Nutrição infantil: como as frutas são importantes na infância
Neste conteúdo você vai saber sobre
Controle de peso e fortalecimento do sistema imunológico são alguns dos benefícios
A boa alimentação é algo fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida para todo e qualquer ser humano. Em se tratando das crianças isso ganha ainda mais peso, afinal de contas, elas estão em fase de desenvolvimento.
Nesse sentido, a inserção de frutas no cardápio infantil é de suma importância, já que elas oferecem nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo – desde a papinha até o suco de maçã natural.
Colorir a dieta das crianças com diferentes frutas é também uma maneira de garantir uma alimentação mais rica e saudável quando elas se tornarem adultas. Conheça a seguir os principais benefícios desses alimentos para os nossos pequenos.
Inserção de frutas na alimentação infantil deve ser gradual
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é recomendado que a alimentação de crianças de até 2 anos de idade seja feita por meio da amamentação, devendo ser exclusiva com o leite materno até os 6 meses de idade – só a partir daí é indicado oferecer outros alimentos.
Exemplo disso são as frutas que, em um primeiro momento, podem ser oferecidas na forma de papinhas, como as de banana e mamão, e, num segundo momento, em pedaços pequenos e sem cascas e sementes. Vale a pena oferecer uma fruta por vez para que a criança possa distinguir os sabores e até indicar suas preferências.
Não misture as porções com açúcar, já que o sabor das frutas é, por si só, suficientemente doce, especialmente para as crianças. Lembre-se ainda de dar preferência às frutas frescas e maduras. Para economizar, escolha as da estação e que são mais abundantes na região onde você mora.
Importância das frutas na dieta de crianças
Agora que você já sabe como incluir as frutas na dieta das crianças, podemos explicar melhor qual a importância desse tipo de alimento para o público infantil.
Nutrição adequada
As frutas têm um papel muito significativo na dieta, pois são ricas em vitaminas, nutrientes, antioxidantes e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo – o que vale para todas as idades. Os mais comuns são vitamina A, vitamina C e potássio.
Fonte de fibras
Além dos nutrientes, outro aspecto fundamental nas frutas é a quantidade de fibras que elas oferecem, ajudando a manter a atividade intestinal em equilíbrio. Problemas como a constipação, por exemplo, costumam ser evitados com uma alimentação rica em fibras.
Hidratação
Algumas frutas têm um alto teor de água: abacaxi, laranja, mamão, melão e melancia, por exemplo, têm mais de 70% desse elemento em sua composição. Por isso, ajudam a garantir uma melhor hidratação das crianças, especialmente durante os dias mais quentes e quando elas estão realizando atividades físicas intensas.
Fortalecimento do sistema imunológico
O combate de infecções e doenças virais costuma ser mais efetivo quando o nosso corpo está com o sistema imunológico em equilíbrio. Para tanto, é necessário consumir alimentos que contenham antioxidantes e vitaminas que ajudam nesse processo, como é o caso de frutas como acerola, goiaba, pera, morango e uva.
Controle de peso
A obesidade infantil é um dos problemas que têm preocupado médicos pediatras no mundo todo, pois tem se tornado cada vez mais comum, inclusive aqui no Brasil. A adoção de uma dieta mais equilibrada, rica em frutas, por sua vez, é uma ótima aliada para manter o controle de peso e evitar o excesso de gordura corporal.
Desenvolvimento cognitivo
Existem algumas frutas que, devido à alta concentração de elementos como o ômega 3, auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças, de modo a melhorar a atenção e as próprias funções cerebrais delas. Como exemplos temos o morango, a framboesa e as demais frutas vermelhas.