Empreendedorismo, Negócios e Economia

Como patentear uma marca?

Muitos empreendedores quando vão iniciar o seu negócio apenas pensam em captação de clientes, marketing, vendas e etc. Mas, esquecem de uma parte fundamental do negócio que se chama patentear a marca.

Ads 02

Muitos empresários mal imaginam que isso é de extrema importância, e, devido a isso, decidimos escrever esse artigo explicando um pouco mais sobre marcas e patentes, um assunto de extrema importância e que é pouco debatido entre os empresários.

Afinal, o que é patentear uma marca?

Patentear uma marca é basicamente ter o direito dela, seja do nome da empresa, uma logomarca ou até mesmo a criação de algum software ou até mesmo uma receita. Se você é um empresário e empreende no Brasil, saiba que é de suma importância registrar a sua marca o quanto antes, caso contrario, sua empresa pode ser “roubada” e ainda poderá ser processada.

É claro que no Brasil a última coisa em que pensamos é em registrar uma marca, afinal, já possuímos muitas dores de cabeça, impostos e burocracias para resolver (se você é um empresário sabe do que estamos falando), portanto, pensar em leis para registrar a nossa empresa é a última coisa em que pensamos, mas, sabia que uma hora ou outra vamos precisar sim registrá-la.

Saiba mais >>   É real? Casal de influenciadoras e publicitárias testam campanhas e cupons veiculados na Internet
Ads 03

Quando dizemos em registrar uma marca estamos falando de qualquer tipo de negócio. Desde uma empresa de calhas e rufos goiania, uma empresa de tapeçaria, uma clínica de estética, um mercado, uma academia e qualquer outro tipo de negócio que você imaginar.

Não seja inocente em pensar que apenas grandes empresários registram suas marcas, pois, há dezenas de relatos de pequenos empreendedores (inclusive MEI) que registram a sua empresa.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Outro fato interessante é que existem muitas pessoas de má índole que utilizam desse artefato para te processar.

Ads 04

Imagina que você tem uma hamburgueria e atua há dois anos no mercado, suas vendas estão bem, seus negócios estão crescendo, você está contratando funcionários e sua marca está ficando conhecida na região, mas, alguém percebe que sua marca não está registrada e acaba registrando primeiro.

O que acontece é que por lei, a pessoa que registrou primeiro, acaba ficando com o nome da empresa. Imagina todo o trabalho que você teve para ficar reconhecido em sua região e no final das contas, alguém tomar o seu nome, sua logo e sua marca pelo simples fato de não tê-la registrado.

Saiba mais >>   Técnicas essenciais para se tornar um excelente churrasqueiro

Como mencionado acima, isso ocorre com mais frequência do que você imagina, portanto, pense e repense no assunto de registro de marcas e patentes, afinal, existem muitas pessoas de má fé por aí, só esperando a oportunidade de tomar a sua marca e ainda por cima te processar.

Ads 05

Existem vários sites, vídeos na internet e até mesmo profissionais da área que podem te ajudar nesse assunto, basta solicitar um orçamento com algum especialista em marcas e patentes e facilmente você conseguirá registrar a sua marca sem dores de cabeças futuras.

Esperamos que através desse artigo, você possa ter tido a noção da importância em ter a sua marca registrada, seja uma pequena lanchonete em seu bairro ou até mesmo um grande império. Vamos ficar por aqui e até o próximo artigo. 

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]