A Black Friday de 2023 deve ser a maior dos últimos anos
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Eletroeletrônicos representam 69% dos produtos mais desejados pelos brasileiros, segundo pesquisa da Offerwise
Desde 2010 o Brasil conta com um evento norte-americano que visa o aquecimento do comércio antes do Natal: a Black Friday. A ideia foi importada dos Estados Unidos (EUA), em que o evento ocorre na última sexta-feira de novembro, após o Dia de Ação de Graças.
A novidade deste ano está nos números: pesquisas apontam que esta pode ser a maior Black Friday dos últimos tempos. Entre os produtos mais desejados pelos brasileiros, estão eletroeletrônicos, peças de vestuário, produtos de beleza e cuidado pessoal e itens para casa.
Parte desse quadro um tanto quanto animador para o comércio tem a ver com a melhora do cenário nacional econômico, com a queda na taxa de juros e a redução na inflação, o que representa também uma maior disposição do consumidor para ir às compras.
Expectativas são animadoras para o mercado
De acordo com dados informados pelo Google, no terceiro trimestre deste ano, houve um aumento de 114% nas buscas pelo tema “Black Friday” em relação ao mesmo período de 2022. Isso representa o maior volume de buscas sobre o assunto desde o ano de 2019. Um verdadeiro recorde.
A pedido da Gigantes das Buscas, a Offerwise (empresa de insights de pesquisa de mercado) realizou uma pesquisa com dois mil brasileiros de diferentes classes (A, B e C) e constatou, entre outras informações, um maior otimismo quanto à situação econômica familiar: 68% dos entrevistados acredita numa melhora até o final do ano.
Em relação aos itens mais desejados, teremos os eletrônicos no topo da lista, sendo ainda a preferência dos entrevistados, com 69%. Entre eles, estão eletrodomésticos (30%), celulares (28%), eletroportáteis (27%), computadores (21%), TVs (19%), games (13%) e equipamentos de áudio e vídeo (11%).
No segundo lugar da lista, temos artigos de vestuário (53%), como roupas e acessórios (35%), calçados (30%) e roupas e calçados esportivos (25%). Seguem em terceiro lugar, produtos de beleza e autocuidado (37%), como perfumes (23%), beleza (19%) e fraldas e itens de cuidado com o bebê (8%).
Em quarto lugar, está o interesse de 34% dos entrevistados por itens de casa, como móveis (18%), artigos de decoração e utensílios domésticos (18%) e materiais para reforma (9%), e, finalmente, produtos de alimentação (27%), como alimentos (18%), bebidas (10%) e delivery de restaurantes (9%).
Outro dado interessante é que na hora de comprar tais produtos, o brasileiro tende a fazer maior planejamento e pesquisa, ao contrário do que acontece com os artigos de uso pessoal e doméstico.
Brack Friday ampliada e pulverizada
Vale dizer que, nos últimos anos, a Black Friday passou a ser um evento que se estende por semanas aqui no Brasil, podendo fazer parte de todo o mês de novembro, diferentemente do que acontece nos EUA, onde a data é consolidada em um único dia.
Isso sem falar na “pulverização” dos itens vendidos: enquanto nos anos anteriores havia uma concentração na expectativa de venda de eletroeletrônicos, atualmente, o comércio tende a ampliar a lista de segmentos, produtos e serviços a serem colocados em promoção.
O faturamento estimado para 2023 com a Black Friday deve sofrer um aumento de 12%, ao mesmo tempo em que o número de pedidos deve ser de 7% a 11% maior que o ano passado. Os dados são de uma pesquisa da empresa de soluções de inteligência Neotrust.
Algumas das estratégias adotadas pelas companhias para incentivar o consumidor a comprar nessa data são o oferecimento de cupons de desconto, frete grátis, parcelamento estendido e sem juros, além de melhora na estrutura logística e até mesmo lives com celebridades para anunciar os itens em promoção.
Sendo assim, a Black Friday esse ano promete ser bem promissora e os dados mostram que ela tem tudo para ser um dos eventos mais esperados pelos consumidores. Então não perca tempo, e aproveite você também essa data!