Dicas para escolher a estação do ano ideal para viajar e evitar estresses climáticos
Neste conteúdo você vai saber sobre
Saiba como evitar frustrações com o clima ao viajar para o destino dos seus sonhos
Definir o orçamento, pesquisar os destinos, avaliar as opções de estadia, comprar as passagens, providenciar a documentação e arrumar as malas. Pensa que organizar uma viagem envolve apenas isso? Muita gente foca apenas na diversão, nos pontos turísticos e nos benefícios que o hotel na praia tem a oferecer, mas não consideram algo muito importante: o clima.
É muito frustrante viajar e não ter as roupas apropriadas para o clima do seu destino, ou, então, sofrer e perder oportunidades porque o mau tempo acaba atrapalhando os passeios. O que você pode fazer para evitar esses estresses climáticos e curtir ao máximo? Separamos as principais dicas para você a seguir.
Considere o tipo de turismo que deseja fazer
Um dos pontos principais é pensar no tipo de turismo que você deseja fazer. Isso é fundamental, mas o que significa exatamente? Basicamente, é focar em algumas atividades que só podem ser feitas ou aproveitadas dependendo do clima e da época do ano que você visita determinado destino.
Por exemplo, imagine que você queira praticar ecoturismo, percorrendo trilhas e visitando cachoeiras. Seus planos serão frustrados se a viagem for em época de chuvas constantes ou se algumas atrações estiverem fechadas por causa do tempo.
Conheça o clima do seu destino
O próximo passo para evitar problemas e se frustrar com o clima é conhecer qual é o clima predominante do seu destino na época do ano que você pretende viajar. Em um país das dimensões do Brasil, vale destacar que o clima muda muito de uma região para outra, mesmo todos os estados estando na mesma estação. Assim, são muitas as opções e experiências.
Já se o plano é fazer uma viagem internacional, lembre-se de que as estações em outros países nem sempre coincidem com as do Brasil. Assim, não espere viajar para os EUA ou a Europa em dezembro, por exemplo, e encontrar o calor típico do verão, já que essas regiões estarão no inverno.
Muitas pessoas, ao fazer viagens, se esquecem de adequar a vestimenta ao local de destino, passando por imprevistos assim que entram em um determinado país.
Aproveite o que de melhor cada estação tem a oferecer
São pouquíssimos os que gostam de enfrentar temperaturas extremas, seja no frio, seja no calor. Mas a verdade é que cada estação tem seu charme, e existem alguns destinos que são mais propícios para serem visitados em determinadas épocas do ano.
Você imediatamente deve estar pensando nas praias brasileiras durante o verão, o que é verdade, já que é a época do ano em que elas se tornam ainda mais convidativas. Mas visitar Foz do Iguaçu (PR) durante a primavera (setembro a dezembro) é o melhor momento para se encantar com as cataratas da cidade, que ficam mais cheias durante esse período.
Do mesmo modo, a primavera em Amsterdam, na Holanda (entre março e junho), é o melhor momento para apreciar a beleza da cidade, já que é o período em que o parque de tulipas Keukenhof fica aberto.
Leve em conta seu gosto pessoal
Por fim, é importante levar em conta também o seu próprio gosto. Afinal, você certamente sofrerá com um estresse climático se for viajar para um lugar que tenha um clima que você não goste.
Por exemplo, se você não suporta o frio, faz pouco sentido combinar uma viagem para um lugar com neve e temperaturas baixas. Já se você quer fugir do calor a todo custo, planeje uma viagem para um destino que não tenha grandes temperaturas.
Esse gosto pessoal pode ser o primeiro passo do seu planejamento de viagem. Pense em quais climas você se sente mais confortável e comece a pesquisar por opções de destinos correspondentes — você certamente irá se deparar com opções incríveis, que prometem uma viagem inesquecível!