A Primavera E As “Ites”… Rinite, Otite, Faringite!
Brasileiros são os recordistas mundiais em rinite alérgica: doença atinge 25% da população
A estação mais florida do ano é também a pior para quem sofre de alergias ou problemas respiratórios. O tempo seco, a poeira, o pólen das flores são alguns dos motivos para desencadear as chamadas “ites” rinite, faringite, amigdalite, otite.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 30% da população possui algum tipo de alergia e desse total 20% são crianças. A rinite alérgica é uma das mais altas do mundo, atingindo 25% dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, estima-se que até 2050, 50% da população de todo o mundo tenha de algum tipo de alergia.
RINITE ALÉRGICA
A doença, que atinge 1⁄4 da população brasileira, se caracteriza pela inflamação da mucosa nasal. Segundo a otorrinolaringologista Lígia Capellari, os principais sintomas são espirros, coceira no nariz, nos olhos e até no céu da boca, além de espirros, nariz entupido e coriza.
“As crises podem surgir tanto na infância (a partir dos dois anos) como na vida adulta. A prevenção, principalmente para quem já apresenta histórico, é manter a casa arejada e evitar ambientes com poeira, tapetes e cortinas. Evitar ainda os bichinhos de pelúcia e ter cuidado redobrado com animais de estimação, por causa dos pelos que soltam”, explica a Otorrinolaringologista.
O tempo seco também pede algumas providências que ajudam a amenizar, como uso de umidificadores de ar e bacias de água nos ambientes. “Manter o nariz limpo é muito importante, assim como tomamos banho todos os dias, o nariz deve ser lavado diariamente, já que ele filtra o ar que entra em nosso organismo”, conclui a médica Lígia Capellari.
Os tratamentos variam de pessoa para pessoa, o mais indicado sempre é consultar um médico especialista, que indicará a melhor solução.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Marta Lanzoni – [email protected] – (19) 9.8338.9675