-condicionado ligado é uma das práticas mais comuns quando as estações mais frias surgem. No entanto, esse costume não faz nada bem à saúde.
Ambientes fechados que não recebem um ar novo podem ser mais propícios para o desenvolvimento de bactérias e fungos. Isso piora bastante a situação de uma pessoa alérgica.
Então, apesar de querermos correr do frio, o melhor a ser feito é manter as janelas bem abertas para que o ar do ambiente possa ser renovado. Aliás, pode ser interessante manter o ar-condicionado desligado, já que ele é um dos maiores vilões do sistema respiratório.
O ar-condicionado diminui a umidade do ambiente, o que ajuda na proliferação de bactérias no ar. Então, se você costuma ter crises de rinite, procure manter esse aparelho desligado ou fique o mais longe possível dele.