Como montar um armário de cozinha? Confira 4 dicas
Neste conteúdo você vai saber sobre
Em suma, muitas pessoas pesquisam como montar um armário de cozinha porque não entendem o manual.
Chegou o momento de organizar sua cozinha e você quer saber como montar um armário de cozinha para tentar fazer sozinho? Muitas dúvidas podem surgir na hora de escolher pelo armário de cozinha, pois há diversas opções bem diversificadas e com isso surgem muitas dúvidas com relação ao formato, tamanho, acabamento, cor e material, por exemplo.
Depois de escolher qual o melhor armário para sua cozinha, é hora de pensar em como montar um armário de cozinha.
Já que após se preocupar com todos os detalhes na hora de montar uma cozinha, tudo precisa sair perfeito.
Preparamos esse post para te mostrar que para montar este móvel não é nenhum bicho de 7 cabeças como dizem por aí.
Abaixo, confira o passo a passo de como montar um armário de cozinha.
Como montar um armário de cozinha?
A seguir, veja 4 dicas para aprender como montar um armário de cozinha.
1. Confira sua encomenda
Quando você receber a encomenda em sua residência, abra a embalagem com cuidado e confira com bastante atenção o seu móvel, verifique se não tem nenhuma peça ou acessórios faltando.
Em seguida, verifique se o móvel está com algum risco ou demais avarias, não existe nada pior do que comprar um móvel novo que venha com danos aparentes, não é verdade?
Conferir tudo é importante pois quanto mais cedo você notar os problemas, mais rápido a loja poderá solucioná-los para você.
2. Entenda o manual de montagem
Antes de colocar a mão na massa, é fundamental entender o manual de instruções, leia o manual quantas vezes forem preciso, para ter uma perspectiva mais clara de todo o processo a ser seguido.
É preciso seguir o manual à risca, é possível observar que ele sempre vem com ajuda visual, geralmente com imagens e desenhos com o intuito de facilitar o entendimento.
Não faça nada improvisado, siga o manual do fabricante adequadamente, para evitar dores de cabeça durante a montagem.
3. Organize o ambiente e separe suas ferramentas
Antes de começar a montar o armário da sua cozinha, organize o ambiente e separe um espaço grande, para que a circulação fique sem muitos obstáculos.
Caso você tenha adquirido um móvel grande para cozinha, o ideal é fazer a montagem diretamente no cômodo em que o item será posicionado, para evitar problemas no momento de transportar.
Agora, se tratando de um móvel menor, é possível fazer a montagem em um local da residência que tenha mais espaço disponível.
Não se esqueça de cobrir o chão para evitar possíveis danos ao mesmo, uma sugestão é usar a própria embalagem em que recebeu o móvel.
Em seguida, para tornar o processo mais fácil, separe todas as peças por tipo, assim será para simples achar a peça desejada.
Separe as ferramentas necessárias como parafusadeira, martelo e jogo de chaves.
E, caso falte materiais ou ferramentas, busque a loja de parafusos mais próxima para não ter que parar no meio da montagem.
4. O passo mais importante
Seja muito paciente no momento de fazer a montagem do seu móvel de cozinha, diversas vezes será preciso montar e remontar até que a peça encaixe perfeitamente.
Mas vale salientar que nem sempre é possível fazer o processo de montagem sozinho, se for preciso, peça a ajuda de alguém, principalmente se tratando de um móvel grande.
Veja mais algumas dicas importantes
Preparamos algumas dicas para tornar a montagem do seu móvel ainda mais fácil, confira!
- Forçar demais os parafusos pode ser um grande erro pois eles podem acabar espanando ou até mesmo quebrando prejudicando a montagem;
- Não podem sobrar peças, se isso acontecer, será preciso reler o manual de instruções para verificar onde você errou;
- Não faça o processo de montagem na correria, reserve um bom tempo do seu dia para realiza-lá;
- Se você pretende posicionar o móvel na parede, leve em consideração a altura dele já montado antes de fixar o mesmo;
- É preciso dar um pouco mais atenção aos móveis que possuem gavetas e portas pois elas não podem ficar desniveladas, para evitar esse tipo de problema, utilize um nível como apoio depois da instalação, para assegurar que tudo fique devidamente alinhado;
- Após finalizar a montagem, não jogue fora o manual de instruções, caso você faça uma mudança, será preciso tê-lo em mãos para remontar o móvel.