Qual a diferença entre casa geminada e conjugada?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Aderir à casa geminada ou conjugada acabou se tornando um verdadeiro atrativo nos últimos anos, e para ver os motivos que levaram a isso, basta prosseguir com a leitura
Uma dúvida que está assolando milhares de brasileiros é referente aos termos casa geminada e casa conjugada. O que, em teoria, poderiam ser coisas diferentes, mas ao ver na prática, fica nítido que esse estilo de construção usado nos dois termos são uma coisa só. Para entender melhor, a seguir está uma explicação.
Antes de buscar alugar casa em São Paulo ou em qualquer outro estado do Brasil, é importante saber mais sobre os estilos de construção, como a casa geminada ou conjugada, por exemplo. E ao observar esses dois termos, vemos que eles são a mesma coisa.
Os dois termos se referem a casas cuja construção foi projetada para receber duas, ou até mesmo mais moradias ligadas umas as outras.
Por isso, a casa geminada, que também recebe o nome de casa conjugada, é uma opção de moradia sem diferenças e, se parar para pensar, será possível observar que elas são bastante interessantes, já que trazem benefícios e malefícios na mesma proporção. No decorrer do artigo, será possível ver mais sobre isso.
Com o passar dos anos, esse estilo de construção em território nacional conseguiu ganhar bastante força, influenciando no mercado imobiliário, por oferecer uma opção de moradia mais barata para o inquilino. Mas é claro que tudo o que é bom sempre possui um porém, e a seguir veremos todos os principais benefícios e também os malefícios que a casa geminada oferece para seu morador.
Malefícios da casa geminada
Quando observamos os principais malefícios que esse estilo de construção entrega, muitas pessoas acabam colocando na balança os malefícios e benefícios que podem entregar, e para fazer isso, primeiramente, é importante saber todos eles, não é mesmo?
Fachada deve sempre se manter igual
Um dos motivos deste estilo de construção ser chamado de casa geminada é porque o termo geminar se refere também à ideia de gêmeos ou algo idêntico.
Logo, a padronização de todas as casas que ocupam o mesmo lote ou terreno se faz obrigatória, assim como acontece em alguns edifícios. Portanto, a casa alugada terá o mesmo design da casa vizinha e, para alguns, isso pode ser um fator importante a se pensar.
Iluminação solar
Como as casas que seguem a construção conjugada possuem suas paredes ligadas, muitas vezes, a luz solar acaba não conseguindo atingir as paredes, tornando-a uma casa mais fria. Além dessa complicação, caso a casa não tenha sido bem projetada, é possível encontrar até problemas de infiltração, devido à falta do Sol em determinadas partes da residência.
Privacidade pode ser um problema
Talvez o principal “problema” que as casas geminadas oferecem ao seu morador é a falta de privacidade. Lembra que as casas são unidas? Possuindo as paredes interligadas, todos os sons que o inquilino da casa ao lado fizer, poderá ser ouvido em sua residência, e isso acaba sendo um problemão para quem gosta de ter sua privacidade.
Pontos positivos
Além dos malefícios, também existem os pontos positivos que acabam tornando bastante atrativo para os brasileiros aderirem à casa com esse estilo de construção.
Economia com manutenção
Um dos benefícios atraentes é que a locação ou construção de casas geminadas acaba saindo bastante barato, e suas manutenções também tendem a ter um preço mais baixo, já que os reparos podem ser compartilhados entre os residentes do mesmo terreno. Então, seja a realização de consertos nos telhados ou muros e portões, os valores gastos serão bem reduzidos.
Segurança
Outro fator chave é a segurança. Em casas que possuem essa estrutura, é estimado que menos roubos e furtos acabam ocorrendo, graças à proximidade entre os imóveis, que torna o furto nada vantajoso para o criminoso, pois o vizinho pode chamar a polícia a qualquer instante.
Além desses dois benefícios, espaço e melhor aproveitamento do terreno, acabam sendo pontos positivos secundários que agregam valor, e também desejo ao brasileiro de buscar alugar ou comprar uma casa neste estilo de construção.