Por que a carreira de soldagem é tão promissora?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Facilidade de entrar e oportunidades esperam os interessados em solda
O setor industrial é uma das áreas que possui as melhores remunerações do mercado. Por se tratar de um emprego muito especializado, porém, o profissional da indústria também precisa de muito estudo – algo que, felizmente, não ocorre com o setor de soldagem.
Sim, é preciso ter preparo para lidar com tochas para solda e metais, mas se trata de uma área bastante acessível. Como resultado, o setor de soldagem permite uma entrada rápida e a possibilidade de fazer uma boa carreira com altos ganhos.
Mas o que é exatamente a soldagem e quais são os requisitos para entrar neste setor industrial? Como todo setor, a soldagem possui suas vantagens, desvantagens e peculiaridades, que você conhecerá neste texto.
O que é a carreira de soldagem?
A soldagem é a união de dois ou mais materiais metálicos, ou não metálicos, produzida por meio de aquecimento, com ou sem pressão. O objetivo dessa prática envolve reforçar uma estrutura ou criar uma estrutura maior a partir da união de objetos menores.
Em outras palavras, a soldagem é a união de dois ou mais materiais com o objetivo de obter uma só peça, como a junção de placas de metal. Mas a soldagem também pode servir para unir materiais com o intuito de consertá-los.
Por exemplo, a união de um metal com a dobradiça quebrada de uma porta, visando fazer a porta voltar a fechar é um exemplo de soldagem. O processo pode ocorrer pelo menos de quatro formas distintas:
- Mecânica;
- Química;
- Radiante;
- Elétrica.
Desses quatro tipos, o mais comum é a solda elétrica, que funciona por meio de um arco elétrico. Esse tipo de solda conecta dois polos e gera uma descarga elétrica de alta temperatura, que gera faíscas e derrete os materiais, gerando a solda. É aquela solda que se faz nas oficinas, em que o soldador utiliza a máscara de proteção.
No entanto, também existe a solda de materiais menores, como circuitos de um computador ou outro aparelho eletrônico. Esse tipo de solda é mais especializado e serve para substituir componentes ou para reparar um dispositivo que saiu do lugar, por exemplo.
Soldagem: uma carreira promissora
A área de soldagem pode não ser a primeira opção da maioria das pessoas, mas isso não significa que não haja oportunidades aqui. Pelo contrário: a soldagem é uma das carreiras mais promissoras do mercado atual, especialmente por causa dos seguintes fatores:
Facilidade de iniciar
Tornar-se um soldador não requer curso superior ou nem mesmo um grande estudo formal. Sim, é importante conhecer a área e fazer cursos para se especializar, mas também é possível se tornar soldador com um simples curso técnico.
A maior parte da experiência virá com a prática no trabalho, onde se pega os “macetes” da profissão. E conforme o profissional ficar mais experiente, seus ganhos tendem a aumentar.
Demanda
A soldagem é um trabalho para o qual sempre existirá demanda. Mesmo no setor de alta tecnologia e inovação, os criadores de software precisam de alguém para construir as máquinas. Por isso, a demanda pela soldagem segue em crescimento, ao passo que faltam profissionais qualificados.
Outra vantagem da soldagem é que se trata de uma profissão global que não apresenta muitas diferenças. Portanto, um soldador qualificado dificilmente ficará sem emprego, não importa o país onde ele esteja.
Altos salários
Alta demanda por profissionais, baixa oferta deles e pouca qualificação fazem da área de soldagem uma das mais rentáveis. Diversas empresas estão dispostas a pagar um salário de até cinco dígitos (R$ 10.000) por um soldador qualificado.
Obviamente, um soldador não vai enriquecer rápido nem ficar milionário com a atividade, mas pode atingir um salário elevado. E como a profissão é quase a mesma no mundo inteiro, existe a possibilidade de trabalhar em outros países e ganhar ainda mais em moeda forte, como dólar ou euro.
Facilidade de abrir empresa
Abrir um negócio na área de soldagem é mais fácil do que abrir a maioria de outras empresas. Você com certeza já conheceu algum soldador que trabalha na própria casa, fazendo as soldas na garagem ou no quintal. Basta ter o equipamento de solda e um espaço disponível.
Por isso, a soldagem é uma excelente área para quem quer empreender, mas dispõe de pouco capital. Se você tem disposição para aprender, vocação para a área e não se importa de trabalhar duro, a soldagem é uma excelente opção de renda extra e até para estabelecer uma carreira estável.